#JOGAJUNTO

NBB Caixa

Dever de casa feito

03-05-2024 | 11:36
Por Juvenal Dias

Com dores na costela, Gabriel Jaú anota 22 pontos e é o destaque do Flamengo na vitória sobre o Fortaleza B.C./CFO que deu a vantagem ao Mengão nas quartas de final do NBB CAIXA

Começou a terceira das quatro quartas de final do NBB CAIXA com um confronto agradável de se assistir entre Flamengo e Fortaleza B.C./CFO. Em um duelo com muitas alternâncias e estilos de jogo diferente, o Mengão venceu por 79 a 71 o Carcalaion, dentro do ginásio do Tijuca, e largou em vantagem no confronto melhor de cinco jogos. O time Rubro-Negro, agora, viaja em busca de ampliar a vantagem, já o time cearense usará o apoio de sua torcida para tentar igualar a contagem.

Gabriel Jaú converteu 9 de 14 nos arremessos de quadra e pegou 8 rebotes, com dor na costela. Foto: Gilvan de Souza/ CRF

Gabriel Jaú mostrou porque é um dos melhores atletas do basquete nacional da atualidade. Durante a partida, revelou que sofreu uma pancada nas costelas, ainda contra o Botafogo nas oitavas, e jogou sentindo dores no local. Mesmo assim, foi o cestinha do embate nesta sexta-feira (03/05), com 22 pontos e foi quem mais pegou rebotes no garrafão, oito, igualando o que coletou Olivinha, seu companheiro de Flamengo. Aliás, havia uma expectativa para que o “Deus da Raça” chegasse à marca de 7000 pontos na história do NBB CAIXA, sendo o quarto a chegar nessa marca. Porém, não ocorreu nesse primeiro embate, anotou quatro dos oito pontos que faltava.

No duelo dos times com mais acertos de bolas de dois pontos na temporada 2023/24, o Flamengo manteve a característica e converteu 24 em 35 (68,6%), enquanto o Fortaleza colocou 14 das 28 (50%), mas decidiu investir em um jogo fora do perímetro, com 33 arremessos de três pontos. No entanto, seu aproveitamento foi de 36,4%, com 12 convertidas. O Flamengo arriscou 24 e 8 entraram, fazendo um aproveitamento parecido (33,3%).

O Fortaleza começou com muita intensidade e se impondo nos primeiros momentos. Terminou o primeiro quarto na frente por três pontos. Sua resistência durou por mais metade de outro quarto. Até que o Flamengo tomou à frente em definitivo, chegou a abrir 14 pontos de frente no quarto quarto. O Carcalaion, valente, ainda lutou e dificultou o final da partida, mas o Mengão sustentou parte da margem obtida para abrir 1 a 0 no duelo.

A próxima partida será no Centro de Formação Olímpica, em Fortaleza, na terça-feira (07/03), às 19h30. O jogo terá transmissão do sportv, da FlaTV+ e do NBB Basquetpass.

“Foi muito importante começar com uma vitória, sabemos que serão jogos muito duros lá (em Fortaleza). A equipe deles é muito experiente, os norte-americanos são muito bons também. Nós precisamos ter cuidado. Fizemos nosso dever de casa, agora vamos tentar mais duas vitórias lá”, comentou o destaque da partida, o ala/pivô Gabriel Jaú.

“Eu fico sem palavras para retribuir todo esse carinho que a Nação Rubro-Negra tem comigo, sempre foi dessa maneira, esse anos está sendo especial por conta da minha aposentadoria no final da temporada, mas estou feliz demais. Sempre que visto o manto me transformo, a torcida sabe que tento representá-los da melhor maneira possível, acho que por isso que eles têm um carinho muito grande, pela entrega que dou todas as vezes em quadra”, declarou Olivinha ao sportv depois da partida, que comemorou muito com a torcida após a partida puxando os gritos da arquibancada.

Loku Cuello, falou também para as redes sociais do time flamenguista: “Começamos o playoff do NBB CAIXA ganhando aqui em casa, acho que foi muito importante, mas já temos que mudar o foco, é uma série com muita intensidade,, Cada jogo vai mudando alguns aspectos, temos que estar focados nisso e manter nossa intensidade”.

“Playoff é muito equilíbrio, vimos hoje isso, vai ser essa a tendência, acho que para os cinco jogos, claro que queremos fechar antes, mas não dá para pensar na terceira vitória, sem fazer a segunda. Temos que fazer de tudo para ser superiores a eles lá em Fortaleza, que é um lugar muito duro de se jogar”, alertou o técnico Gustavinho de Conti.

No lado do Fortaleza B.C/CFO, Eddy foi um dos quatro jogadores que atingiram dois dígitos na pontuação, com 10 pontos, além de pegar cinco rebotes. O pivô comentou a derrota fora de casa: “A equipe do Flamengo é muito qualificada, sabíamos que era um jogo difícil, deixamos eles matar algumas bolas de contra ataque, agora é corrigir isso. Apesar desses erros, mostramos a força do nosso grupo, fizemos uma boa partida, mas não saímos com a vitória, eles fizeram o dever de casa deles. Agora são dois jogos lá em Fortaleza para a gente tentar uma vitória e seguirmos na série”.

O armador Sebastian Orresta liderou o time do Fortaleza B.C./CFO nos pontos (14), nos rebotes (7) e nas assistências (3) com 20 de eficiência. O argentino também trouxe sua visão do confronto: “Foi um jogo duro, muito físico. No primeiro tempo, acho que jogamos muito bem, teve bastante equilíbrio. Mas, no segundo tempo, cometemos muitos erros que eles souberam aproveitar. Tivemos uma diferença de 14 pontos que foi bem difícil de reduzir”.

NBB CAIXA é uma competição organizada pela Liga Nacional de Basquete com patrocínio máster da Caixa Econômica Federal e Loterias Caixas, parceria do Comitê Brasileiro de Clubes (CBC) e patrocínios oficiais Sportsbet.io, Penalty, EMS e UMP e apoio IMG Arena, Genius Sports, EY e NBA.