#JOGAJUNTO

NBB Caixa

ENTRE VAIASE SELFIES

14-11-2019 | 06:12
Por Vinícius Guimarães

Carrasco de Franca, Yago fala sobre provocações e carinho que recebe na Capital do Basquete

Uma das maiores expectativas de uma pessoa que completa 18 anos é tirar a carteira de motorista. Mas dois meses após atingir a maioridade, Yago não estava no volante e sim correndo pelas quadras do NBB CAIXA nos Playoffs. Foi no Jogo 5 das quartas de final da temporada de 2016/17, contra o Sesi Franca Basquete, que o “Monstrinho” estourou no cenário nacional.

Em pleno Pedrocão lotado, Yago foi extremamente decisivo para a classificação do Paulistano/Corpore. Ele matou três bolas de três em quatro tentadas. Uma delas, faltando menos de dois minutos para o término da partida. Sangue congelado:

“Me lembro de ficar olhando a arquibancada lotada antes do jogo começar. Nunca tinha vivido aquilo antes e sabia que ali começaria minha carreira. Joguei com muita alegria. Foi um momento único” disse o armador sobre aquele confronto histórico.

+ Relembre a campanha do jovem time do Paulistano nos Playoffs de 2016/17

De lá para cá, Paulistano e Franca se enfrentaram diversas vezes e alimentaram uma das maiores rivalidades atuais do basquete brasileiro. Foram duas finais de Campeonato Paulista, quartas de final do Super 8 e semifinal da Liga das Américas, todas com Yago em quadra.

Campeões do NBB CAIXA em 2017/18, Yago e Elinho protagonizam um dos melhores duelos de Franca x Paulistano. (Wilian Oliveira/CAP)

Pela qualidade e ousadia do seu basquete, aconteceu o natural e Yago se tornou um dos alvos favoritos das provocações da torcida francana. Quando tem partida no Templo do Basquete, ele já sabe que a arquibancada vai pegar no pé, e muito. Foi assim no Jogo das Estrelas 2019.

Apresentação? Vaia. Tocou na bola? Vaia. Passou de fase no Desafio de Habilidades? Vaia. E como se não tudo isso bastasse, ele ainda perdeu a final do Desafio para seu amigo Lucas Dias, representante da casa, para o delírio dos mais de cinco mil francanos presentes no ginásio.

 “Se eles estão pegando no meu pé e torcendo contra, acho que é porque alguma coisa de bom eu devo estar fazendo. Isso não me afeta e não me deixa nada nervoso” declarou Yago naquela época.

Mas nem tudo são vaias entre uma das maiores joias do NBB CAIXA e a Capital do Basquete. Os três dias que Yago passou em Franca por conta do Jogo das Estrelas mostraram um lado totalmente diferente dessa relação.

“Toda vez que eu vou jogar contra Franca, Mogi ou Flamengo, as pessoas vaiam, mas depois da partida elas me cumprimentam e elogiam. Isso me deixa satisfeito e me motiva muito pra continuar trabalhando” afirmou o baixinho.

Só sorrisos, Yago aproveitou ao máximo o JDE 2019. (Lucas Guanaes)

Yago sentiu o carinho dos fãs francanos logo na primeira ação da maior festa do basquete brasileiro. Nesse caso, os fãs mirins. As estrelas visitaram o Colégio Pestalozzi e se depararam com mais de 700 crianças, que brincaram, jogaram, tiraram fotos e colecionaram autógrafos dos craques do NBB CAIXA.

Na parte final do evento, os jogadores responderam perguntas da criançada, e Yago foi um dos que mais falou no microfone. Ele foi questionado, inclusive, se poderia vestir a camisa de Franca no futuro.

“Em questão de pressão, acho que cada torcida tem que ter o seu jeito, e Franca tem o deles. Dentro de quadra, eu quero ganhar. Quanto mais eles me provocam, mais eu procuro o jogo, então que continue assim (risos). Fora da quadra, tenho uma admiração imensa pela cidade e pela paixão deles e acho que isso é recíproco” confessou o jogador da seleção brasileira.

Essa reciprocidade foi confirmada antes do embate entre os times pela semifinal da Liga das Américas, em Franca. A partida aconteceu um dia depois do aniversário de Yago, e não foi que teve bolo? A mesa foi substituída pela grade que separa a quadra da arquibancada. E alí, durante o aquecimento, os francanos cantaram parabéns para um de seus maiores carrascos.

Depois dessa, não são necessárias mais evidências para afirmar que a relação entre Yago e a torcida francana é, sem dúvidas, uma das mais legais e curiosas de todo o NBB CAIXA.

O NBB CAIXA é uma competição organizada pela Liga Nacional de Basquete (LNB), com chancela da Confederação Brasileira de Basketball (CBB), em parceria com a NBA, e conta com os patrocínios oficiais da CAIXA, Budweiser, Unisal, INFRAERO, Nike, Penalty, Plastubos e os apoios do Açúcar Guarani e Pátria Amada Brasil – Governo Federal.