#JOGAJUNTO

NBB Caixa

Emocionante

12-10-2012 | 11:26
Por Liga Nacional de Basquete

Nos últimos segundos, Pinheiros vence o Centauros, da Venezuela, e se classifica para a próxima fase da Liga Sul-Americana

Grande destaque do jogo, Paulinho Boracini acertou o arremesso decisivo (FIBA Américas/Divulgação)

Foi um jogo nervoso e cheio de alternativas no Ginásio Luis Leoro Franco, em Ibarra, no Equador. Na noite desta quinta-feira (11), o Pinheiros/SKY decidiu sua sorte na primeira fase da Liga Sul-Americana em uma partida eletrizante contra o Centauros, da Venezuela, então líder do grupo A.

Atual campeão paulista e vice sul-americano, o time brasileiro entrou em quadra com a árdua missão de vencer seu jogo por cinco ou mais pontos de diferença para garantir sua classificação para a segunda fase da competição continental sem depender de outros resultados.

Em uma noite inspirada do ala-armador Paulinho Boracini, o Pinheiros/SKY começou melhor e dominou boa parte do jogo. No primeiro tempo, chegou a abrir 11 pontos, mas fechou o segundo quarto com apenas três de vantagem (45 x 42). O terceiro período foi o melhor dos venezuelanos, que viraram o jogo e abriram quatro pontos.

A tarefa do time de Claudio Mortari ia ficando cada vez mais difícil, já que se não vencesse pela diferença necessária, dependeria de uma improvável vitória do equatoriano Mavort contra o argentino Obras Sanitarias na outra partida da rodada. No período final, os brasileiros retomaram o controle do jogo, mas não abriam a vantagem que precisavam. Paulinho chamou a responsabilidade e fez a diferença com nada menos do que 34 pontos anotados, atuação coroada com o golpe de misericórdia; uma bola de três pontos no último segundo, que deu números finais ao jogo (88 x 81).

“Isso era muito importante para nós. Pegamos um grupo equilibrado, com equipes fortíssimas como o atual campeão, o Obras Sanitarias. Esse era um objetivo nosso e agora seguimos na competição, além de termos garantido nossa participação na Liga das Américas. Esse resultado também nos dá moral para a sequência do Campeonato Paulista”, comentou Paulinho, que ainda deu cinco assistências, sendo o grande destaque da noite.

O outro classificado da chave foi o Obras Sanitarias (ARG), que também fechou a primeira fase com vitória ao bater o anfitrião Mavort por 104 a 91. Os donos da casa foram eliminados com três derrotas e o Centauros, que chegou para a última rodada como líder, também ficou de fora após perder por sete pontos para os brasileiros.

Agora o Pinheiros/SKY retorna ao Brasil na madrugada de sábado, descansa no final de semana e se prepara para encarar os dois primeiros jogos dos playoffs do Campeonato Paulista contra a Liga Sorocabana, que acontecem nos dias 16 e 17, ambos em casa.

 

GRUPO A – 09,10 e 11 de outubro – Ibarra (Equador)
Mavort (EQU)
Obras Sanitárias (ARG)
Pinheiros/SKY
Centauros de Apure (VEN)

Jogos do Pinheiros
Pinheiros 81 x 88 Obras Sanitárias-ARG (20h10, horário de Brasília)
Pinheiros 82 x 73 Mavort -EQU (22h25)
Pinheiros 88 x 81 Centauros-VEN (20h10)

GRUPO B – 16,17 e 18 de outubro – Brasília (DF)
Uniceub/BRB/Brasília
Regatas Corrientes (ARG)
Malvín (URU)
Amistad (BOL)

GRUPO C – 23, 24 e 25 de outubro – Mar Del Plata (Argentina)
Peñarol (ARG)
Flamengo
Hebraica Macabi (URU)
Deportes Castro (CHI)

GRUPO D – 1, 2 e 3 de novembro – Vargas (Venezuela)
Tiburones (VEN)
São José/Unimed
Libertad de Sunchales (ARG)
El Bosque (PER)