#JOGAJUNTO

Seleção Brasileira

Estreia vitoriosa

29-07-2012 | 10:39
Por Liga Nacional de Basquete

Brasil supera ansiedade pela volta às Olimpíadas após 16 anos e bate Austrália em difícil jogo. Huertas termina com duplo-duplo

Marcelinho Huertas comandou as jogadas do Brasil e fez dez assistências (Gaspar Nobrega/inovafoto)

Foi sofrido, mas a Seleção Brasileira masculina de basquete começou as Olimpíadas de Londres com vitória. Na estreia, o Brasil, que jogou pela primeira vez nos Jogos Olímpicos após 16 anos de ausência, venceu a Austrália por 75 a 71 (36 a 35 no primeiro tempo), neste domingo (29/07), em partida válida pelo grupo B. O próximo adversário da equipe comandada pelo técnico Rubén Magnano será a Grã-Bretanha, nesta terça-feira (31/07), às 12h45 (horário de Brasília). China, Espanha e Rússia também integram a chave.

Pelo Brasil, destaques para o armador Marcelinho Huertas, que comandou as jogadas ofensivas da seleção e saiu de quadra com um duplo-duplo, 15 pontos e 10 assistências. O cestinha brasileiro foi o ala/armador Leandrinho, com 16 pontos. Os pivôs Anderson Varejão, Nenê e Tiago Splitter também tiveram boa presença no garrafão. Cada um pegou sete rebotes.

O armador australiano Patrick Mills, companheiro de Splitter no San Antonio Spurs, criou muitas dificuldades para o Brasil, terminando o jogo com 18 pontos (cestinha da partida), sete rebotes e quatro assistência. Outro destaque da Austrália foi o ala/armador Joe Mills, que joga com Huertas no Barcelona, com 15 pontos.

Após superar a ansiedade da estreia, a equipe comemorou o início com vitória (Gaspar Nobrega/inovafoto)

A partida foi equilibrada, com os australianos começando na frente. Ainda no primeiro tempo, o Brasil assumiu a liderança no placar e chegou a abrir vantagem durante o jogo, mas sofreu com a reação adversária. O fim foi nervoso, com a Austrália muito próxima do empate, mas os brasileiros conseguiram administrar o marcador favorável e saíram com a vitória.

“Tivemos um pouquinho de ansiedade no começando, precipitando algumas bolas. Aí tivemos duas oportunidades para abrir, mas não soubemos controlá-las, talvez pela vontade de abrir mais. No fim, fomos tranquilos, soubemos administrar. O importante é ganhar na estreia em um jogo tão ansioso como esse. Foi uma experiência diferente para todos nós. Conquistar uma vitória contra um time duro como esse é bom para dar moral”, disse Marcelinho Huertas em entrevista ao SporTV.

“Foi um jogo muito tenso do começo ao fim. Os australianos deixaram o jogo mais truncado, mas conseguimos a vitória. Sabíamos que tínhamos de vencer. Foi um passo importante para começar. A ansiedade passou, agora é seguir forte na competição”, afirmou o ala Marquinhos. “Foi um jogo histórico. Nosso mérito foi ter paciência e tranquilidade para vencer. Nossa atitude foi muito boa. Começar com vitória abre as portas para o resto da competição”, concluiu o ala Marcelinho Machado.

Leandrinho foi o cestinha brasileira na estreia, com 16 pontos (Gaspar Nobrega/inovafoto)

O jogo

A ansiedade por causa da responsabilidade de uma estreia após 16 anos longe das Olimpíadas apareceu no início do jogo. O Brasil começou perdendo por 6 a 0. Mills liderava o time australiano, que controlou o placar durante o primeiro quarto. Os brasileiros passaram a reagir assim que o nervosismo passava e Magnano rodou o elenco. No fim, a desvantagem era apenas de um ponto (19 a 20).

No segundo quarto, o Brasil tomou a liderança do marcador graças a um tapa de Anderson Varejão após um lance livre errado de Marcelinho Huertas (25 a 24). Porém, a partida manteve-se equilibrada, com os australianos sempre no encalço. Os times foram para o intervalo, e a vantagem de um ponto agora era brasileira (36 a 35).

O melhor momento do Brasil aconteceu na primeira metade do terceiro quarto. Após quase quatro minutos, os brasileiros fizeram 12 a 2, abrindo 11 pontos de vantagem (48 a 37). Depois, chegou a ser de 13, após um arremesso de Leandrinho (52 a 39). Mas a Austrália não se rendeu e tirou boa parte dessa diferença (52 a 47). A seleção comandada por Rubén Magnano botou os nervos no lugar no fim do quarto e terminou em vantagem (56 a 49).

Os dez minutos finais trouxeram um pouco de drama para a partida. O Brasil seguiu sempre na frente, com uma boa vantagem, mas a aproximação da Austrália sempre era perigosa. Aos poucos, foram tirando a diferença.

A luz amarela piscou intensamente faltando 30 segundos pro fim do jogo, quando Ingles levou o placar a apenas dois pontos de vantagem brasileira (73 a 71). Na jogada seguinte, Huertas quase perdeu a bola para Hills, mas se recuperou e levou a falta. O armador tratou de fazer os dois lances livres, que deu a tranquilidade suficiente para o Brasil administrar o resultado e voltar às Olimpíadas com o pé direito. Ou melhor, com a mão direita.

PROGRAMAÇÃO DE JOGOS DA SELEÇÃO BRASILEIRA MASCULINA DE BASQUETE

Olimpíadas de Londres

GRUPO A: Argentina, França, Tunísia, EUA, Lituânia e Nigéria

GRUPO B: Austrália, BRASIL, China, Grã-Bretanha, Espanha e Rússia

29 de Julho – BRASIL 75 x 71 Austrália

31 de Julho – BRASIL x Grã-Bretanha, às 12h45

02 de Agosto – BRASIL x Rússia, às 12h45

04 de Agosto – BRASIL x China, às 12h45

06 de Agosto – BRASIL x Espanha, às 16h00

*horários de Brasília