#JOGAJUNTO

NBB Caixa

Turno parelho

05-01-2024 | 01:07
Por Gustavo Mesa

Equilíbrio foi a principal marca da primeira metade do NBB CAIXA 2023/24, dizem comentaristas da competição

Nesta sexta-feira, chega ao fim o primeiro turno do NBB CAIXA 2023/24. Após as três partidas desta noite, todas as equipes terão completado 18 jogos na competição. E se tem uma palavra que pode definir a metade inicial da temporada regular é: equilíbrio. Pelo menos é que apontam os especialistas na competição.

+ Confira a tabela completa do NBB CAIXA

A reportagem ouviu três comentaristas do NBB CAIXA – Bruno Laurence, Gustavinho Lima e Leonardo Sasso – sobre o que mais chamou atenção no primeiro turno e todos apontaram o equilíbrio entre as equipes como a marca da competição.

“O grande fator do primeiro turno foi o equilíbrio entre as equipes. Há várias brigas na tabela, briga pelo G4, briga pela Super 8, briga pelos playoffs. Nenhum time entra em nenhum jogo achando que já ganhou. Isso mostra a força do NBB”, analisou Gustavinho Lima, indo de acordo com a opinião de Bruno Laurence.

“O que mais chamou atenção nesse primeiro turno foi o equilíbrio assustador, impressionante. Muitas edições do NBB já foram equilibradas, mas tinha sempre uma potência destacada. Hoje não temos esse supertime”, afirmou Laurence.

Entre as equipes, o desempenho do R10 Score Vasco da Gama se destacou. Após quatro anos longe do NBB CAIXA, o gigante carioca retornou nesta temporada e tem sido uma das grandes histórias da liga, terminando o primeiro turno na quarta posição, com 13 vitórias e cinco derrotas.

Marquinhos foi uma das principais contratações do R10 Score Vasco

“O que mais me chamou atenção foi o desempenho do Vasco no primeiro turno. Muito forte nos dois lados da quadra e com todo mundo tendo desempenho de evolução. Eugeniusz com uma temporada muito boa, Paulichi com a melhor temporada da carreira. Marquinhos chegou com uma função diferente nesse momento da carreira, sendo quase um técnico dentro de quadra. O Vasco me chamou atenção pela consistência coletiva que o Léo Figueiró botou no time e pelo desempenho em número de vitórias”, afirmou Leonardo Sasso.

Para Gustavinho Lima, o R10 Score Vasco está entre as duas equipes que o encantaram neste primeiro turno. O outro é o Paulistano.

“Dois times especificamente me brilharam os olhos. O Vasco, com um time muito consistente, um trabalho muito bem feito pelo Léo Figueiró, uma boa montagem de equipe, jogadores que estão jogando as melhores temporadas da carreira. Está muito legal ver. E a outra equipe foi o Paulistano, que apostou numa equipe jovem e o técnico Demetrius (Ferracciú) está conseguindo brigar pelo G4. É formidável o trabalho, conseguindo dar oportunidade para a molecada e tirar o melhor deles. Vai ser demais esse duelo no Super 8”, analisou Gustavinho, sem esconder a expectativa pelo duelo entre Vasco e Paulistano já definido para a primeira rodada da Copa Super 8.

Demétrius comanda a jovem equipe do Paulistano (Instagram/Paulistano)

Ainda sobre as equipes que se destacaram até aqui, Bruno Laurence também cita o Minas Tênis Clube, que terminou a primeira metade da temporada com 15 vitórias e três derrotas.

“O Minas é um timaço, timaço. É o time que eu mais gosto de ver jogar”, concluiu.

O que vem por aí

Os comentaristas também disseram o que esperam para a segunda metade da temporada. Para Bruno Laurence, nenhuma equipe se firmou como um “supertime” até agora, mas o Flamengo é candidato a despontar no segundo turno. O motivo? A chegada do pivô Devon Scott. O norte-americano de 29 anos defendeu o Minas no NBB 2019/20 e teve médias de 14,3 pontos, 7,8 rebotes, 2,2 assistências e 20 de eficiência por jogo.

“Eu acho que a contratação do Devon Scott pelo Flamengo é muito forte, muito determinante. É a posição que faltava, faltava o cinco, o cara para dominar lá dentro. A chegada do Devon Scott foi cirúrgica, pode ser o diferencial do Flamengo”, opinou Bruno.

Devon Scott defendeu o Minas na temporada 2019/20

Gustavinho Lima também enxerga o Flamengo com potencial de evolução. O comentarista e pós-jogador ainda apontou outras duas equipes: Sesi Franca e Minas.

“Para o segundo turno, estou vendo um crescimento do Flamengo e do Franca, os dois times que estão sempre na briga pelo título e neste ano não está sendo diferente. Chegando perto dos playoffs eles devem estar na ponta dos cascos. Vejo o Minas também com bons olhos, com a chegada do Cortés, outro ótimo armador, vai trazer ainda mais categoria para dividir o tempo com o Baralle. Está bem legal de ver esse Minas com chance de título”, afirmou Gustavinho, que destacou a contratação do armador Cristián Cortés, de 33 anos. O argentino defendeu o Mogi no NBB CAIXA 2011/12, com médias de 7,1 pontos e 3,1 assistência, além de ter passagens pelas ligas da Argentina e do México.

Para Leonardo Sasso, o equilíbrio deve aumentar no segundo turno do NBB CAIXA devido à evolução de algumas equipes. O comentarista vê duas equipes que estão na metade de baixo da tabela com chances de reagir na competição: o São Paulo, que fechou o turno com oito vitórias e 10 derrotas, e o Pinheiros, que teve sete vitórias e 11 derrotas.

“Alguns times tendem a crescer na segunda metade da competição e vou citar dois que acho que vão melhorar. O Pinheiros, que é um time muito jovem, mas sempre faz frente com todo mundo e está muito irregular nesta temporada. E o São Paulo, último vice-campeão, tem tudo para dar um salto, é um time melhor do que a posição de momento indica. A tendência é o equilíbrio aumentar ainda mais, a briga pelas últimas vagas nos playoffs está muito forte”, concluiu Sasso.

O NBB CAIXA é uma competição organizada pela Liga Nacional de Basquete com patrocínio máster da Caixa Econômica Federal e Loterias Caixas, parceria do Comitê Brasileiro de Clubes (CBC) e patrocínios oficiais Sportsbet.io, Penalty, EMS e UMP e apoio IMG Arena, Genius Sports, EY e NBA.