#JOGAJUNTO

NBB Caixa

Escrita

11-05-2014 | 11:23
Por Liga Nacional de Basquete

Flamengo manteve o tabu e segue o único time a nunca ter ficado de fora da semi do NBB: veja informações e curiosidades sobre a série entre os cariocas e Mogi

O Flamengo é o único time na história do NBB a estar presente em todas as semifinais disputadas até hoje. Participante do campeonato nacional desde a primeira edição, o time do Rio de Janeiro jamais ficou de fora dos quatro melhores colocados e manteve sua escrita na atual temporada.

Depois de eliminar o Paschoalotto/Bauru nas quartas de final, por três jogos a um, o esquadrão rubro-negro duelará com o Mogi das Cruzes/Helbor, que vem de expressivas vitórias sobre Pinheiros/SKY e Winner/Kabum/Limeira, por uma vaga na Final da sexta edição do NBB.

Confira dados, informações e curiosidades da série entre Flamengo e Mogi

Torcida do Flamengo

Torcida do Flamengo tem alta participação nas fases decisivas do NBB (Divulgação/Fla Imagem)

Sempre na semi
O Flamengo jamais ficou de fora das semifinais do NBB na história. Campeão da primeira e da última edições da competição, o time carioca venceu três das cinco séries que disputou nesta fase do campeonato.

NBB1 – (1º) Flamengo 3 x 0 Joinville (4º)
NBB2 – (2º) Flamengo 3 x 1 Franca (3º)
NBB3 – (1º) Franca 3 x 0 Flamengo (4º)
NBB4 – (1º) São José 3 x 2 Flamengo (4º)
NBB5 – (1º) Flamengo 3 x 2 São José (7º)

Mando decisivo
Ter o mando de quadra é algo essencial nos êxitos do Flamengo nas semifinais do NBB. Em todas as vezes que duelou contra um time de pior campanha na semi e teve o mando na série, a equipe carioca saiu vencedora:

NBB1 – (1º) Flamengo 3 x 0 Joinville (4º)
NBB2 – (2º) Flamengo 3 x 1 Franca (3º)
NBB5 – (1º) Flamengo 3 x 2 São José (7º)

Porém, quando enfrentou os líderes da fase de classificação e não teve a vantagem de decidir em casa, o clube da Gávea não teve bons resultados, foi eliminado nas semifinais e ficou de fora das decisões do NBB:

NBB3 – (1º) Franca 3 x 0 Flamengo (4º)
NBB4 – (1º) São José 3 x 2 Flamengo (4º)

Líder 100%
Em todas as cinco edições anteriores do NBB, o líder da fase de classificação nunca ficou de fora da grande Final. Em suas semifinais, o time que terminou a primeira etapa no 1º lugar obteve os seguintes desempenhos:

NBB1 – (1º) Flamengo 3 x 0 Joinville (4º)
NBB2 – (1º) Brasília 3 x 2 Minas (4º)
NBB3 – (1º) Franca 3 x 0 Flamengo (4º)
NBB4 – (1º) São José 3 x 2 Flamengo (4º)
NBB5 – (1º) Flamengo 3 x 2 São José (7º)

Campeão?
Sempre que foi líder da fase de classificação, o Flamengo sagrou-se campeão do NBB, casos da primeira e última edições do maior campeonato de basquete do país. Será que os rubro-negros levantarão o troféu de campeão mais uma vez?

Ginásio Professor Hugo Ramos

Ginásio Professor Hugo Ramos lotou em todas as partidas do Mogi na fase de playoffs (Cleomar Macedo/Divulgação)

Hugão com moral
O Mogi das Cruzes vem de uma imponente sequência de sete vitórias seguidas atuando no Ginásio Professor Hugo Ramos, uma delas contra o próprio Flamengo na fase de classificação. Confira a série positiva mogiana em casa:

Fase de classificação: Mogi 86 x 77 Macaé
Fase de classificação: Mogi 96 x 74 Basquete Cearense
Fase de classificação: Mogi 94 x 90 Flamengo
Oitavas – Jogo 3: Mogi 85 x 81 Pinheiros
Oitavas – Jogo 4: Mogi 86 x 68 Pinheiros
Quartas – Jogo 3: Mogi 88 x 81 Limeira
Quartas – Jogo 4: Mogi 72 x 60 Limeira

Ali também
O Flamengo tem um excelente retrospecto em semifinais atuando como mandante. Em 11 jogos, são 10 vitórias do time rubro-negro atuando ao lado de sua torcida. A única derrota foi na temporada 2009/2010, no Jogo 1 da série contra o Franca, que avançou à Final ao fechar o duelo em 3 a 0.

