#JOGAJUNTO

Seleção Brasileira

É nosso!

03-09-2014 | 03:24
Por Liga Nacional de Basquete

Brasil faz excelente último quarto, vence a Sérvia e assegura classificação na vice-liderança do Grupo A da Copa do Mundo com uma rodada de antecedência

Com a mão calibrada nos tiros de 3 pontos, Marquinhos foi decisivo para o triunfo brasileiro (Gaspar Nóbrega/Inovafoto)

Com a mão calibrada nos tiros de 3 pontos, Marquinhos foi decisivo para o triunfo brasileiro (Gaspar Nóbrega/Inovafoto)

O segundo lugar do Grupo A da Copa do Mundo 2014 é do Brasil. Nesta quarta-feira, o time comandado pelo técnico Rubén Magnano levou a melhor em duelo valendo a vice-liderança da chave, diante da Sérvia, pelo placar de 81 a 73, no Palácio de los Deportes, em Granada, na Espanha.

Com a posição garantida na chave, os brasileiros terão como adversário nas oitavas de final o terceiro colocado do Grupo B. Grécia, Croácia, Argentina, Senegal e Porto Rico estão na disputa e podem enfrentar o esquadrão verde-amarelo na fase de mata-mata do Mundial.

Para sair com a vitória, a Seleção precisou se recuperar de um “apagão” sofrido no terceiro quarto, em que foi superado por expressivos 32 a 12 e perdeu sua vantagem que antes, durante o segundo período, chegou a ser de 18 pontos. Mas na etapa final, o Brasil mudou a postura, venceu por 21 a 9 e assegurou o fundamental triunfo diante dos sérvios.

Os principais nomes brasileiros no confrontos foram o ala Marquinhos, decisivo na reação verde-amarela, responsável por 21 pontos (6/9 para 3 pontos – 66,6% de aproveitamento) , sendo 11 deles no último quarto, junto do ala Leandrinho Barbosa, autor de 16 pontos.

Quem também apareceu bem pela Seleção Brasileira foi o pivô Tiago Splitter, que registrou dez pontos, sete rebotes e seis assistências, número que culminaram em expressivos 19 de eficiência. Pelo lado dos sérvios, o destaque ficou por conta do armador Milos Teodosic, com 14 pontos.

“A gente sabia que ia ser difícil. Tivemos a felicidade de fazer um bom primeiro tempo e meter muita bola. No segundo tempo viemos com a mesma proposta, mas eles também tiveram bom aproveitamento nas bolas de fora. É assim mesmo, jogo é isso aí. No final acreditamos na defesa e isso fez total diferença”, comentou Marquinhos.

+Clique aqui e confira as estatísticas completas da partida

Depois do importante resultado diante da Sérvia, a Seleção Brasileira fechará sua participação no Grupo A da fase de classificação do Mundial enfrentando o Egito, na quinta-feira (04/09), às 10h30 (de Brasília), com transmissão ao vivo através dos canais SporTV.

“Precisamos fazer nosso papel e ganhar do Egito. Aí sim poderemos nos preparar para a fase de mata-mata, que é onde realmente começa o campeonato”, concluiu Marquinhos.

Leandrinho Barbosa também se destacou na grande vitória do Brasil sobre a Sérvia (FIBA/Divulgação)

Leandrinho Barbosa também se destacou na grande vitória do Brasil sobre a Sérvia (FIBA/Divulgação)

Com ritmo alucinante e abusando da velocidade nos contra ataques, o Brasil começou a partida se impondo e abrindo logo dez pontos de frente (14 a 4). Os sérvios entraram no jogo e, com a entrada do armador Milos Teodosic, fizeram 8 a 2 e cortaram a diferença do confronto para quatro tentos (16 a 12). No entanto, a Seleção tornou a se encontrar e fechou o primeiro período ganhando, por 23 a 16.

Após bola de 3 pontos do ala Alex Garcia, o esquadrão verde-amarelo voltou a colocar dez tentos de frente e ficar mais confortável. Mesmo atuando apenas com um quinteto reserva em quadra – Raulzinho, Alex, Larry, Giovannoni e Hettsheimeir –, o Brasil não só seguiu superior em quadra como chegou a abrir expressivos 18 pontos de vantagem (43 a 25).

Nos segundos finais da segunda parcial, a diferença da partida estava em 14 pontos para os brasileiros (46 a 32), até que Leandrinho Barbosa recebeu um passe de Huertas vindo da lateral da quadra e, no estouro do cronômetro, acertou um arremesso de 2 pontos difícil, mesmo desequilibrado, que levou o Brasil para os vestiários com 16 pontos de frente (48 a 32).

Mas, a história da partida mudou completamente no segundo tempo. Defendendo forte e fervendo nas bolas de 3 pontos, a Sérvia deu as caras no confronto e tirou só se recuperou da desvantagem que chegou a ser de 18 pontos como virou o jogo (64 a 60) após perder o terceiro quarto por incríveis 32 a 12.

Splitter foi o jogador mais eficiente da partida (Gaspar Nóbrega/Inovafoto)

Tiago Splitter foi o jogador mais eficiente da partida (Gaspar Nóbrega/Inovafoto)

Ao começar o período final convertendo um tiro de 3 pontos, os europeus abriram sua maior vantagem no confronto (67 a 60). Porém, a partir daí, o cenário do duelo tornou a mudar, mas desta vez, para o Brasil.

Com dois arremessos de 3 pontos e uma bandeja certeira do ala Marquinhos, a Seleção imprimiu uma incrível sequência de 14 a 1 e abriu seis pontos de diferença (74 a 68). A partir daí, os comandados de Rubén Magnano só administraram o bom momento e caminharam para um expressivo e emocionante resultado positivo, por 81 a 73.

Confira a tabela completa dos jogos da Seleção Brasileira na primeira fase da Copa do Mundo de Basquete*:

Brasil 65 x 63 França
Brasil 79 x 50 Irã
Brasil 63 x 82 Espanha
Brasil 81 x 73 Sérvia
04/09 (quinta-feira) – 10h30 – Brasil x Egito

*Horários de Brasília