#JOGAJUNTO

NBB Caixa

Emoção dupla

13-12-2013 | 11:58
Por Liga Nacional de Basquete

Temporada 2013/2014 do NBB tem sua primeira rodada dupla no SporTV, com Mogi das Cruzes x Minas, e Basquete Cearense x Espírito Santo Basquetebol

Na temporada passada, o Mogi venceu os dois jogos contra o Minas (Guilherme Peixinho/Divulgação)

Na temporada passada, o Mogi venceu os dois jogos contra o Minas (Guilherme Peixinho/Divulgação)

O amante do basquete terá dois motivos para se animar neste sábado. Pela primeira vez na temporada 2013/2014, dois jogos do NBB serão transmitidos pelo SporTV no mesmo dia, válidos pela décima rodada. Às 14h, o Mogi das Cruzes/Helbor recebe o embalado Minas Tênis Clube. Mais tarde, às 20h00 (de Brasília), é a vez do SKY/Basquete Cearense buscar sua reabilitação no campeonato, em casa, diante do Espírito Santo Basquetebol.

O primeiro duelo envolverá duas equipes bem próximas na tabela de classificação e embaladas. Os mogianos vêm de vitória contra o Espírito Santo, em casa, por 94 a 76, e ocupam a sexta colocação, com cinco triunfos em nove jogos (62,5% de aproveitamento).  Apesar de estar bem colocado, os comandados do técnico espanhol Paco García mantém o foco total para continuar crescendo no campeonato.

“Ganhamos porque mantivemos nossa defesa bem postada e jogamos muito focados o tempo todo. Vamos enfrentar uma equipe que está crescendo no campeonato, o time deles começou a ser acertar e vem vencendo seus jogos. Nós vamos estar em casa, estamos vindo de uma vitória aqui e se nós jogarmos com a mesma intensidade que jogamos vamos vencer mais uma. O certo é que será um bom jogo de basquete, muito bem disputado”, comentou o ala Guilherme Filipin.

Embalado, com três resultados positivos seguidos, o Minas saiu das últimas posições do NBB para figurar no grupo dos oito primeiros colocados. No momento, a equipe dirigida pelo argentino Carlos Romano, está no sétimo melhor posto da tabela, com 50% de aproveitamento (3 vitórias em 6 jogos), empatado com seu rival Unitri/Magazine Luiza e com Universo/Goiânia, que levaram a melhor em quatro de seus oito respectivos jogos.

“Nossa expectativa nessa viagem era voltar com uma vitória. Conseguimos cumprir isso em Fortaleza, mas queremos mais. Estamos embalados, mas sabemos que Mogi está fazendo um bom campeonato e jogar lá é complicado. Mesmo assim, esperamos sair de lá com a quarta vitória”, comentou o armador da equipe mineira Elinho.

A última vitória do Basquete Cearense foi sobre o Palmeiras, na quinta rodada (João Pires/LNB)

A última vitória do Basquete Cearense foi sobre o Palmeiras, na quinta rodada (João Pires/LNB)

Recuperação. Esta é a palavra que envolve a partida das 20h00 (de Brasília), em Fortaleza (CE), entre SKY/Basquete Cearense e Espírito Santo Basquetebol, duas equipes que vêm de quatro derrotas consecutivas. Os nordestinos somam apenas dois triunfos em nove partidas (22,2%de aproveitamento) estão na última colocação.

“A expectativa para esta partida é a melhor possível. Vamos trabalhar forte para entrarmos bem e tentarmos o resultado positivo. Nós acreditaremos até o último jogo da temporada regular, porque playoff é outra história. O campeonato está oscilando muito e, com uma sequência de vitórias, poderemos subir muitas posições”, afirmou o ala cearense Jimmy.

Dois degraus acima, na 15ª posição, estão os capixabas. Os nordestinos seguram a lanterna da competição nacional, também com dois resultados positivos, mas em seis jogos (33,3% de aproveitamento). O treinador João Batista destaca a luta em sair desta situação, mas acredita que o cenário era esperado, tendo em vista que a equipe ainda precisa de mais tempo de trabalho para entrar de fato nos eixos.

“Sabíamos que o desafio ia ser grande, estamos nos preparando, vendo vídeos, e assim estou tentando preparar alguma coisa que seja entendida pelos atletas, para nos recuperarmos dessas derrotas. O time foi montado em cima da hora, tivemos menos um mês de preparação, talvez essa falta de entrosamento fosse esperada. Mas eu exijo ao máximo dos jogadores. Estamos trabalhando para esse próximo jogo contra o Basquete Cearense, que é fora de casa, mas esperamos jogar forte e ter o entendimento necessário do jogo para sairmos dessa situação”, declarou o treinador do Espírito Santo Basquetebol, João Batista.