#JOGAJUNTO

Champions Américas / NBB Caixa

querendoa taça

09-04-2021 | 12:32
Por Liga Nacional de Basquete

Flamengo inicia fase decisiva da Basketball Champions League Americas neste sábado (10) contra o Caballos, da Nicarágua

Flamengo busca vaga no Final Four da BCLA neste sábado (FIBA/Divulgação)

O sonho do Flamengo de conquistar as Américas em 2021 segue vivo. A equipe rubro-negro carioca se classificou em primeiro lugar no Grupo D da Basketball Champions League Americas (BCLA), com a campanha invicta de cinco vitórias em cinco jogos (melhor entre todos os grupos da competição).

Agora nos Playoffs, que serão decididos desde as oitavas até a final no formato de jogo único, o Flamengo irá encarrar o Caballos De Cocle, 2º colocado do Grupo A, para conseguir uma vaga no Final-Four da competição. A partida acontece neste sábado (10/04), assim como todas as outras das oitavas de final, no Ginásio Alexis Arguello, na Nicarágua, às 17h10 com transmissão ao vivo no DAZN.

 

View this post on Instagram

 

A post shared by NBB (@nbb)

Analisando as campanhas das duas equipes, o Flamengo tecnicamente é favorito, já que teve a melhor marca entre todos os grupos na primeira fase e vencendo adversários de peso, como Minas e Instituto Córdoba pelo Grupo D. Para Marquinhos, um dos principais jogadores do rubro-negro carioca na competição, a campanha até aqui é boa, especialmente pelas adversidades superadas no caminho.

“Fizemos uma campanha muito boa, conseguimos superar nossas adversidades. A jogar sem público já estamos meio que adaptados, mas superamos as lesões de alguns jogadores, tivemos uma baixa grande do Franco (Balbi), que está fora da temporada, e conseguimos acrescentar um atleta que vai nos ajudar a prosseguir na competição (Diego Figueredo). Tivemos a perda do Olivinha também em um jogo e conseguimos superar com o grupo. Agora entramos na fase mais importante da competição, que é de jogos eliminatórios, então temos que estar focados durante os 40 minutos e jogar nosso melhor basquete para avançar”, afirmou o capitão do rubro-negro carioca.

+ Tabela de classificação da fase de grupos da BCLA

Marquinhos é a principal figura de liderança no plantel do rubro-negro carioca (FIBA/Divulgação)

Mesmo não tendo a melhor campanha do Grupo A, que contou com Real Esteli, da Nicarágua (1º) e Titanes, da Colômbia (3°), o Caballos se mostrou uma equipe perigosa e de sólida campanha de três vitórias em seis jogos, isso tudo em um grupo extremamente equilibrado. Entre os grandes nomes da equipe na BCLA, o norte-americano naturalizado panamenho Ernesto Oglivie, de médias de 16,0 pontos (8º no ranking geral), 9,8 rebotes (1º no geral) e 2,2 de assistências surge como uma das peças motriz da equipe panamenha.

+ Líderes em estatísticas da BCLA 2020/2021 

Outro ponto interessante do Caballos está em seu comando técnico sob a tutela do experiente Flor Melendez, com passagens em seleções, como Porto Rico, Panamá, Argentina, além de ter feito história no Vasco da Gama com o título da Liga Sul-Americana de 1999 – mais tarde, no mesmo ano, enfrentou o San Antonio Spurs, da NBA, na McDonalds Championship.

Para Gustavinho De Conti, o adversário é extremamente perigoso, especialmente por ter em seu plantel jogadores tão experientes como Ernesto Oglivie, citado acima.

“Assisti todos os jogos deles na BCLA e são uma equipe muito experiente e bem dirigida pelo Flor Melendez. É praticamente uma Seleção, recheada de jogadores internacionais e muito experimentados. Para vencê-los teremos que jogar no nosso limite e fazer prevalecer o conjunto, o jogo coletivo, e principalmente a defesa, pois trata-se de um adversário extremamente capaz de pontuar bastante.”, afirmou o treinador.

Gustavinho definiu o Caballos como uma “seleção” de jogadores experientes nas Américas (FIBA/Divulgação)

Para avançar, a concentração do Flamengo na partida terá que ser mais alta do que nunca, mantendo o padrão que o torcedor se acostumou a observar durante a fase de classificação. Isso porque, com decisões em jogos únicos, o perigo sempre estará à espreita.

A maior prova do risco em decisões desse tipo é a última experiência do rubro-negro na BCLA, quando perdeu o título para o Quimsa, da Argentina, na final decidida em jogo único. Por isso, Gustavo De Conti ressaltou que a concentração será extremamente importante para conseguir este título inédito da BCLA para o Flamengo.

“É um título que o Flamengo não ganha há alguns anos (de campeão das Américas) e estamos muito focados em busca dele. Sabemos de todas as dificuldades, mas vamos com todas as nossas forças atrás de mais essa taça”, disse.

Conquista da Basketball Champions League seria título inédito para o Flamengo (FIBA/Divulgação)

Nesse trajeto até as finais, para que o resultado negativo em jogo único não volte a assombrar o Flamengo na Champions, o papel de Marquinhos será fundamental no percurso, ainda mais com o bom desempenho do jogador até aqui na competição – médias de 14,3 pontos, 2,8 rebotes e 2,5 assistências. Segundo o experiente ala do rubro-negro carioca, perder e vencer faz parte do processo e o que pode desequilibrar em momentos como esse é quem estará mais focado.

“No basquete é assim: um ganha e o outro perde. A meu ver, em relação à temporada passada, foi um campeonato praticamente perfeito nosso e em um único jogo, uma vacilada acabou custando o título. Como falei, nessa fase temos que estar focados nos 40 minutos e não podemos deixar o adversário crescer na partida para continuarmos avançando e sonhando com o título da Champions”, afirmou o jogador que completou:

“A importância é muito grande, o Flamengo gosta dessas competições internacionais. Eu tenho algumas com o clube e quero conquistar esse primeiro título nesse formato novo para o Flamengo. A gente bateu na trave na temporada passada e esse ano queremos muito o título”, finalizou.

Programação dos Playoffs da BCLA 2021:

Sábado (10/04) – Quartas de final

14h40 – San Lorenzo (ARG) x São Paulo FC – ao vivo no DAZN

17h10 – Flamengo x Caballos de Coclé (PAN) – ao vivo no DAZN

19h40 – Quimsa (ARG) x Minas Tênis Clube – ao vivo no DAZN

22h10 – Real Esteli (NIC) x Sesi Franca Basquete – ao vivo no DAZN

Domingo (11/04) – Semifinais

19h40 – Vencedor 1 x Vencedor 2 – ao vivo no DAZN

22h10 – Vencedor 3 x Vencedor 4 – ao vivo no DAZN 

Terça-feira (13/04) – Final

19h40 – Disputa de 3º lugar – ao vivo no DAZN

22h10 – Grande Final – ao vivo no DAZN