#JOGAJUNTO

NBB Caixa

Em alta

30-09-2013 | 11:56
Por Liga Nacional de Basquete

Com elenco reformulado e cheio de pratas da casa, Liga Sorocabana conquista vitórias inéditas e mostra força no início da temporada 2013/2014

Logo no início da temporada, Liga Sorocabana venceu Franca pela primeira vez em sua história (Wladimir Alves/LSB)

O início da temporada 2013/2014 da Liga Sorocabana está sendo não só animador, mas também histórico. Cheio de caras novas em seu elenco, a equipe comandada por Rinaldo Rodrigues vem fazendo bonito no Campeonato Paulista, conquistou triunfos inéditos em sua trajetória e aumentou ainda mais a expectativa de seu torcedor para o NBB6.

Até o momento, a agremiação da cidade de Sorocaba ocupa a quinta colocação na competição estadual, com dez vitórias em 18 jogos realizados. Porém, dois destes triunfos foram históricos para o time.  Desde sua fundação, a Liga Sorocabana não havia vencido o tradicional Vivo/Franca, assim como também nunca tinha triunfado sobre o Winner/Kabum/Limeira, na casa do adversário, no Ginásio “Vô” Lucato. Mas agora isso é coisa do passado.

Além das inéditas vitórias sobre os francanos e diante dos limeirenses, fora de seus domínios, a equipe também obteve êxito em outras partidas importantes. Os sorocabanos mostraram força e venceram o Pinheiros/SKY/, atual campeão das Américas, no primeiro turno, em casa, e o Paulistano/Unimed, na capital paulista.

“Acho que realmente são grandes façanhas. Tudo isso é fruto de um trabalho ininterrupto, essa é a maneira que nós trabalhamos. Ou o jogador se adapta, ou não se adapta. Essas vitórias foram grandes surpresas pelo fato de Pinheiros, Paulistano, Limeira e Franca terem mais estrutura que nós e terem mais tempo de existência. Essas façanhas tem que continuar”, declarou o técnico e presidente da Liga Sorocabana, Rinaldo Rodrigues.

Para esta temporada, a equipe sorocabana reformulou quase seu elenco inteiro. Dos atletas que disputaram última edição do NBB pelo time do interior paulista, apenas quatro jogadores permaneceram no grupo: o armador Diego Gomes e os pivôs Ricardo De Bem, Daniel Conti e Everson Rodrigues.

Thiaguinho, de 23 anos, em ação contra seu ex-time, o Paulistano, do ex-LSB Desmond Holloway (Wladmir Alves/LSB)

Diferente dos anos anteriores, o time de Rinaldo Rodrigues mudou um pouco o jeito de contratar e apostou em atletas criados nas categorias de base da cidade, casos do armador Thiaguinho, ex-Paulistano, do ala/armador Heitor Cardoso, que estava no São Caetano, e do pivô Lupa, oriundo do basquete universitário norte-americano. Apesar de terem construído a maior parte de suas carreiras em outros lugares, os três jogadores são “pratas da casa” de Sorocaba.

“Quando vimos que não teríamos condições financeiras para manter nossos principais jogadores do ano passado, como Dawkins e Neto, ficamos preocupados. Aí começamos a acelerar as contratações. Alguns jogadores apareceram em boa hora, caso do Thiago, nascido nas nossas escolinhas e que voltou recentemente dos Estados Unidos”, disse Rinaldo.

Além dos repatriados, o esquadrão sorocabano também trouxe atletas até então coadjuvantes em seus antigos clubes, como o ala Schneider, ex-SKY/Basquete Cearense, o pivô Guilherme Hubner, que estava no Winner/Kabum/Limeira, e o experiente armador Eric Tatu, ex-jogador do Uniceub/BRB/Brasília. Outro reforço da equipe foi o ala/armador norte-americano Nafis Ricks, que não demorou a se adaptar e já é o cestinha do time no Estadual, com média de 15 pontos por jogo.

“Para a posição do Desmond (Holloway), o Schneider chegou e se encaixou muito bem, assim como o Guilherme Hubner. Todos eram coadjuvantes em suas equipes e encaixaram muito bem aqui. Faltava uma cereja no bolo, aí veio o (Eric) Tatu, que estava com sede de jogar, já que não jogou muito por Brasília. Ele é um vencedor e acabou ajudando muito no crescimento do grupo”, completou o comandante sorocabano.

Para o decorrer da temporada, a Liga Sorocabana quer manter o ritmo forte e seguir surpreendendo a todos. O treinador da equipe destacou o grande trabalho que foi feito por todos os membros do grupo, desde jogadores, até a comissão técnica.

“Montamos o time do dia pra noite. Foi um trabalho muito motivacional, sabendo que podemos conseguir as vitórias. Para nós está sendo um sonho. Nosso auxiliar técnico, o Eduardo, também está fazendo um excelente trabalho. Nossa comissão tá bem unida. Estamos colhendo frutos de um grande trabalho. Temos bastantes surpresas para dar ainda nessa temporada”, concluiu Rinaldo.