#JOGAJUNTO

NBB Caixa

FilmeRepetido

30-03-2017 | 04:02
Por Liga Nacional de Basquete

Macaé reencontra Minas em uma decisão neste sábado para definir última vaga nos playoffs do NBB CAIXA: “é um momento especial”

Em 2013/2014, Macaé e Minas se enfrentaram nas oitavas de final: 3 a 1 para os macaenses (Raphael Bózeo/Macaé Basquete)

A saga do Macaé Basquete na atual edição do NBB CAIXA está parecendo um filme. E o “vilão” na decisão pela última vaga nos playoffs é bastante conhecido: o Minas Tênis Clube. Em 2014/2015, a equipe macaense estreou nos playoffs sendo o 12º colocado da fase de classificação e teve como adversário justamente o time minastenista. O resultado foi histórico: 3 a 1 para os comandados do técnico Léo Costa.

A classificação às quartas foi memorável para o esquadrão da Capital do Petróleo. Agora, as duas equipes estarão frente a frente mais uma vez para uma decisão, desta vez decidindo quem ficará com a última vaga nos playoffs. O crucial duelo será neste sábado (01/04), no Ginásio Juquinha, em Macaé (RJ), às 14 horas (de Brasília).

Minas e Macaé chegam para a última rodada da fase de classificação com campanha idêntica de sete vitórias e 20 derrotas (25,9% de aproveitamento). No momento, o clube de Belo Horizonte ocupa a 12ª colocação devido ao triunfo no primeiro turno na Arena Minas, por 86 a 78. No entanto, o resultado anterior não importa, e neste sábado, quem ganhar vai aos playoffs.

“Precisamos coroar isso com uma vitória e a classificação aos playoffs”, disse o técnico Léo Costa (Paulo Fernandes/Vasco)

“A gente tem encarado cada partida como uma final. Esse jogo é decisivo para nós. Todos estão muito concentrados para essa partida. A vitória contra Brasília foi importantíssima. Mas sabemos que não temos nada a comemorar”, comentou o técnico Léo Costa.

“Precisamos estar concentrados, mas confiantes pela forma que estamos jogando e pelo envolvimento da torcida, da cidade. É um momento especial da equipe e precisamos coroar isso com uma vitória no sábado e a classificação aos playoffs” completou o treinador do Macaé.

Desde o início da atual temporada, o Macaé esteve na zona de classificação aos playoffs somente uma vez – na primeira rodada (12º). A partir de então, foram longas 26 rodadas fora do grupo dos 12 primeiros colocados e ainda lutando contra o rebaixamento durante toda a competição, chegando, inclusive, a ocupar a lanterna em duas oportunidades.

Mas a equipe cresceu no momento decisivo do campeonato e conquistou quatro vitórias nos últimos seis jogos, contra LSB/Uniso e Universo/Vitória fora de casa, e em casa contra Banrisul/Caxias Basquete e UniCEUB/BRBCARD/Brasília em casa, este na rodada passada, por 87 a 74, diante de um Juquinha fervoroso.

Com isso, o gostinho de entrar no G-12 pode vir na melhor hora possível. Para isso acontecer, a equipe do técnico Léo Costa precisa vencer o confronto direto com o Minas, o que promoveria seu retorno aos playoffs depois de duas temporadas.

Macaé venceu 4 dos últimos 6 jogos, o último deles contra Brasília (Raphael Bózeo/Macaé Basquete)

“Estamos trabalhando da mesma forma como no início da competição. Sabíamos que as dificuldades apareceriam, somos uma das únicas equipes que reformulou o elenco inteiro em relação ao ano anterior. Trocamos todos os atletas. É um processo natural de amadurecimento da equipe. Felizmente crescemos na hora certa do campeonato”, comentou o técnico do Macaé, Léo Costa.

O NBB CAIXA é uma competição organizada pela Liga Nacional de Basquete (LNB), em parceria com a NBA, e conta com o patrocínio master da CAIXA, os patrocínios da SKY, Nike e Avianca e o apoio do Ministério do Esporte.