#JOGAJUNTO

Mais basquete

Eles de novo

13-03-2015 | 02:48
Por Liga Nacional de Basquete

Com elenco praticamente idêntico ao do ano passado, Flamengo chega a seu 2º Final Four seguido; relembre a trajetória rubro-negra na Liga das Américas 2015

Disputar um Final Four da Liga das Américas para o Flamengo já não é tão novidade assim, como era na temporada passada. Porém mesmo com o elenco praticamente idêntico a da última temporada, com todos os jogadores já sabendo muito bem tanto o gosto e o sentimento de disputar as finais da principal competição da América latina quanto de levantar o troféu, a equipe rubro-negra carioca quer fazer história novamente, em seu segundo Final Four seguido da Liga das Américas.

Nesta sábado (14/03), o Flamengo enfrenta a equipe do Pioneros de Quintana Roo, no Ginásio Maracanãzinho, no Rio de Janeiro (RJ), às 20h15 (de Brasília), com transmissão ao vivo dos canais SporTV, na busca de uma vaga na grande final da Liga das Américas. Flamengo e Pioneroes já entrarão em quadra sabendo o adversário na grande Final do torneio já que o outro duelo de semifinal, entre Bauru e Peñarol de Mar Del Plata, acontecerá às 18 horas.

+Clique aqui e saiba como garantir seu ingresso para o Final Four da Liga das Américas 2015

“Até o ano passado o Flamengo nunca havia conseguido chegar a um Final Four de Liga das Américas e agora conseguiu pela segunda vez seguida. Isso nos dá ainda mais confiança para esse Final Four, já que o título do ano passado ainda está muito fresco na nossa mente, ainda mais jogando no mesmo ginásio. Com esse formato de disputa não existe favoritismo. Enfrentaremos uma equipe que já ganhou a Liga das Américas e conhece o valor deste título”, comentou José Neto, treinador do Flamengo.

FIBA Liga de las Américas

Com elenco praticamente igual ao do ano passado, o Flamengo disputará o segundo Final Four seguido da Liga das Américas (Etzel Espinosa/FIBA Américas)

Para conquistar a vaga para mais um Final Four da Liga das Américas, a equipe comandada pelo técnico José Neto iniciou sua trajetória na fase de grupos da edição 2015 do principal torneio da América latina na cidade de Cancún, no México, no grupo que cotinha o Malvín, do Uruguai, Leones de Quilpue, do Chile, e do anfitrião Pioneros.

Com grande desempenho do armador argentino Laprovittola e do ala/pivô Olivinha, donos de 25 e 24 pontos, respectivamente, o Flamengo iniciou sua trajetória no torneio internacional com vitória fácil sobre o Malvin, por 97 a 74. No segundo duelo, contra o Leones, mais uma vitória tranquila do Flamengo, por 110 a 77, com grandes atuações dos argentinos Herrmann e Laprovittolla, autores de 26 e 18 pontos, e também de Olivinha, dono de duplo-duplo de 21 pontos e 12 rebotes.

FIBA Liga de las Américas

Com grandes atuações do ala/pivô Olivinha, o Flamengo conquistou vaga para para a segunda fase da Liga das Américas com uma partida de antecedência (Etzel Espinosa/FIBA Américas)

Já com a vaga na próxima fase garantida, o Flamengo viu sua invencibilidade cair diante do Pioneiros. Atuando com toda a torcida mexicana ao lado, o Pioneros se recuperou de uma grande desvantagem, virou no placar e bateu o Flamengo por 86 a 81. Apesar do resultado negativo, o clube da Gávea fechou a fase de grupos com a liderança do Grupo B da Liga das Américas.

“Nenhuma equipe se prepara pensando em perder. Estar no Flamengo o obriga a pensar em ganhar, isso é ainda mais forte. Nessa partida (contra o Pioneros) tivemos um bom começo e desenvolvemos um jogo muito bom ofensivamente, mas depois permitimos a reação do Pioneros e isso nos custou a partida. Mas mesmo assim fomos os líderes do grupo e fomos à fase semifinal. Agora nos enfrentaremos de novo e sabemos do poder que eles tem. Temos que ser regulares e buscar a vitória do início ao fim do jogo”, comentou Neto.

Após liderar seu grupo na fase preliminar da Liga das Américas, o Flamengo precisou viajar para a Argentina na segunda fase da competição, para enfrentar Trotamundos, da Venezuela,  Halcones Rojos, do México, e o anfitrião Peñarol, de Mar Del Plata.

Já podendo contar com o ala Marquinhos, que perdeu toda a fase de grupos com uma suspeita de dengue, o Flamengo novamente começou com tudo e em seu primeiro jogo na segunda fase, bateu o Halcones Rojos por 92 a 62. Na partida seguinte da segunda fase, a equipe comandada pelo técnico José Neto enfrentou o Trotamundos e novamente venceu facilmente, desta vez, por 105 a 70.

