#JOGAJUNTO

NBB Caixa

Expectativas superadas

23-04-2013 | 12:43
Por Liga Nacional de Basquete

Depois de passar por sua pior temporada na história, no NBB4, Vila Velha renova elenco para a quinta edição e termina o ano com saldo positivo; veja os destaques

Vila Velha conquistou o maior número de vitórias em sua trajetória no NBB (João Pires/LNB)

Assim como qualquer pessoa, projeto, ou instituição, o basquete do Vila Velha/Garoto/UVV está crescendo cada vez mais. Com um elenco mais experiente e jogadores de mais alto nível, o time capixaba alegrou sua calorosa e fanática torcida com excelentes resultados e jogadores, que como sempre, abraçou a equipe nesta temporada, a mais vitoriosa da história do time no NBB.

Nas mãos do competente técnico Daniel Wattfy, o esquadrão canela-verde terminou na 16ª posição, com dez vitórias em 34 partidas (29,4% de aproveitamento), o maior número de triunfos na história do time na competição nacional. Porém, o desempenho desta quinta edição do torneio nem se compara ao fiasco do NBB4, em que o time do Espírito Santo apresentou sua pior campanha no torneio, amargando a última posição, com apenas um resultado positivo em 27 confrontos (3,6% de aproveitamento).

Tudo isso, no entanto, é página virada para o Vila Velha, que começou uma nova caminhada no NBB. A má colocação da equipe é algo pode ser colocada em segundo plano, tomando por base os valores positivos apresentados pelo time do Espírito Santo. O primeiro dado foi a contratação de peças importantes, como os armadores Alexandre Pinheiro e Jay Parker, do cubano Allen Jemmott, além do ala Benzor Simmons, cestinha da equipe e que representou o time capixaba no Jogo das Estrelas 2013, jogando pelo NBB Mundo.

Benzor Simmons foi o quarto cestinha do NBB5, com média de 18,53 pontos por jogo (João Pires/LNB)

“No inicio, tivemos dificuldades, tivemos um começo meio conturbado, mas porque não imaginávamos o que poderíamos criar. Mas aos poucos fomos crescendo. Foi fundamental essa junção da experiência com o maior nível técnico. Eles adotaram a ideia, os jogadores foram aplicados, isso foi muito importante. Conseguimos explorar a individualidade dos nossos jogadores e os resultados foram aparecendo”, afirmou Daniel Wattfy.

Em uma temporada marcada pelo total equilíbrio entre as equipes, jogos emocionantes que fizeram a torcida canela-verde se orgulhar de seus representantes, como a magistral vitória sobre o atual tricampeão do NBB, UniCEUB/BRB/Brasília, no primeiro turno, no Ginásio “Tartarugão”, por 94 a 85. Os capixabas também desbancaram o até então líder invicto do campeonato, Paulistano/Unimed, que mesmo jogando em casa, foi superado pelo Vila Velha, por 90 a 80.

“Essa temporada ficou marcada pelo alto nível técnico da nossa equipe, fizemos jogos muito bons, como a vitória contra Brasília, como a vitória sobre o então líder, Paulistano, fora de casa.  Jogamos de igual pra igual com todas as equipes, tanto dentro, como fora de casa. Tem jogos que a nossa torcida, com certeza, demorará para esquecer. Encaixamos um grupo mais experiente, com qualidade técnica melhor também e, além disso, todo mundo encarou de frente os objetivos e as adversidades”, disse Daniel.

O reconhecimento do público para com o Vila Velha foi destacado pelo treinador, que acredita em um crescimento maior ainda da equipe. Certamente, a torcida canela-verde apoiará o time em qualquer situação que estiverem, e prontos para conduzir os jogadores a mais uma boa temporada.

“Superamos as expectativas de todos aqui. Temos o reconhecimento das pessoas aqui, mas também temos o reconhecimento das pessoas de fora, que é muito bom para nós. O ano foi marcante para o Vila Velha e espero que isso possa gerar frutos para o time no futuro. É claro, que com um pouco mais de tempo, recursos, organização podemos crescer muito”, finalizou Daniel Wattfy.