#JOGAJUNTO

Champions Américas

Sexta decisivana Champions

19-12-2019 | 06:11
Por Liga Nacional de Basquete

Franca enfrenta duelo decisivo em busca de uma vaga na próxima fase, enquanto Flamengo, já classificado, luta pela primeira colocação do Grupo C

A fase derradeira das equipes brasileiras na Basketball Champions League Américas se aproxima. Nesta sexta-feira (20/12), Flamengo e Sesi Franca Basquete entram em quadra pela última rodada da primeira fase da competição. 

Com três equipes brasileiras na competição, Flamengo e Mogi das Cruzes já garantiram uma vaga na próxima fase. Enquanto isso, o Franca luta pela segunda colocação do Grupo B. 

A equipe da capital do basquete perdeu nesta última terça-feira para o Quimsa, da Argentina, por 98 a 92. Mesmo com a derrota, o ala/pivô Lucas Dias se destacou no confronto, com direito a um duplo-duplo de 28 pontos e 13 rebotes (30 de eficiência). 

Com esse resultado, o time comandado por Helinho Garcia precisa de uma vitória no confronto direto com com o Aguada, do Uruguai, para garantir a vaga na segunda colocação do Grupo B para a próxima fase da competição. 

Franca precisa de uma vitória sobre o Aguada para conseguir a classificação para a próxima fase da Champions Américas (Divulgação/FIBA)

O duelo acontecerá nesta sexta-feira (20/12), em solo uruguaio, no Ginásio Palácio do Peñarol, às 19h. No primeiro confronto entre os dois, no Pedrocão, terminou com vitória dos francanos, por 95 a 94.

Para Helinho Garcia, treinador do Franca, a partida será dura e exigirá 100% de foco da equipe como um todo. 

“Sim, será uma partida dura. Temos que entrar concentrados para que consigamos aplicar uma boa defesa e, a partir disso, seguir com o nosso trabalho ofensivo com as oportunidades que teremos. Temos uma equipe com vários jogadores que podem pontuar e temos que seguir trabalhando”, afirmou. 

Já o Flamengo vive uma fase mais tranquila. A equipe comandada por Gustavo De Conti lidera o Grupo C com a campanha invicta de três vitórias em três jogos. 

Agora, o rubro-negro carioca terá pela frente o Instituto Cordoba, da Argentina, na luta pela primeira colocação do Grupo C. A partida que acontece também nesta sexta-feira (20/12), às 20h30, na Arena Carioca 1 com transmissão ao vivo no DAZN.

“O confronto será na frente do nosso torcedor. Vamos buscar fazer um bom trabalho para sair com a vitória e consequentemente com a liderança do grupo para termos a vantagem na próxima fase.Será um jogo duro, a partida lá na Argentina foi difícil e a nossa equipe se manteve focada os 40 minutos do jogo para sair com uma vitória lá”, afirmou o ala/pivô Olivinha, do Flamengo. 

Flamengo pode se classificar em primeiro no Grupo C mesmo em caso de derrota (Divulgação/FIBA)

Em caso de vitória, o Flamengo garante a primeira colocação no grupo. Mas o posto de melhor do grupo também pode vir em caso de derrota, isso por que o time carioca bateu a equipe argentina no primeiro duelo entre os dois, por 83 a 75 – perde a primeira colocação somente se perder de mais de oito pontos ou mais. 

“Nossa equipe está bastante motivada para esse jogo. Jogaremos na frente do nosso torcedor e vamos buscar fazer valer o mando de quadra, para terminarmos essa fase na 1ª colocação do grupo, que é o nosso objetivo”, disse Olivinha.