#JOGAJUNTO

NBB Caixa

Ele fica

16-07-2015 | 12:48
Por Liga Nacional de Basquete

Liga Sorocabana confirma permanência do treinador João Padola na comissão técnica de Rinaldo Rodrigues para a temporada 2015/2016

Padola trabalhou na LSB nas 11 últimas rodadas do NBB 14/15 (Carolina Bertolli/Focalize)

Padola trabalhou na LSB nas 11 últimas rodadas do NBB 14/15 e teve seu contrato renovado para a próxima temporada (Carolina Bertolli/Focalize)

A Liga Sorocabana anunciou, na última quarta-feira, a permanência do experiente treinador João Monteiro da Silva, o Padola, na comissão técnica do comandante Rinaldo Rodrigues para a temporada 2015/2016.

“Estou feliz por renovar e espero contribuir ao máximo, pois a Liga Sorocabana é muito boa para se trabalhar, uma vez que as pessoas são maravilhosas e de bom coração”, declarou Padola.

Um dos responsáveis pela boa arrancada que a equipe teve na reta final da fase de classificação do último NBB, Padola chegou à Sorocaba no início de fevereiro deste ano e assumiu o comando da equipe na 20ª rodada, na partida contra o Franca Basquete, por conta de uma suspensão do técnico principal, Rinaldo Rodrigues.

Com Padola no comando, os sorocabanos bateram os francanos por expressivos 88 a 67 e quebraram um jejum de 16 partidas sem vencer. A partir daí, a LSB deu um ‘sprint’ e ainda conseguiu mais cinco resultados positivos nos últimos dez jogos, quase o triplo do que havia alcançado nas 20 primeiras rodadas – a equipe havia vencido apenas dois dos 19 primeiros confrontos que disputou.

“O Padola foi muito importante ao integrar a nossa comissão técnica na temporada passada e vamos mantê-lo conosco. Não existe auxiliar, nós dois tomaremos as decisões, como foi feito em 11 jogos na última edição do NBB, em que conquistamos seis vitórias”, disse Rinaldo Rodrigues. “Temos uma ótima amizade e ele (Padola) foi uma das pessoas que me ensinou a trabalhar na área, por isso, será mais um presente para todos nós a permanência dele junto à Liga Sorocabana”, completou Rinaldo.

+Clique aqui e confira as movimentações oficiais das equipes do NBB 15/16 no “Vai e Vem”

Aos 55 anos, João Monteiro da Silva traz em seu currículo muita experiência como treinador na modalidade da bola laranja. Nascido em São Paulo (SP), o treinador acumula trabalhos no Banespa (SP), Sírio (SP), Seleção Paulista de base, Osasco (SP) e Bragança Paulista (SP), no entanto, foi no Palmeiras que ele escreveu grande parte de sua história no basquete.

Em 2012, Padola levou o Palmeiras de volta à elite do basquete nacional (Divulgação/Palmeiras)

Em 2012, Padola levou o Palmeiras de volta à elite do basquete nacional (Divulgação/Palmeiras)

Em duas passagens pelo Palestra Itália, Padola totalizou 17 anos no clube alviverde (16 na primeira e 1 na segunda). Na primeira, entre 1988 e 2004, conquistou diversos títulos na base e ainda foi técnico de ninguém menos que Leandrinho Barbosa, campeão da NBA com o Golden State Warriors e da Seleção Brasileira. Na segunda, entre 2011 e 2012, foi campeão da Série A-2 do Paulista e vice-campeão da Supercopa Brasil, resultado que levou o Palmeiras de volta à elite do basquete nacional, para o NBB 2012/2013.

Elenco e compromissos

Para esta temporada, o elenco da Liga Sorocabana trouxe os jovens Chupeta (ex-Flamengo), os Heitor Cardoso (prata da casa) e Lucas Fumacinha (ex-Franca), os experiente ala Ted Simões (ex-Pinheiros), o ala/armador Neto (ex-Palmeiras), o pivô Everson e os norte-americanos Chris Grandnigo e Taaj Ridley. Além disso, permanecem na equipe o também estadunidense Worrell Clahar, os pivôs Lupa e Marcão, o armador Diego Gomes e o ala Fernando Vera.

Depois de conquistar o título dos Jogos Regionais 2015 de Jundiaí, o esquadrão da cidade de Sorocabana terá como próximo compromisso o Campeonato Paulista 2015, que terá início no dia 25 de julho. A estreia da equipe comanda por Rinaldo e Padola deverá acontecer no dia 03 de agosto. Ainda nesta temporada, os sorocabanos terão pela frente os Jogos Abertos do Interior e o NBB 2015/2016.

“Sabemos que o Campeonato Paulista é uma competição difícil e que conta com ótimas equipes, grande parte delas está no NBB, mas faremos o máximo para buscar uma boa colocação. Estamos cientes ainda que temos muito trabalho pela frente”, finalizou Padola.