#JOGAJUNTO

LDB

Fazer o bem

03-12-2014 | 09:59
Por Liga Nacional de Basquete

No dia de folga na tabela da 2ª etapa, jogadores e técnicos da LDB 2014 têm dia diferente e participam de ações sociais em Joinville e Recife

Todo dia é dia de fazer o bem, e os jogadores da edição de 2014 da Liga de Desenvolvimento de Basquete tiveram a oportunidade de sentir na pele a sensação de levar alegria àqueles que precisam tomar a maior parte do seu tempo com a preocupação de seguir adiante com tratamento médico. Na manhã e tarde desta quarta-feira (03/12), os jovens atletas disputando a segunda etapa do campeonato sub-22 em Joinville (SC) e Recife (PE) participaram de ações sociais no dia de folga da segunda etapa.

Pela manhã, os jogares e a comissão técnica de todos os times na sede de Joinville fizeram uma visita à ARCD – Associação de Reabilitação da Criança com Deficiência. A instituição, que é parceira da AACD – Associação de Assistência à Criança com Deficiência, atende a mais de mil pacientes, com mais de três mil consulta mensais.

A ARCD é uma entidade privada, sem fins lucrativos que tem a missão de promover a prevenção, habilitação e reabilitação de crianças e adultos com deficiência física tendo em vista valores de responsabilidade social, respeito ao ser humano e suas diferenças, ética, qualidade, eficácia, competência e transparência.

“A instituição foi construída em 2005, em parceira com o TeleTon. Em 2006, foi inaugurada e começou a fazer o atendimento de pacientes com deficiência de Joinville e também de toda a região. A AACD nos ajuda na capacitação dos nossos profissionais, em uma melhor preparação para atender nossos pacientes. Todos os atendimentos são gratuitos. Aqui, não temos o objetivo de curar ninguém, mas sim recoloca-los na sociedade, dando uma vida normal para cada um de nossos pacientes”, explicou Caroline de Carli, que trabalha como auxiliar administrativa da instituição.

Em Joinville, os jogadores conheceram as dependências da ARCD e tiveram um momento de interação com as crianças. Um dos principais objetivos dessas ações é levar a consciência de pensamento no próximo e valorização da vida.

“Muito bacana participar de ações assim, muito importante ver a realidade de outras pessoas e trocar essas experiências. Gostei muito de participar, espero que nossa visita estimule ainda mais as crianças, porque ver a dedicação delas em evoluir é muito motivador”, explicou o ala Pedro Macedo, do Mogi das Cruzes/Helbor, segundo cestinha da LDB 2014 e um dos atletas que participou da visita.

Na sede de Recife, o local de visita foi o NACC, uma organização de apoio de crianças, adolescentes e jovens em tratamento de câncer. A instituição existe há 12 anos e foi criada por um grupo de médico com o objetivo de atender pessoas que precisam de cuidado durante o período em que o tumor está sendo tratado.

No local trabalham voluntários e funcionários em regime normal, sendo esses, por exemplo. os médicos, o fisioterapeuta e a fonoaudióloga. Durante o dia, as crianças tem à sua disposição uma estrutura de qualidade para descansar, brincar e desenvolver habilidades cognitivas, além de poderem estudar na escolinha da instituição.

Na tarde desta quarta-feira, os jogadores da LDB e alguns técnicos puderam presenciar um pouco da realidade dos pequenos, muitos deles já em tratamento quimioterápico.

“Esse tipo de visita é muito gratificante. Para as crianças, porque eu acho que é legal eles terem um momento de relaxar conosco, mas é muito mais satisfatório para nós, que viemos aqui e pudermos dar um pouco de alegria para essa garotada. Nos sentimos mais humanos, já que na correria dos jogos esquecemos de dar um pouco para quem necessita. É uma iniciativa muito legal da Liga Nacional de Basquete e ficamos muito felizes por poder participar e contribuir com momentos como esses com as crianças, pois sabemos que elas podem levar para sempre”, afirmou Hudson, técnico do Paschoalotto/Bauru.