#JOGAJUNTO

NBB Caixa

Em primeiro

14-11-2013 | 10:48
Por Liga Nacional de Basquete

Assim como Bauru, Brasília avança para as semifinais da Liga Sul-Americana como líder do grupo; brasileiros podem se enfrentar na final do torneio

Jogando em seu país, o uruguaio Osimani foi peça importante para a classificação do Brasília (Samuel Velez/FIBA Americas)

Jogando em seu país, o uruguaio Osimani foi peça importante para a classificação do Brasília (Samuel Velez/FIBA Americas)

O Uniceub/BRB/Brasília está nas semifinais da Liga Sul-Americana 2013. O time da capital federal superou, nesta quinta-feira, os donos da casa, o Aguada (URU), por 88 a 83, e encerrou o Grupo F da competição com a liderança, mesmo resultado do outro time do NBB no torneio continental, o Paschoalotto/Bauru, que ficou em primeiro no Grupo E.

Na próxima fase, o Brasília enfrentará o Boca Juniors (ARG), enquanto o Bauru encara o Aguada. Caso as duas equipes vençam os confrontos de semifinais, teremos uma decisão brasileira na Liga Sul-Americana, feito ocorrido em 2011, quando os brasilienses superaram o Flamengo, no Rio de Janeiro.

Os brasilienses ditaram o ritmo do jogo desde o início. Liderados pelo trio Nezinho, Alex e Guilherme Giovannoni mais o pivô norte-americano Marcus Goree, o Brasília fechou o primeiro tempo com 17 pontos de diferença (49 a 32). Na volta do intervalo, o Aguada contou com o apoio de sua torcida para se reerguer no jogo e, aos poucos, a vantagem foi diminuindo.

Faltando menos de dois minutos para o final do jogo, os uruguaios conseguiram baixar a vantagem para somente um ponto (82 a 81). Porém, a experiência do time da capital federal fez toda a diferença nos momentos decisivos e a equipe brasileira saiu de quadra com a vitória.

O pivô norte-americano Marcus Goree foi o cestinha  do Brasília, com 20 pontos, seguido pelo ala/pivô Guilherme Giovannoni, com 18; o armador Nezinho, 17; e o ala Alex, que anotou 15 pontos.

Confira os resultados do Grupo F da Liga Sul-Americana 2013:

12/11 (terça-feira)
Uniceub/BRB/Brasília 88 x 61 Peñarol de Mar del Plata (ARG)
Atlético Aguada (URU) 84 x 69 Argentino de Junín (ARG)

13/11 (quarta-feira)
Argentino de Junín (ARG) 79 x 68 Uniceub/BRB/Brasília
Peñarol de Mar del Plata (ARG) 72 x 81 Atlético Aguada (URU)

14/11 (quinta-feira)
Peñarol de Mar del Plata (ARG) 74 x 64 Argentino de Junín (ARG)
Uniceub/BRB/Brasília 88 x 83 Atlético Aguada (URU)