#JOGAJUNTO

NBB Caixa

Flamengo e Universo decidem título do NBB

26-06-2009 | 05:31
Por Liga Nacional de Basquete

Primeiro campeão do torneio será conhecido neste domingo, na HSBC Arena, no Rio. O quinto jogo da série melhor-de-cinco começa às 10 horas

Divulgação/LNB

O Novo Basquete Brasil (NBB) chega ao fim neste domingo com o confronto decisivo entre Flamengo e Universo/BRB/Financeira. A partir das 10 horas, as duas equipes disputam o quinto e último confronto da série melhor-de-cinco, na HSBC Arena, no Rio de Janeiro, com transmissão ao vivo pela SporTV e flashes na TV Globo. O campeonato brasileiro masculino é organizado pela Liga Nacional de Basquete (LNB), em parceria com a Rede Globo.

Quinto jogo

Para os técnicos finalistas, a decisão no quinto jogo reflete o nível da competição. “Todas as equipes se preocuparam em fazer o melhor e havia muitos times credenciados para o título”, lembra Lula Ferreira. “O Flamengo fez uma campanha irrepreensível, mas nós também estamos muito preparados. Agora, eu espero que a gente consiga jogar o que sabe e pode para conquistar este título”, acrescenta.

Paulo Chupeta lembra que uma série definida por 3 a 0 era muito improvável na fase como, alías, ficou confirmado com o empate por 2 a 2 e o quinto jogo. “Foram os dois times que repatriaram jogadores (Baby, no Flamengo, e Alex, no Universo) e tem o trabalho do Lula lá e o nosso aqui. Com isso, quem ganhou foi o basquete brasileiro. O NBB acertou em cheio e este é um grande momento para o esporte.”

Casa cheia e rivalidade

Com expectativa de casa cheia mais uma vez, as duas equipes repetem a final do ano passado, confirmando uma nova rivalidade no basquete. “Caímos juntos na chave da Liga das Américas e lá nós vencemos, são duas equipes fortes, com jogadores importantes. Isso só dá mais emoção à decisão. Temos uma rivalidade positiva e sadia para o basquete nacional”, avalia Lula. Sua equipe foi vice-campeã brasileira na temporada passada, contra o Flamengo, e campeã das Liga das Américas neste ano.

Campeão brasileiro em 2008 com o Flamengo, Paulo Chupeta acrescenta que o novo eixo de rivalidade repete uma tradição brasileira. “Sempre tivemos grandes rivalidades no basquete, com o Vasco, as equipes paulistas… como tinha antigamente. Mas tudo isso é muito bom.”

Fator psicológico

“O que precisava já foi treinado, são só ajustes finais. Nossos jogadores estão focados e confiantes e têm consciência da situação. Temos capacidade de vencer, sim e já demonstramos isto”, acrescenta Lula.

Para conquistar o título, os dois treinadores são unânimes: a cabeça será fundamental. “Quem errar menos conseguirá o resultado”, resume Chupeta. “Nossos garotos conhecem sua responsabilidade, assim como os deles. Como sempre, a decisão será nos detalhes.”

O que dizem os jogadores

Quem estará em quadra concorda que o equilíbrio da série vai se repetir nesta partida. “As duas equipes estão de parabéns e nenhum resultado será surpreendente”, avalia o pivô Estevam. “Nós temos de imprimir nosso ritmo e fazer a nossa parte.” O armador Ratto, seu companheiro no time, acrescenta que é hora de o grupo mostrar toda sua capacidade. “Um sabe como o outro joga e só espero que seja o nosso dia. Temos de colocar em prática nossa união, qualidade e técnica.”

O pivô Baby pede concentração ao rubro-negro. “Precisamos jogar focados e manter o bom trabalho que temos feito até aqui. Não vai mudar muita coisa para este jogo. Só esperamos que o jogo role livre em quadra.”

Torcida Universo

A diretoria do Universo vai montar um telão no ginásio da Asceb, em Brasília (DF), para que seus torcedores possam acompanhar a decisão do NBB ao vivo. A transmissão começa às 10 horas e a entrada é livre.

Playoff final

Jogo 1 – Universo/BRB/Financeira Brasília 74 x 81 Flamengo
Jogo 2 – Flamengo 71 x 81 Universo/BRB/Financeira Brasília
Jogo 3 – Flamengo 99 x 78 Universo/BRB/Financeira Brasília
Jogo 4 – Universo/BRB/Financeira Brasília 82 x 78 Flamengo

INGRESSOS

Os ingressos para o quinto e último jogo da final do NBB estão à venda pela internet (www.ingressofacil.com.br), na bilheteria da HSBC Arena e em outros cinco postos.

Postos de venda:
Horário: das 10 às 20 horas
– HSBC Arena: Av. Embaixador Abelardo Bueno, 3401 – Barra da Tijuca
– Clube de Regatas do Flamengo: Avenida Borges de Medeiros, 997 – Gávea
– Sede do Fluminense: Rua Álvaro Chaves, 41 – Laranjeiras
– Campo do São Cristóvão: Rua Figueira de Melo, 200 – São Cristóvão
– Terra Encantada: Avenida Ayrton Senna, 2800 – Barra da Tijuca
– Estádio do Maracanã (Bilheteria 5): Rua Enrico Rabelo, S/N – Maracanã

Preços
– Cadeira premier (nominativa e numerada): sob consulta – call center (11) 4003 2245
– Camarotes corporativos: sob consulta (21) 3035 9155, falar com Hooper Albukerq
– Cadeira nível 1 lateral: 80,00
– Cadeira nível 1 fundo: 40,00
– Camarote lateral: 80,00
– Camarote fundo: 40,00
– Cadeira nível 3: 20,00 e 5,00 com camisa Fla Basquete