#JOGAJUNTO

NBB Caixa

Evolução

16-01-2013 | 12:18
Por Liga Nacional de Basquete

Em sua quarta temporada no NBB, Jhonatan apresenta melhora nos números e é o maior pontuador de Franca na competição

Depois de três temporadas discretas, Jhonatan chegou a Franca e virou um dos protagonistas do time na atual edição do NBB (Luiz Pires/LNB)

Apesar de ter somente 25 anos, o ala Jhonatan já possui uma vasta experiência em seu currículo, que inclui até uma passagem pela Europa. Sendo assim, o jogador chegou ao Vivo/Franca para ser um dos líderes do jovem time comandado por Lula Ferreira. E deu certo: o atleta praticamente dobrou sua média de pontuação em relação aos últimos anos e é o principal cestinha da equipe no NBB.

Em suas três primeiras temporadas na competição, em que atuou por Araraquara, na edição 2009/2010, e Winner/Kabum/Limeira, em 2010/2011 e 2011/2012, o jogador apresentou uma queda em relação ao seu número de pontos por jogo (confira tabela abaixo). Agora, com a camisa do esquadrão francano, Jhonatan lidera a equipe no fundamento e contribui com 15,07 pontos por partida, além de ter melhorado seu desempenho nos rebotes e nas assistências.

Veja as médias de Jhonatan temporada a temporada:

“Quando montamos a equipe, não pensamos em um cestinha, mas em jogadores que atuassem coletivamente e ajudassem na evolução dos mais novos. O Jhonatan foi escolhido por isto. Ele tem sido nosso maior pontuador, mas de uma forma natural, sem forçar ou se preocupar com isto. Sua importância na equipe é muito maior do que os pontos que ele tem feito”, destacou o técnico Lula, que aproveitou para exaltar as qualidades do atleta.

“Em primeiro lugar, o Jhonatan é uma excelente pessoa e ajuda muito os garotos no seu desenvolvimento. Dentro da quadra ele é um ótimo defensor, com bom trabalho de pernas e um bom senso de cobertura. Tem muita vitalidade física e uma disposição incrível para fazer coberturas. No ataque é muito efetivo nos arremesso e penetra com muito vigor. Se ele melhorar o passe e o drible, ele pode melhorar ainda mais”, completou.

Sob os olhares de Lula, Jhonatan tenta arremesso: treinador é só elogios para o atleta (Newton Nogueira/Divulgação)

Dono de uma condição física privilegiada, o ala despontou para o cenário do basquete brasileiro atuando pelo Paulistano/Unimed. Após fazer parte do time que ficou com o vice-campeonato paulista em 2005, o jogador, na época com 18 anos, figurou em uma convocação da Seleção Brasileira, do próprio Lula, comandante do time verde-amarelo na época.

“Já tive o prazer de trabalhar com o Lula na Seleção, e fico muito feliz por ele ter me feito o convite para fazer parte dessa equipe de Franca”, afirmou Jhonatan.

Mais à vontade em Franca, Jhonatan conseguiu boas exibições no NBB até o momento (Newton Nogueira/Divulgação)

Depois de se destacar pelo clube paulista e chegar à Seleção, o atleta se aventurou no basquete espanhol. Ao todo, Jhonatan ficou três anos no país europeu e atuou por CB Clinicas Rincón, CEBA Guadalajara e Mérida, todos de divisões menores do país.

“Tive uma passagem muito boa na Europa. Joguei três temporadas por lá, e cada ano joguei em um time diferente. Foi ótimo para a minha carreira esta passagem fora do país e aprendi muitas coisas por lá”, explicou.

Agora, de volta ao Brasil e sendo um dos protagonistas da boa campanha de Franca no NBB – a equipe se encontra na quinta colocação, com dez vitórias e quatro derrotas (71,4% de aproveitamento), o jogador já começa a traçar planos para o futuro e a conquista de um título pelo time do interior paulista e o retorno ao selecionado verde-amarelo estão em pauta.

“A primeira coisa que passa pela minha cabeça para o futuro é conquistar um título com a camisa de Franca. Depois, espero continuar atuando bem por aqui, para quem sabe voltar à Seleção Brasileira”, disse.

O sonho do jogador em voltar a vestir a amarelinha também é citado pelo técnico Lula. Comandante da Seleção entre os anos de 2003 e 2007, o treinador francano acredita que seu atleta pode retornar ao selecionado nacional, caso continue evoluindo.

“Tive a oportunidade de convocar o Jhonatan para a Seleção Brasileira como um novo talento do basquete brasileiro. Acredito muito no potencial dele e acredito que se ele continuar evoluindo técnica e taticamente, pode pensar em defender a Seleção Brasileira novamente”, concluiu Lula.