#JOGAJUNTO

Mais basquete / NBB Caixa

Expectativa a mil

17-03-2014 | 06:08
Por Liga Nacional de Basquete

Cestinha da campanha invicta do Flamengo na Liga das Américas, ala Marquinhos revela ansiedade para disputa do Final Four e sonha em dar título inédito ao clube

Com 22,5 pontos por jogo, Marquinhos é um dos destaques do Flamengo na Liga das Américas (Samuel Vélez/FIBA Américas)

Com 22,5 pontos por jogo, Marquinhos é um dos destaques do Flamengo na Liga das Américas (Samuel Vélez/FIBA Américas)

MVP e campeão da última edição do NBB com o Flamengo, o ala Marquinhos é um jogador experiente, dono de um respeitável currículo, com passagens por equipes da Europa e NBA. Mas nesta semana, o atleta de 29 anos vive uma expectativa de garoto, uma expectativa que nunca sentiu em toda sua carreira.

O motivo? Disputar o Final Four da Liga das Américas 2014, no Ginásio Maracanãzinho, no Rio de Janeiro (RJ), nos dias 21 e 22 de março, e poder entrar para a história do clube rubro-negro ao conquistar o inédito título da ‘Libertadores do basquete’, competição que dará ao campeão a vaga na Copa Intercontinental de Clubes.

+ Clique aqui e confira informações sobre ingressos para o Final Four da Liga das Américas 2014

“Estou muito ansioso para que chegue logo sexta-feira. Vai ser uma semana de muito trabalho e que espero que passe bem rápido (risos). Vamos jogar em casa e a expectativa é de um Maracanazinho completamente lotado. Então não tem como não pensar nesse momento que vamos vivenciar. Espero que tudo dê certo para nós”, contou Marquinhos.

Cestinha rubro-negro e terceiro no ranking geral da Liga das Américas 2014, com média de 22,5 pontos por jogo, Marquinhos deu grandes mostras de que está 100% recuperado do edema ósseo na tíbia que o tirou do primeiro turno inteiro do NBB e foi peça fundamental na campanha invicta do Flamengo no principal campeonato do continente.

“Estou melhorando a cada jogo. A Liga das Américas foi muito importante na minha recuperação. Quando voltei, o NBB já estava no segundo turno e tive que entrar com o campeonato em andamento. Mas a Liga das Américas não. Consegui estar em quadra desde a primeira fase e pude fazer bons jogos, assim como todo o time”, declarou o camisa 11 rubro-negro.

Marquinhos em ação contra o Uberlândia na segunda fase da Liga das Américas (Samuel Vélez/FIBA Américas)

Marquinhos em ação contra o Uberlândia na segunda fase da Liga das Américas (Samuel Vélez/FIBA Américas)

A trajetória do Flamengo para chegar ao quadrangular final da Liga das Américas foi impecável. Na primeira fase, foram três vitórias nas três partidas que disputou – todas elas anotando mais de 100 pontos – sobre Capitanes de Arecibo (PUR), Mavort (EQU) e Leones de Quilpues (CHI), com destaque absoluto para Marquinhos, que somou expressivos 28, 24 e 31 pontos nos respectivos confrontos, média de 27,6 pontos.

Já na segunda etapa, a equipe comandada por José Neto encontrou dificuldades, mas, assim como na fase anterior, não encontrou ninguém capaz de pará-la. Desta forma, os cariocas superaram o Cocodrilos de Caracas (VEN), os mineiros do Unitri/Magazine Luiza, e o Halcones Xalapa (MEX). O camisa 11 novamente obteve destaque e foi responsável por respectivos 15, 21 e 16 pontos nos triunfos rubro-negros.

“O time assimilou muito bem o espírito da competição e não é à toa que vamos chegar para o Final Four invictos. Espero que a gente consiga manter esse 100% para conquistar este tão sonhado título”, comentou o ala de 2,07m de altura.

“A Liga das Américas é a ‘Libertadores do basquete’. Então é o sonho de qualquer atleta conquistar esse título. Temos a oportunidade de fazer história com a camisa do Flamengo e ajudar o clube a levantar este troféu pela primeira vez na história. Tenho certeza de que será uma grande festa no Maracanãzinho e estamos muito focados em ficarmos com o posto de campeão”, disse Marquinhos.

O Flamengo quer manter os 100% de aproveitamento para ficar com o título da Liga das Américas 2014 (Samuel Vélez/FIBA Américas)

O Flamengo quer manter os 100% de aproveitamento para ficar com o título da Liga das Américas 2014 (Samuel Vélez/FIBA Américas)

Em seu primeiro compromisso no Final Four, o Flamengo terá pela frente o Atlético Aguada (URU), atual vice-campeão da Liga Sul-Americana – o campeão foi o UniCEUB/BRB/Brasília – e segundo colocado no quadrangular semifinal (Grupo E), ao lado do líder Pinheiros/SKY. A equipe uruguaia possui o cestinha do campeonato, o ala/armador Leandro García-Morales, dono da incrível média de 27,2 pontos por jogo.

O duelo acontecerá na sexta-feira (21/03), no Ginásio Maracanãzinho, no Rio de Janeiro (RJ), às 21h15, logo após a partida do Pinheiros contra o Halcones Xalapa (MEX), que começa às 19h00. Os vencedores das respectivas partidas farão a grande final da Liga das Américas 2014, no sábado (22/03), às 21h15. Quem levar a melhor na decisão ficará com o título e de quebra disputará a Copa Intercontinental de Clubes contra o campeão da Europa.

“Se ganharmos a Liga das Américas garantiremos uma vaga na Copa Intercontinental, que é uma competição que não só eu mas que nenhum outro jogador do Flamengo já participou. É algo que nos empolga mais ainda na busca desse título da Liga das Américas”, finalizou Marquinhos.

Confira as datas e os horários das partidas do Final Four da Liga das Américas 2014:

Sexta-feira (21/03)

19h – Pinheiros/SKY x Halcones Xalapa (MEX)
21h15 – Flamengo x Atlético Aguada (URU)

Sábado (22/03)

19h – Disputa de 3º lugar – Perdedor do Jogo1 x Perdedor do Jogo 2
21h15 – Final – Vencedor do Jogo 1 x Vencedor do Jogo 2