Inédito
Pela primeira vez na história do NBB, uma 12º colocado na fase de classificação chega a fase semifinal. O responsável por este feito foi o Mogi, que em sua segunda temporada no campeonato, passou pelo Pinheiros nas oitavas (3 a 1), aplicou uma histórica virada sobre o Limeira nas quartas (3 a 2) e chegou pela primeira vez à semifinal.

Com histórica virada na série contra o Limeira, o Mogi chegou pela primeira vez à semifinal do NBB (Moisés Nascimento/LNB)

Com histórica virada na série contra o Limeira, o Mogi chegou pela primeira vez à semifinal do NBB (Moisés Nascimento/LNB)

Fez história
A virada sobre o Limeira entrou para a história do NBB. O Mogi das Cruzes foi a segunda equipe em todo o campeonato a começar uma série perdendo por 2 a 0 e conseguir a virada em um confronto de playoff. O único clube a conseguir tal façanha foi o Pinheiros, em duas oportunidades, uma delas sobre o mesmo Limeira.

NBB4 – Quartas de final – Pinheiros 3 x 2 Joinville
NBB5 – Oitavas de final – Pinheiros 3 x 2 Limeira
NBB6 – Quartas de final – Mogi 3 x 2 Limeira

Coisa nova
Além de levarem o Mogi pela primeira vez às semifinais do NBB, os jogadores viverão uma experiência nova, pois os únicos atletas do elenco mogiano que já disputaram uma série semifinal foram o pivô norte-americano Jeff Agba (NBB5 com Bauru) e o jovem ala Pedro Macedo (NBB4 com o Pinheiros).

Marcelinho_FLA

Além de cestinha das semifinais, Marcelinho anota em média 31,5 pontos contra o Mogi no NBB (Alexandre Vidal/Fla Imagem)

O rei da semi
Marcelinho Machado, do Flamengo, é o maior cestinha da história das semifinais do NBB. Ao todo, o capitão rubro-negro anotou 384 pontos nas 15 partidas, média de 25,6 pontos em partidas semifinais do NBB.

2/4
Marcelinho Machado já teve em quadra em quatro séries semifinais do NBB, ganhou duas e perdeu duas. Por conta de uma contusão que o tirou da temporada passada inteira, o camisa 4 do Flamengo não participou da última semifinal contra o São José, vencida pelos cariocas, por 3 a 2.

NBB1 – Flamengo 3 x 0 Joinville – Marcelinho anotou 79 pontos (26,3 pontos por jogo)
NBB2 – Flamengo 3 x 1 Franca – Marcelinho anotou 93 pontos (23,5 pontos por jogo)
NBB3 – Franca 3 x 0 Flamengo – Marcelinho anotou 99 pontos (33,0 pontos por jogo)
NBB4 – São José 3 x 2 Flamengo – Marcelinho anotou 113 pontos (22,6 pontos por jogo)

Fla na frente
Flamengo e Mogi já estiveram frente a frente quatro vezes na história do NBB, com três triunfos rubro-negros e um mogiano.

Mas…
Nos duelos entre as equipes pela atual temporada, uma vitória para cada lado, com o time que jogou em casa levando a melhor.

Só deu ele
Marcelinho e Marquinhos costumam fazer boas partidas contra o Mogi no NBB. O primeiro enfrentou o time do Alto Tietê somente nesta temporada e anotou 35 e 28 pontos, média de 31,5 pontos por jogo. Já o segundo jogou três partidas frente aos mogianos, e anotou 27, 20 e 22 pontos, média de 23,0 tentos.