“Temos uma equipe experiente e sabemos como jogar em momentos decisivos. Além disso, contamos com uma boa rotação de jogadores que nos permite jogar com intensidade e qualidade desde o início até o fim de cada partida. Se conseguirmos essa regularidade podemos ter chance de disputar o título dessa importante competição novamente”, falou o comandante flamenguista.

Recuperado, Marquinhos estreou na segunda fase da Liga das Américas e foi um dos protagonistas do Flamengo (Divulgação/FIBA Américas)

Recuperado, Marquinhos estreou na segunda fase da Liga das Américas e foi um dos protagonistas do Flamengo (Divulgação/FIBA Américas)

Para a terceira partida da segunda fase, tanto o Flamengo quanto o anfitrião Peñarol já entraram em quadra classificados para o Final Four, já que ambos haviam vencidos os dois primeiros jogos do grupo. Porém, mesmo com a vaga certa, o duelo entre as duas equipes era de suma importância, já que valia a liderança do grupo de o mando de quadra no Final Four.

Com grande desempenho nos três primeiros períodos, o Flamengo entrou no último quarto de partida com 17 pontos de vantagem e estava muito perto de garantir a liderança de seu grupo. No período derradeiro, o Peñarol foi tirando a vantagem aos poucos, até que empatou a partida. Até que no último segundo o argentino Laprovittola converteu um arremesso de média distância e garantiu a importante e emocionante vitória flamenguista.

“Fomos a Mar Del Plata com o objetivo de conseguir a classificação ao Final Four e, se possível, o primeiro lugar da chave. Conseguimos as duas coisas. Jogamos muito bem as duas primeiras partidas, contra Halcones Rojos e Trotamundos. Contra o Peñarol esperávamos um jogo duro e jogamos muito bem por grande parte do jogo, o que nos permitiu ganhar mesmo com os erros cometidos no final. Para ganhar no Final Four sabemos que precisamos ser mais consistentes do início ao fim. Trabalhamos durante todos esses dias para alcançar essa consistência”, analisou Neto, pode conquistar o segundo título da Liga das Américas seguido com o Flamengo.

FIBA Liga de las Américas

Com apenas uma derrota em seis partidas, o Flamengo conquistou a vaga para o Final Four e defenderá seu título internacional neste sábado (Etzel Espinosa/FIBA Américas)

Após seis partidas e cinco vitórias nas duas primeiras fases, o Flamengo chegou à mais um Final Four, porém para alcançar sua segunda final consecutiva na competição, precisa vencer primeiro o Pioneros, o único time que conseguiu terminar uma partida com vitória sobre o Flamengo na atual edição da competição internacional.

“O Pioneros tem um grande poderio ofensivo, com vários jogadores de qualidade. Temos que ser regulares e conseguir controlar as ações ofensivas deles mediante a uma defesa consistente. Esta será uma partida especial, que pode nos colocar na disputa do título no dia seguinte. Ao mesmo tempo, o equilíbrio emocional também será um fator decisivo, ainda mais na hora de tomar as principais decisões”, salientou o comandante do Flamengo.

O Flamengo terá que ficar de olho no pivô norte-americano Justin Kennum, cestinha da Liga das Américas 2015  (Etzel Espinosa/FIBA Américas)

O principal destaque do Pioneros na Liga das Américas 2015 é o pivô norte-americano Justin Keenan, cestinha da competição (Etzel Espinosa/FIBA Américas)

Além de ter toda atenção por ser uma semifinal e também por ser o único time que conseguiu derrotar a equipe rubro-negra, o Flamengo precisa manter sob controle dois atletas da equipe mexicana, são eles o pivô norte-americano Justin Keenan e o armador Romel Beck Castro, grandes destaques da campanha do Pioneros até o Final Four da Liga das Américas.

O pivô norte-americano não é só o cestinha da equipe mexicana, como é de toda a competição, com média de 17,7 pontos por partida. Já Romel Beck também figura entre uns dos principais pontuadores de toda a Liga das Américas, com 14,7 pontos por jogo.

“Jogar diante da nossa torcida certamente nos ajudará muito, mas ao mesmo tempo não nos garante nada. Temos que estar preparados para apresentar um basquete de alto nível se quisermos ser mais uma vez os campeões da Liga das Américas”, conclui o técnico flamenguista.

 

 

Confira a tabela de jogos do Final Four da Liga das Américas 2015:

Sede: Maracanãzinho (Rio de Janeiro – RJ)

– 14/03 (Sábado)
18h – Jogo 1 – Paschoalotto/Bauru x Peñarol de Mar del Plata (ARG) – ao vivo no SporTV
20h15 – Jogo 2 – Flamengo x Pioneros de Quintana Roo (MEX) – ao vivo no SporTV

– 15/03 (Domingo)
18h15 – Disputa de 3º lugar – Perdedor do Jogo 1 x Perdedor do Jogo 2
20h15 – Final – Vencedor do Jogo 1 x Vencedor do Jogo 2 – ao vivo no SporTV