#JOGAJUNTO

Mais basquete

Fervendo

15-10-2014 | 07:37
Por Liga Nacional de Basquete

Limeira acerta 18 bolas de 3 pontos, derrota Importadora Alvarado (EQU) com tranquilidade e fica bem perto da classificação à próxima fase da Liga Sul-Americana

Nesta quarta-feira, o Winner/Limeira literalmente fez chover em Montevidéu (URU). Fervendo nas bolas de 3 pontos, a equipe do técnico Dedé Barbosa deu um passo importante rumo à classificação para a próxima fase da Liga Sul-Americana 2014 ao bater o Importadora Alvarado (EQU), com tranquilidade, por 98 a 57.

Após o resultado positivo, o time paulista assumiu a liderança do Grupo C, com duas vitórias em duas partidas (100% de aproveitamento), e está com a mão na vaga. Com a inesperada derrota do anfitrião Aguada (URU) para o Argentino de Junin (ARG), por 84 a 75, os limeirenses vão para a última rodada da chave podendo perder para os uruguaios por até 18 pontos de diferença que ainda sim se classificarão. O decisivo duelo contra o Aguada será nesta quinta-feira (16/08), às 20 horas, com transmissão ao vivo através dos canais SporTV.

Outra situação que pode classificar automaticamente a equipe limeirense é uma vitória do Importadora Alvarado (EQU) sobre o Argentino de Junin (ARG), jogo que também acontecerá nesta quinta, às 17h45. Se isso acontecer, a equipe de Limeira pode ser derrotada pelo Aguada por qualquer placar que estará assegurada na próxima fase da competição.

O Limeira, de Ronald Ramon, não encontrou dificuldades para bater o Importadora Alvarado, nesta quarta-feira (Marcelo Figueras/FIBA Américas)

O Limeira, de Ronald Ramon, não encontrou dificuldades para bater o Importadora Alvarado, nesta quarta-feira (Marcelo Figueras/FIBA Américas)

Aproveitando a fragilidade defensiva do adversário, a equipe de Limeira abusou e usou dos tiros de longa distância e terminou o confronto com incríveis 18 arremessos de 3 pontos, sendo 11 deles no primeiro tempo, e aproveitamento de 49% (18-37), com destaque para Matheus Dalla, autor de 22 pontos, com quatro bolas de 3.

Outros destaques do tranquilo triunfo limeirense no duelo ficaram por conta dos jovens Deryk Ramos, que assim como no duelo anterior, marcou 13 pontos, e Higor Lima, que saiu do banco de reservas e anotou 12 pontos, vindos de quatro bolas de 3 pontos em seis arremessadas (67% de aproveitamento), mesma pontuação do ala/pivô norte-americano Chris Hayes.

Quem também apareceu bem pelo lado do time vencedor foi o armador dominicano Ronald Ramon, que registrou 11 pontos, o ala/armador norte-americano David Jackson, com dez tentos e cinco assistências, o pivô Bruno Fiorotto, autor de oito pontos e 14 rebotes, e do armador Nezinho, que apesar de ter feito apenas três pontos, distribuiu nove assistências.

+Clique aqui e confira as estatísticas completas da partida

O duelo começou bastante movimentado e teve seu início marcado pela correria e alto ritmo de jogo. No entanto, Limeira conseguiu se sobressair na primeira etapa graças a um fundamento: a bola de 3 pontos. Com seis arremessos de longa distância em sete tentados (85,7% de aproveitamento), a equipe paulista se distanciou no placar e venceu o período inicial, por 32 a 19.

Jovem armador Deryk mais uma vez guardou 13 pontos na Sul-Americana (Marcelo Figueras/FIBA Américas)

Limeira promoveu uma verdadeira chuva de bolas de 3 pontos (Marcelo Figueras/FIBA Américas)

Da mesma maneira que na etapa anterior, os limeirenses seguiram baseando seu jogo nos tiros de 3 pontos e foram ampliando sua diferença,  que rapidamente pulou para a casa dos 20 pontos (41 a 20).O Importadora Alvarado, por sua vez, até tentou complicar a vida do time brasileiro através do bom momento do pivô John Ruffus, porém, de nada adiantou e o Limeira foi para os vestiários na frente, por 51 a 34.

Mesmo estando com 17 pontos de frente, a equipe do técnico Dedé Barbosa não tirou o pé do acelerador e simplesmente acabou com o jogo na terceira etapa. A cada minuto que passava a vantagem limeirense aumentava, até que, ao final do terceiro período, a margem perante aos equatorianos foi de incríveis 40 pontos, placar de 85 a 45.

No último quarto, a agremiação do interior paulista aproveitou para dar ritmo de jogo aos atletas do banco de reservas, caso dos jovens Higor Lima e Matheus Pereira. Apesar de não estar com força máxima em quadra, o Limeira não deixou o ritmo cair, manteve a diferença na casa dos 40 pontos e encerrou o duelo com o largo placar de 98 a 57.

Confira a tabela completa do Grupo C da Liga Sul-Americana 2014:

– Sede: Montevidéu – Uruguai

14/10 (terça-feira)
Argentino de Junín (ARG) 63 x 77 Winner/Limeira
Aguada (URU) 106 x 81 Importadora Alvarado (EQU)

15/10 (quarta-feira)
Importadora Alvarado (EQU) 57 x 98 Winner/Limeira
20h – Aguada (URU) 75 x 84 Argentino de Junín (ARG)

16/10 (quinta-feira)
17h45 – Argentino de Junín (ARG) x Importadora Alvarado (EQU)
20h – Aguada (URU) x Winner/Limeira (ao vivo no SporTV3)