#JOGAJUNTO

NBB Caixa

A JÓIA ARGENTINA DO MINAS!

29-09-2023 | 07:21
Por Liga Nacional de Basquete

Eleito melhor jogador sub-23 da La Liga Argentina em 2022, Franco Baralle desembarca no Minas Tênis Clube após temporadas vitoriosas no basquete argentino; confira a história do jovem armador de olho no NBB CAIXA 23/24

A estreia do Minas Tênis Clube no NBB CAIXA 2023/2024 já está batendo a porta! No dia 13/10, às 20h, os minatenistas vão ao Maracanãzinho enfrentar o Flamengo na primeira partida da elite do basquete nacional em sua nova temporada. As transmissões das partidas do NBB CAIXA serão divulgadas em breve nas redes sociais da LNB.

Após figurar no 4º lugar da Fase de Classificação e chegar às semifinais do NBB 15, além do 3º lugar na Basketball Champions League das Américas (BCLA) e das quartas de final da Copa Super 8, o elenco comandado pelo técnico Léo Costa teve mudanças para a temporada 2023/2024. Nomes importantes para a torcida minastenista não estão mais presentes, como Shaq Johnson, Alexey e Wesley Castro, contudo, novos reforços foram adicionados, como os brasileiros Rafael Mineiro e Gemerson Barbosa e três argentinos: Chuzito González, Nicolas Copello e o armador de 24 anos, considerado uma das promessas argentinas, Franco Baralle.

Franco Baralle em ação pelo Minas Tênis Clube em jogo-treino (Hedgard Moraes/MTC)

Existem histórias no basquetebol que parecem de filme, como se tudo estivesse alinhado previamente para que pessoas como Franco Baralle se tornassem jogadores do esporte da bola laranja. O primeiro clube da carreira do jovem argentino foi o Atenas (ARG), que teve Eder Baralle, seu avô, como presidente e German Baralle, seu pai, como um dos jogadores da equipe. O pequeno Franco Baralle de cinco anos crescia assistindo uma família imensamente envolvida no universo do basquete e, naturalmente, se interessou pelo assunto que suas referências depositavam todos os seus esforços.

Após passar a formação de base inteira no Atenas (ARG), Franco Baralle seguiu os passos de seus familiares e estreou com a camiseta do clube argentino na temporada 2015/2016, chegando a dividir quadra com seu pai em uma partida de sua primeira temporada na equipe. Com poucas oportunidades por conta da juventude, Franco Baralle tomou a decisão de se aventurar na segunda divisão da Argentina em busca de mais minutagem, movimento de carreira que deu resultado: Baralle se desenvolveu no Tomás de Rocamora, clube argentino conhecido por abrir oportunidades para jogadores promissores se desenvolverem, somou boas médias na equipe e voltou ao Atenas como armador titular do time de seu coração entre 2018 e 2020.

Comandar a armação de um dos clubes da primeira divisão da La Liga Argentina fez com que os holofotes do Quimsa, da Argentina, se virassem para Franco Baralle. A despedida do clube de formação foi difícil, mas entendida como necessária pelo armador e pela família – pelo Quimsa, Baralle ”explodiu’. Com o arremesso de três pontos e a boa leitura das defesas adversárias como grandes artifícios de seu jogo, Franco Baralle fez parte do elenco do Quimsa que se sagrou campeão da Basketball Champions League das Américas (BCLA) 2019/2020, foi eleito o melhor jogador sub-23 da La Liga em 2021/2022 e em 2022/2023, conquistou o título nacional da Argentina.


O papel de titular em uma das principais equipes da América do Sul trouxe para Franco Baralle a oportunidade de se aventurar no basquete brasileiro, mais precisamente no Minas Tênis Clube. Apesar desta ser a primeira experiência do argentino fora de sua terra natal, Baralle demonstrou conhecimento do elenco e da história minastenista, além de já ter entrado em quadra contra diversas equipes brasileiras, inclusive contra o próprio Minas, em confrontos pela BCLA.

‘’Sempre foi uma boa experiência vir para o Brasil e jogar contra equipes brasileiras. Um estilo de jogo totalmente diferente, mais rápido e mais físico, enquanto o basquete argentino é mais tático. Gosto de sempre estar disponível e dar assistências aos meus companheiros sempre que possível”.

Tenho muitas expectativas. É um clube com muita história, muitos bons jogadores já passaram por aqui, como o Facundo Sucatzky, argentino que é sensacional. Para essa temporada, temos um ótimo time, chegaram reforços como o Gemerson Barbosa, campeão da Liga Sul-Americana e o Rafa Mineiro, que já ganhou muitos títulos e tem muita experiência. Mantivemos nomes importantes da temporada passada, como o nosso capitão, Renan, o Vezaro e o Paranhos. Acredito que com o decorrer dos dias e das semanas vamos entender cada vez mais o plano de jogo do técnico’’, analisou Baralle.


Natural de Córdoba (ARG), Franco Baralle terá a presença de outros dois argentinos para serem seus alicerces na adaptação em uma nova cidade, novo clube e novo país. Chuzito González e Nicolas Copello, dois atletas experientes, farão ”companhia” para a joia argentina do Minas Tênis Clube, que está sonhando alto com a possibilidade de fazer história com a camiseta do time de Belo Horizonte.

Não começo nenhuma temporada pensando em prêmios individuais. A história do clube é mais importante que as histórias pessoais. Os fanáticos dos clubes lembram dos jogadores por ganharem títulos e cheguei ao Minas com essa ambição’’, finalizou Baralle. 

A melhor temporada de Franco Baralle em números foi com a camisa do Quimsa, em 2021/2022, ano em que o armador somou médias de 12.6 pontos por jogo e 40% de aproveitamento do perímetro. Com apenas 24 anos, Baralle pode se tornar uma peça importante do esquema tático de Léo Costa e terá oportunidades para demonstrar o seu basquetebol, ainda mais com o fato de que Alexey, o dono da posição minastenista nas últimas temporadas, seguiu rumos diferentes em 2023/2024.

+ Confira a tabela de jogos do NBB CAIXA 2023/2024

O NBB CAIXA é uma competição organizada pela Liga Nacional de Basquete com patrocínio máster da Caixa Econômica Federal, parceria do Comitê Brasileiro de Clubes (CBC), e patrocínios oficiais das Loterias Caixa, Sportsbet.io, Penalty, Whirlpool, UMP, Jamef e apoio da NBA, EY, IMG Arena e Genius Sports.