#JOGAJUNTO

Mundial de Clubes

O MUNDO É SEU, SESI FRANCA!

24-09-2023 | 12:02
Por Liga Nacional de Basquete

Coroando uma temporada perfeita, bicampeão do NBB CAIXA vence Telekom Bonn em partida decidida com game winner de Lucas Dias e conquista de maneira inédita o Mundial da FIBA 2023

A história da capital do basquete no Brasil acaba de ganhar um novo capítulo, escrito e assinado pelo SESI Franca com a conquista do título de campeão do mundo na manhã deste domingo (24/09) no ginásio Ginásio Singapore Sports Hub, em Singapura. O troféu da Copa do Mundo Intercontinental FIBA 2023 veio de forma espetacular dentro da competição, com o atual bicampeão do NBB CAIXA alcançando 100% de aproveitamento na jornada das finais, sendo o último e decisivo confronto composto por quatro quartos de uma grande batalha. Batalha que ficará para sempre na memória dos torcedores francanos e dos amantes desse esporte que não tem igual em termos de emoção.

O desfecho que coroou Franca e quase foi capaz de parar corações aconteceu com o cronômetro zerado marcando 69 a 68 para o Telekom Baskets Bonn. Mas o último arremesso do time alemão não tocou no aro, forçando a arbitragem a parar a partida. Uma revisão do cronômetro após o estouro dos 24 segundos devolveu a posse para Franca. Depois do pedido de tempo, uma jogada traçada pelo técnico Helinho Garcia e o tempo ajustado, o time francano tinha 1,9 segundo para o fim da partida. O norte-americano David Jackson repôs o lateral e com uma assistência friamente calculada deixou Lucas Dias com a honra de fazer o game winner que concedeu a vitória histórica aos novos reis do mundo: 70 a 69.

O título no Intercontinental é o ápice de uma temporada perfeita, que teve também as conquistas do Campeonato Paulista 2022, do NBB CAIXA 22/23, da Copa Super 8 2023 e da BCLA (Basketball Champions League das Américas) 2023. No país do sudeste asiático, a equipe brasileira bateu o Al-Ahly, do Egito, na estreia, por 90 x 70, e se classificou para a final após derrotar o NBA G-League Ignite por 98 x 89. As conquistas alcançadas em menos de um ano se juntam a uma longa lista. Antes do início do NBB CAIXA, em 2008, a equipe do interior paulista já tinha em sua galeria 11 títulos do Campeonato Brasileiro. Após nove anos sem conquistar nenhuma taça, o Franca voltou a ser campeão nas conquistas da Liga Sul-Americana (2018) e da Copa Super 8 (2019/2020). Na temporada 2021/2022 venceu, pela primeira vez, o troféu do NBB CAIXA, conquistando também o bicampeonato seguido na temporada 2022/2023. Na última temporada, vale lembrar, o elenco de 2022/2023 gravou seu nome na história do basquete nacional com 44 triunfos consecutivos, a maior sequência invicta de vitórias de um clube no país.

Para o basquete brasileiro, a conquista de Franca na Ásia é um marco que demonstra a força dos clubes nacionais no cenário internacional. Somente nos últimos cinco anos foram oito títulos em competições FIBA: três na Liga Sul-Americana (Franca em 2018; Botafogo em 2019 e Bauru em 2022), três na BCLA (Flamengo em 2021; São Paulo em 2022 e Franca em 2023) e dois no Mundial (Flamengo em 2022 e Franca em 2023). Vale destacar, logicamente, que a representatividade brasileira não é recente. O Flamengo conquistou seu primeiro mundial em 2014 e o Sírio levantou a taça em 1979.

O presidente da Liga Nacional de Basquete, Rodrigo Franco Montoro, destaca a relevância da conquista francana e parabeniza todos os envolvidos:

“O título mundial do SESI Franca é muito importante para o basquetebol do Brasil. É mais um capítulo de uma trajetória cada vez mais relevante dos nossos clubes no cenário internacional e coroa uma temporada brilhante, que é resultado de um projeto muito bem administrado. Gostaria de parabenizar o presidente Munir Buchalla Filho, toda a diretoria do Franca e, em especial, a comissão técnica e os jogadores. Todos nós na Liga Nacional de Basquete estamos orgulhosos dessa conquista.”, comenta.

+ Confira o site oficial da Copa Intercontinental da FIBA

 

 

Ver essa foto no Instagram

 

Uma publicação compartilhada por NBB CAIXA (@nbb)

A final

Assim como toda partida que vale o título, o torcedor que acordou cedo neste domingo (24/9) pôde acompanhar uma partida em que nenhum dos lados estava disposto a ceder o título. A primeira metade do jogo foi praticamente igual em 100% do tempo, com tomadas e retomadas de liderança do placar que duravam pouquíssimo tempo. Franca e Telekom foram para os vestiários com o placar marcando 34 a 34, provando que as defesas também não estavam para brincadeira.

Na segunda metade, a equipe francana conseguiu ler e interpretar melhor o ritmo de jogo e terminou o terceiro quarto com oito pontos de vantagem, a maior de todo o tempo regulamentar. A partir daí, o que se viu foi um verdadeiro show de basquete que contou com forte reação da equipe alemã, sobretudo no fim da partida quando os europeus assumiram a ponta do placar e caminharam para a conquista do título. Mas o SESI Franca nunca desistiu. Com o cronômetro zerado marcando 69 a 68 para o Telekom Baskets Bonn, uma revisão de falta devolveu a posse de bola para as mãos de David Jackson, que deixou Lucas Dias com a missão de encontrar o caminho para a glória. Resultado:  game winner e vitória francana por 70 a 69. O mundo estava garantido!

MVP – DAVID JACKSON

Ele levanta a torcida do Pedrocão e já pode ser considerado praticamente cidadão honorário francano. Com atuações muito consistentes durante todas as partidas das finais do Intercontinental, o ala/armador David Jackson foi eleito o MVP da competição, anotando médias de 17 pontos, 5,7 assistências e 4,3 rebotes.

Além da excelente participação de David Jackson na competição e na final deste domingo (24/9), vale o destaque também para o excelente jogo coletivo de Franca, com praticamente toda a equipe tendo a oportunidade de minutagem dentro da quadra e bons somatórios para grande parte do elenco:

  • Márcio Santos – 15 pontos e 8 rebotes
  • Lucas Dias – 14 pontos e 6 rebotes
  • David Jackson – 12 pontos, 8 assistências e 4 rebotes

SESI Franca Basquete na Copa Intercontinental FIBA

 22/09 – Sexta-feira

Sesi Franca Basquete 90 x 70 Al-Ahly

23/09 – Sábado

Sesi Franca Basquete 98 x 89 NBA G-League Ignite

24/09 – Domingo – Final

Sesi Franca Basquete 70 x 69 Telekom Baskets Bonn