#JOGAJUNTO

NBB Caixa

Especialista em pontuar

17-04-2024 | 10:47
Por Marcius Azevedo

Isaac Thornton levou o Botafogo aos playoffs no posto de cestinha e recordista de pontos em um único jogo da temporada 2023/24 do NBB CAIXA; agora o desafio é contra o Flamengo

Quando o assunto é pontuar, Isaac Thornton pode ser considerado um especialista. O jogador do Botafogo é o recordista de pontos em um único jogo na temporada do NBB CAIXA 2023/2024 ao anotar 43 pontos na derrota para o Bauru Basket, em 21 de março, e também terminou como cestinha da fase regular, com  média de 21,9 pontos por partida. Mas qual o segredo para tamanha produção ofensiva? A confiança está no topo da lista de explicações.

Em uma das suas características, Thornton salta bastante para arremessar. Foto: Wallace Lima / Botafogo

“Há muito tempo que eu tenho essa confiança em mim. Acredito muito em mim e nas minhas habilidades. Eu trabalho muito a portas fechadas, quando ninguém está olhando. Confio no trabalho que faço. E estou sempre pronto. Sou um grande competidor e quero vencer!”, afirmou o americano.

Thornton se tornou peça ofensiva fundamental no esquema do técnico Miguel Palmier. A maioria das jogadas de ataque são construídas para que o armador possa finalizar. O americano registrou um aproveitamento de 29,6% nas bolas de três pontos e 53,6% nos arremessos de dois na temporada regular do NBB CAIXA, sendo decisivo para que o time se classificasse para os playoffs.

É muito importante para o nosso time que eu jogue em alto nível e que pontue bem. Conseguimos superar muitas adversidades para chegar aos playoffs. Foi uma enorme conquista para nós”, afirmou Thornton, que revela sua rotina para o bom desempenho em quadra. “Apenas muitas repetições na academia para ter a certeza que permanecerei na melhor forma possível e assistindo muitos vídeos. Acho que é muito importante treinar bastante em quadra, mas também assistir muitos vídeos para ver formas de melhorar o desempenho.”

Agora o próximo desafio do Botafogo é contra o Flamengo, o melhor time da temporada regular do NBB CAIXA, com 31 vitórias e apenas cinco derrotas. A série melhor de três de jogos pelas oitavas de final começa no sábado (20/04), às 19h30, no ginásio Oscar Zelaya, casa alvinegra, com transmissão do SporTV, NBB BasquetPass e FlaTV+.

“Os jogos serão difíceis nos playoffs. Todo mundo estará lá dando o seu melhor. O Flamengo é um grande time. Nós temos de ir para essa série mentalmente prontos, temos de competir num nível elevadíssimo e permanecer focados na tarefa que estiver em nossas mãos”, afirmou Thornton.

O americano está na sua quinta temporada no NBB CAIXA e já se sente completamente adaptado. A estreia foi em 2016/17 por Campo Mourão. Ele ainda defendeu Pato Basquete e Cerrado antes de chegar ao Botafogo. “É uma sensação muito boa estar jogando no NBB. Eu nunca dou o jogo como garantido, cada oportunidade peço que Deus abençoe. Tento me alegrar o máximo possível e ser grato. Amo jogar no NBB. Espero ter ainda muitas oportunidades”, afirmou.

A vida fora de quadra também vai muito bem no Rio de Janeiro. “O Rio é maravilhoso! Eu amo o Rio, é minha cidade favorita. As pessoas são maravilhosas. Praias incríveis, ótimos restaurantes e lindas vistas. Eu definitivamente aproveito muito a energia positiva que emana do Rio. Que cidade maravilhosa.”

Elogio de quem entende

Dono do recorde de pontos em uma partida do NBB CAIXA, com 63 pelo Flamengo na vitória sobre o São José em 2010, Marcelinho Machado, comentarista do SporTV nos jogos do campeonato nacional, elogia o desempenho ofensivo de Thornton. “É um jogador com muita capacidade para criar o próprio arremesso, salta muito para arremessar. Ele tem uma jogada em que salta após o drible saindo da cesta para arremessar, o que é muito difícil de marcar na velocidade que ele faz o movimento”, afirmou.

Marcelinho Machado cita ainda o aspecto físico como um ponto positivo. Para o ex-jogador, o armador do Botafogo sabe usar o corpo para arremessar e essa característica faz com que ele sofra muitas faltas. “Ele tem um físico privilegiado, o que possibilita, além de criar os arremessos, cavar faltas. Ele vai muito ao lance livre”, comentou. E o aproveitamento é alto. Thornton registrou 91,3% na temporada regular. Foram 158 acertos em 173 tentativas.

Por fim, Marcelinho Machado comenta que o esquema tático do Botafogo favorece o bom desempenho ofensivo do americano. “É um time com investimento menor, que não tem tantas opções ofensivas e, por isso, centraliza o jogo nele. E ele, com essa qualidade, acaba se destacando.”

O NBB CAIXA é uma competição organizada pela Liga Nacional de Basquete com patrocínio máster da Caixa Econômica Federal e Loterias Caixas, parceria do Comitê Brasileiro de Clubes (CBC) e patrocínios oficiais Sportsbet.io, Penalty, EMS e UMP e apoio IMG Arena, Genius Sports, EY e NBA.