#JOGAJUNTO

BCLA / Champions Américas

Na luta pelo Bi

13-02-2024 | 09:56
Por Juvenal Dias

Na BCLA, o Sesi Franca e o Flamengo continuam na disputa e conheceram seus adversários das quartas de final, respectivamente, Hebraica y Macabi e Obras Sanitarias e decidem em casa

Nesta segunda-feira (12/02) teve fim a fase de grupos da Basketball Champions League Américas e, com isso, a definição dos classificados às quartas de final da edição 2023/24. O Flamengo foi o primeiro do grupo C e enfrentará o Obras Sanitarias (ARG), que foi o segundo do grupo D. Neste mesmo grupo, o Sesi Franca foi o primeiro colocado e terá o Hebraica y Macabi (URU), que classificou no grupo do Rubro-Negro, em seu caminho. O São Paulo estava no grupo B, venceu na última partida da primeira fase, mas ficou fora e volta suas atenções exclusivamente para o NBB CAIXA. Já os outros dois brasileiros seguem na busca do bicampeonato da competição sul-americana.

Franco Balbi, do Flamengo, e Lucas Dias, do Sesi Franca, durante vitórias de seus times na BCLA. Fotos: BCLA

O primeiro clube que conquistou a vaga para os mata-matas da BCLA antecipadamente foi o Sesi Franca. A equipe terminou a campanha da primeira fase com cinco vitórias e uma derrota, 83,3% de aproveitamento. Na janela das quartas de final, a equipe de Helinho Garcia enfrentará os uruguaios do Hebraica y Macabi entre os dias 04 e 11 de março, em uma melhor de três, com o primeiro jogo fora, o segundo em casa e, caso haja necessidade de desempate, a decisão será no Pedrocão. O treinador analisou seu próximo adversário no torneio:

“O Hebraica y Macabi é uma equipe de muita qualidade, que fez uma fase de classificação duríssima, em um grupo igualmente difícil, e conquistaram sua classificação. Tem alguns jogadores que conhecemos, caso do (Luciano) Parodi, que já jogou conosco e sabemos a qualidade que tem. É uma equipe que exige um preparo bem especial para estudarmos a forma de nos defendermos e podermos ganhar, acima de tudo, o primeiro jogo. Em um playoff melhor de três, sabemos o quanto cada jogo é importante visando a classificação. Estamos muito motivados e confiantes para entrar nesse playoff”. Os uruguaios tiveram a mesma campanha do que o Boca Juniors, com duas vitórias e quatro derrotas, mas avançaram pelo confronto direto.

Da mesma forma que o Sesi Franca, o Flamengo classificou-se com a primeira colocação do grupo e cinco vitórias e uma derrota. Seu adversário das quartas de final será o argentino Obras Sanitarias, que teve quatro vitórias e duas derrotas no grupo da equipe francana. Então, a vida do Rubro-Negro na BCLA será decidida com uma partida na Argentina e outras duas, caso necessário o desempate, no Maracanãzinho.

Por fim, o São Paulo chegou para a última janela da fase de grupos com a necessidade de vencer as duas partidas para continuar sonhando em seguir na competição. Venceu o Nacional (URU), mas teve sua situação complicada com a vitória dos uruguaios perante o Quimsa. Com isso, não bastava vencer os argentinos, teria que abrir uma diferença de 19 pontos para assegurar uma das vagas. Todavia, a vitória veio, mas com a margem de 12 pontos e o Tricolor amargurou uma eliminação precoce da competição sul-americana. Todos do grupo B terminaram com três vitórias e três derrotas. O Quimsa passou em primeiro e terá o Real Estelí (NIC), enquanto o Nacional encara o Halcones de Xalapa (MEX).

Ao final da partida desta segunda-feira, o ala/armador são-paulino Corderro Bennet avaliou o desempenho do time:

“Nos últimos jogos da BCLA, nós jogamos bem. Nos dois jogos em Santiago del Estero foi quando fomos eliminados. Essas vitórias de agora servem para seguirmos firmes no NBB CAIXA. Na hora certa, nós teremos progresso e vamos crescendo. Agora estamos completos, sem desfalques e podemos crescer muito”.

Ansaloni em sua luta dentro do garrafão, buscando uma bandeja para o São Paulo. Foto: BCLA

O destaque da partida foi Ralfi Ansaloni, que anotou 20 pontos e 28 de eficiência. O pivô foi um dos que mais brigaram em quadra e lamentou a não classificação do Tricolor:

“Nosso time está de parabéns, jogando contra uma forte equipe e bem treinada. Estamos em uma evolução muito grande. Tivemos dificuldades no começo da temporada com muitas lesões, não conseguimos ter uma sequência. Agora, nosso time está completo, viemos em uma crescente grande, precisamos manter para chegar mais à frente e alcançarmos nossos objetivos. Sabíamos que seria muito difícil, hoje não faltou nada, nós nos dedicamos, nos empenhamos, faltou os pontos mesmo para nos classificarmos, mas pagamos por nossas lesões lá atrás, na primeira janela tomamos uma diferença muito grande. No NBB CAIXA, somos finalistas da última edição, nosso objetivo é chegar novamente e estamos em evolução para isso”.

Confira os confrontos das quartas de final da BCLA:

  • Sesi Franca* x Hebraica y Macabi (URU);
  • Halcones de Xalapa* (MEX) x Nacional (URU);

_

  • Quimsa* (ARG) x Real Estelí (NIC);
  • Flamengo* x Obras Sanitarias (ARG).

*Decidem em casa