#JOGAJUNTO

Jogo das Estrelas

Estranho no ninho

11-02-2014 | 03:51
Por Liga Nacional de Basquete

Com apenas 1,80m de altura, Ned Cox, da Liga Sorocabana, desafia “gigantes” no Torneio de Enterradas; atleta é o mais baixo a participar da competição na história

Ned Cox será um dos cinco participantes do Torneio de Enterradas deste ano (João Pires/LNB)

Ned Cox será um dos cinco participantes do Torneio de Enterradas deste ano (João Pires/LNB)

Este ano o Torneio de Enterradas terá um “intruso”. Ou melhor um “pequeno intruso”. Diante de competidores muito mais altos, o “baixinho” norte-americano Ned Cox, da Liga Sorocabana, de apenas 1,80m de altura, será um dos concorrentes ao título da sexta edição da competição de cravadas do NBB.

Nascido na cidade de San Antonio, no Texas, (EUA), o jovem ala/armador, de 23 anos, já entra para a disputa com um feito conquistado. Um dos desafiantes ao bicampeonato de Gui Deodato no primeiro dia de atividades do Jogo das Estrelas 2014, Cox se tornará o jogador mais baixo de toda a história a participar do Torneio de Enterradas do maior campeonato de basquete do país.

Clique aqui e saiba como garantir seu ingresso para os dois dias de atividades do Jogo das Estrelas 2014

Além do feito histórico, o camisa 22 da Liga Sorocabana também chega para a competição, que será realizada no dia 21/02 (sexta-feira), a partir das 19 horas (de Brasília), no Ginásio Paulo Sarasate, em Fortaleza (CE), com o status de já ter participado de Torneios de Enterradas em sua terra natal.

“Pelo fato de não ser tão alto e ter uma boa impulsão, fui convidado e já participei de alguns torneios de enterradas nos Estados Unidos. É sempre uma alegria poder participar de uma competição como essa. A ideia é surpreender os mais altos. Para isso, vou treinar bastante e escolher umas enterradas legais para o dia da disputa. Poder participar já é uma coisa que me alegra bastante”, exaltou o camisa 22 da Liga Sorocabana.

Dono de grande impulsão, Cox tentará ser o primeiro estrangeiro a vencer o Torneio de Enterradas (Allan Conti/Divulgação)

Dono de grande impulsão, Cox tentará ser o primeiro estrangeiro a vencer o Torneio de Enterradas (Allan Conti/Divulgação)

Mas a tarefa de Cox em solo cearense não será fácil. Atual bicampeão Gui Deodato, do Paschoalotto/Bauru, depois de Cox o jogador mais baixo a participar do torneio, com 1,92m de altura, tentará estender seu reinado. Os outros concorrentes serão o “gigante” e também norte-americano DeVon Hardin, de 2,10m, que representará o SKY/Basquete Cearense, time da casa, o garoto de apenas 18 anos e 2,02m, Bruno Caboclo, do Pinheiros/SKY, e Jhonathan, do Vivo/Franca, de 1,98m de altura.

“Os meus companheiros e o Rinaldo (Rodrigues, técnico da Liga Sorocabana) estão me falando bastante dos adversários, e eu já tive a chance de jogar contra todos nesta edição do NBB. Pelo que vi nos vídeos, o Gui Deodato, do Bauru, é um jogador de muito potencial e pode vencer a disputa mais uma vez. Os demais selecionados também são grandes jogadores e têm muita qualidade. Tenho certeza de que será uma boa disputa e um belo espetáculo para o público”, afirmou o norte-americano.

O que será que Cox irá aprontar no Torneio de Enterradas? (João Pires/LNB)

O que será que Cox irá aprontar no Torneio de Enterradas? (João Pires/LNB)

Atuando pela primeira vez no NBB, Cox vive sua experiência como profissional. Depois de passar quatro anos atuando no basquete universitário dos Estados Unidos e se formar na Universidade de Evansville, o atleta é um dos destaques da Liga Sorocabana na competição. Com média de 16,9 pontos por jogo, o ala/armador é o principal pontuador da equipe e o 13º de todo o campeonato. Para vencer o Torneio de Enterradas e dar ainda mais brilho à sua temporada de estreia, o jogador sabe que precisará mostrar bons “truques” para desbancar seus concorrentes.

“Estou treinando algumas opções de enterradas, mas prefiro deixar para revelar só mesmo no dia, então vamos manter segredo (risos). Preciso estar bastante concentrado e executar com perfeição os movimentos, já que qualquer descuido pode determinar o erro”, explicou Cox.

O Torneio de Enterradas do NBB faz parte do primeiro dia de atividades do Jogo das Estrelas 2014. Na sexta-feira (21/02), a partir das 19 horas (de Brasília), no Ginásio Paulo Sarasate, com transmissão ao vivo do SporTV, acontecerão ainda as disputas do Torneio de 3 Pontos, Desafio de Habilidades e do Arremesso das Estrelas, grande novidade do evento para este anos. Depois, no sábado (22/02), às 10 horas (de Brasília), acontecerá o grande duelo entre NBB Brasil e NBB Mundo, com transmissão ao vivo pela TV Globo.