#JOGAJUNTO

NBB Caixa

Em busca da final

27-11-2012 | 11:00
Por Liga Nacional de Basquete

Em meio ao NBB, Pinheiros, Brasília e Flamengo, além de Tiburones (VEN), começam disputa da fase semifinal da Liga Sul-Americana, em São Paulo

Pinheiros, Brasília e Flamengo ainda lutam pela coroa de melhor do basquete da América do Sul (Montagem/LNB)

Três equipes do NBB vão voltar as atenções nesta semana para a disputa da semifinal da Liga Sul-Americana de Basquete 2012. Pinheiros/SKY, Uniceub/BRB/Brasília e Flamengo se enfrentarão no grupo F da competição, que ainda tem o Tiburones (Venezuela) e será disputado na sede do Esporte Clube Pinheiros, no Ginásio Henrique Villaboim, em São Paulo (SP), a partir desta terça-feira (27/11). Os dois primeiros colocados da chave se classificarão para o quadrangular final do torneio, que já tem os times argentinos do Regatas Corrientes e do Peñarol e acontecerá entre os dias 4 e 6 de dezembro.

A primeira rodada da semifinal, que terá transmissão ao vivo pelo SporTV, será aberta com um grande clássico do basquete brasileiro: Flamengo e Brasília, às 20h00. O time candango vem sem problemas após a estreia no NBB com vitória sobre o Vivo/Franca. O rubro-negro também ganhou em sua partida inicial na competição nacional, contra o Vila Velha/Garoto/UVV, mas perdeu o ala Marcelinho, que torceu o joelho direito na partida e ainda não tem previsão de recuperação da lesão.

“É claro que o Marcelinho é o tipo de jogador que faz falta à qualquer equipe. Mas vamos usar o que aconteceu como um fator de motivação para o time”, disse o ala/armador Benite. Por outro lado, o pivô Shilton volta ao time, recuperado de uma torção no polegar da mão direita.

Na partida de fundo, às 22h10, o anfitrião Pinheiros pega o “intruso” do grupo, os venezuelanos do Tiburones. A equipe paulista vem em uma sequência muito forte de partidas. Na última semana, os pinheirenses fizeram três jogos contra o São José/Unimed pela final do Campeonato Paulista (a série está 2 a 1 para os joseenses) e mais uma partida na abertura do NBB, em que precisou de uma prorrogação para bater o Cia. do Terno/Romaço/Joinville.

“Precisamos atuar com inteligência. Estamos com um elenco forte e vamos usar todas as peças que temos à disposição”, afirmou o armador Paulinho, um dos destaques do Pinheiros nesta temporada.