#JOGAJUNTO

NBB Caixa

Duelo de titãs!

02-12-2014 | 05:52
Por Liga Nacional de Basquete

Líder invicto, Limeira recebe o vice-líder e atual campeão sul-americano Bauru, nesta quarta-feira, no Ginásio Vô Lucato, com transmissão ao vivo pelo site da LNB

O confronto entre Winner/Limeira e Paschoalotto/Bauru, que acontecerá nesta quarta-feira (03/12), no Ginásio ‘Vô’ Lucato, na cidade de Limeira (SP), às 20 horas (de Brasília), e será transmitido ao vivo para todo o Brasil através do site da LNB (www.lnb.com.br/tempo-real), possui todos os ingredientes necessários para ser de arrepiar.

O enredo é simples. O jogo, que é válido pela oitava rodada da temporada 2014/2015 do NBB e remarcado por conta da participação bauruense na Liga Sul-Americana 2014, colocará frente a frente o líder contra o vice-líder do campeonato. O invicto no NBB 7 contra o atual campeão da América do Sul, além de ser a reedição da final do Campeonato Paulista 2014, vencida pelo Bauru. Será um verdadeiro duelo de titãs.

“As duas equipes se conhecem bem, foram seis jogos só nesta temporada, dois pela fase de classificação do Paulista e quatro pela final, sem contar que o duelo representa a ponta de cima da tabela. Nossa equipe sabe da importância desse jogo e vai buscar essa vitória fora de casa”, apontou o ala/pivô Jefferson William, do Bauru.

Donos da ponta da tabela do NBB 7, Bauru e Limeira fizeram a final do Campeonato Paulista 2014 (Henrique Costa/Bauru Basket)

Donos da ponta da tabela do NBB 7, Bauru e Limeira fizeram a final do Campeonato Paulista 2014 (Henrique Costa/Bauru Basket)

Dono do lugar mais alto da tabela de classificação da sétima edição do NBB, Limeira não encontrou adversário capaz de o bater até agora no campeonato e soma seis vitórias nos seis jogos que disputou (100% de aproveitamento), muito próximo de igualar seu recorde de partidas invictas em inícios de NBB na história, conquistado na temporada passada, quando venceu seus os oito primeiros duelos da competição.

“Estamos conseguindo ter um início parecido com a da última temporada. Nossa força dentro de casa é um dos principais motivos do nosso sucesso, já que nessa temporada perdemos apenas uma partida jogando em Limeira. Muitos falaram que nossa sequência de oito vitórias em oito partidas no NBB 6 aconteceu por causa da nossa eliminação precoce no Estadual, mas mais uma vez estamos provando a nossa força, agora no NBB 7”, declarou o pivô Bruno Fiorotto, do Limeira.

Do outro lado está o vice-líder Bauru, que após conquistar o inédito título da Liga Sul-Americana – a primeira conquista internacional da história do basquete bauruense – agora tem como foco principal chegar ao topo do NBB. No momento, os comandados do técnico Guerrinha possuem campanha de três vitórias em quatro jogos (75% de aproveitamento), mesmo aproveitamento do Minas, que já disputou oito duelos e venceu seis.

“Os títulos da Liga Sul-Americana, dos Jogos Abertos e do Campeonato Paulista já estão no passado, não podemos nos prender a isso, pois o NBB é um campeonato muito forte. Se vacilarmos, corremos o risco lá na frente, e nossa equipe sabe disso e já está trabalhando com o foco total no nacional”, comentou o pivô Thiago Mathias, do Bauru.

kk

Limeira, de David Jackson, está imbatível até aqui e ocupa a liderança isolada do NBB 7 (JB Anthero/Divulgação)

Para assumirem a liderança do campeonato nacional, os bauruenses precisam levar a melhor no confronto direto desta quarta-feira contra o Limeira e ainda vencer seus duelos seguintes. Em caso de um revés, os limeirenses ficariam com campanha de seis triunfos em sete jogos (85,7% de aproveitamento), enquanto o Bauru teria com rendimento de quatro triunfos em cinco confrontos disputados (80% de aproveitamento).

Em primeiro momento, os atuais campeões sul-americanos ainda não ultrapassarão o Limeira se vencerem o duelo desta quarta-feira, porém, se mantiverem sua sequência vitoriosa nos próximos jogos, sem ser derrotado, até chegar ao mesmo número de partidas realizadas do Limeira, assumirão a liderança, pois levarão a melhor no desempate com os comandados de Dedé Barbosa por terem ganhado o confronto direto.

“Limeira está se preparando para mais uma partida equilibrada nesta temporada do NBB. Vamos encontrar novamente Bauru, que possui um grande time e que também está tendo um grande início de competição. Estamos esperando mais um jogo duro, ainda mais por ser uma partida direta entre dois times da parte de cima da tabela”, disse Bruno Fiorotto.

Para acentuar ainda mais a rivalidade do clássico, Limeira e Bauru protagonizaram a decisão do Campeonato Paulista 2014, vencida pelos bauruenses, que levaram a melhor na série melhor de cinco da final por 3 a 1 e se sagraram bicampeões estaduais. Na ocasião, a equipe do técnico Guerrinha perdeu o Jogo 1 da disputa, mas ganhou os três duelos seguintes e levantou a taça de campeão pelo segundo ano consecutivo.

“Não podemos considerar a partida como uma revanche da final do Campeonato Paulista contra o Bauru. Só pensamos em vencer essa partida complicadíssima para poder manter nosso ótimo início de campeonato, para bater nossas próprias metas no NBB 7”, concluiu Fiorotto.

Bauru conquistou o bicampeonato estadual em cima do Limeira (Henrique Costa/Bauru Basket)

Bauru conquistou o bicampeonato estadual em cima do Limeira (Henrique Costa/Bauru Basket)

O técnico da equipe bauruense Guerrinha terá problemas para tentar tirar a invencibilidade do Limeira no NBB. O ala norte-americano Robert Day sofreu uma lesão no ligamento colateral do joelho direito e desfalcará os atuais campeões sul-americanos pelos próximos 21 dias. Além do camisa 31, os atletas do Sub-22 Felipe Vezaro, Gabriel, Carioca e Wesley Sena, que integram a equipe no NBB, também serão ausência no time principal já que disputam a segunda etapa da LDB 2014, em Recife (PE).

Tanto Bauru quanto Limeira ainda farão jogos adiados por conta de suas participações na Liga Sul-Americana 2014. Além do duelo desta quarta-feira frente aos limeirenses, válido pela oitava rodada, os atuais bicampeões paulistas e campeões sul-americanos medirão forças com o Rio Claro, já nesta sexta-feira (05/12), fora de casa, em confronto adiado da sétima rodada do NBB 7.

Já em 2015, no mês de janeiro, Ricardo Fischer, Alex Garcia, Hettsheimeir e Cia. vão ao Rio de Janeiro cumprir seus jogos da terceira e quarta rodadas do NBB 7, respectivamente, nos dias 13 e 15, contra Flamengo e Macaé Basquete. Enquanto isso o Limeira, além do duelo contra o Bauru, fará seu jogo contra o Pinheiros/SKY, neste domingo (07/12), em casa, às 18 horas, em duelo pertencente a primeira rodada do campeonato.