#JOGAJUNTO

NBB Caixa

Frente a frente novamente

20-01-2015 | 09:34
Por Liga Nacional de Basquete

Responsável pela única derrota do líder do NBB, Pinheiros volta a encontrar Limeira, nesta quarta-feira, em São Paulo (SP), com transmissão ao vivo do site da LNB

Ainda no primeiro turno, a Winner/Limeira tinha 100% de aproveitando nas sete primeiras partidas disputou no NBB 7 e estava mais do que isolado na liderança da competição. Mas foi aí que o Pinheiros/SKY entrou em cena e tratou de colocar um ponto final nesta invencibilidade, ao bater os limeirenses, fora de casa, em pleno Ginásio Vô Lucato, por 86 a 72.

Agora, nesta quarta-feira (21/01), as duas equipes se encontrarão novamente, desta vez no Ginásio Poliesportivo Henrique Villaboim, em São Paulo (SP), em duelo válido pela 16ª rodada da sétima edição do maior campeonato do país, às 19 horas (de Brasília), com transmissão ao vivo pelo site da LNB (www.lnb.com.br/tempo-real).

“Temos que tentar repetir o grande jogo que fizemos no primeiro turno. Não será fácil. A equipe de Limeira não é líder à toa e vai nos impor muitas dificuldades. Precisamos entrar muito concentrados para tentarmos impor o nosso melhor basquete”, comenta o ala Marcus Toledo, do Pinheiros.

“A gente estudou muito o time deles durante essa semana. Na partida do primeiro turno eles tiveram um aproveitamento muito alto nos arremessos de fora e também levaram vantagem nas jogadas de dupla. Estudamos muito isso e tentaremos ao máximo neutralizar essas jogadas”, comentou o pivô Bruno Fiorotto, reboteiro do Limeira no NBB 7, com média de 6,2 sobras por jogo.

Marcus Toledo, do Pinheiros, e Hayes e Teichmann, do Limeira

Pinheiros, de Marcus Toledo, conseguiu algo que nenhum time conseguiu até agora: vencer o Limeira. Será que a história se repete? (JB Anthero/Divulgação)

Apesar do grande feito alcançado, o Pinheiros faz parte do pelotão intermediário na classificação da sétima edição do NBB e ocupa o nono lugar, com sete vitórias em 14 jogos (50% de aproveitamento). Por outro lado, a equipe do técnico Marcel de Souza vem de uma crescente no campeonato e está invicta em 2015, com triunfos sobre Unitri/Pilhas Energizer e Minas.

Caso torne a bater os líderes do campeonato, o esquadrão pinheirense ultrapassará o rival da capital Paulistano/Unimed e ficará com campanha positiva de 53,3% de aproveitamento. Já se perder, ficará com 46,7% de aproveitamento e cairá para a décima posição, sendo superado pelo Palmeiras/Meltex, que tem a mesma campanha e leva vantagem no desempate por ter vencido o confronto direto.

“Nós trabalhamos forte durante essas duas semanas para buscarmos o resultado positivo, que vai nos manter em uma boa sequência e embalar ainda mais o time para a disputa do segundo turno do NBB”, concluiu o camisa 13 do Pinheiros, segundo jogador que mais rouba bolas no NBB 7, com média de 2,57 desarmes por duelo.

+Clique aqui e confira a tabela de classificação completa da temporada 2014/2015 do NBB

Se para o Pinheiros qualquer resultado lhe trará mudanças em sua posição na classificação, para Limeira não será desta forma, pois mesmo  em caso de derrota a equipe do técnico Dedé Barbosa permanecerá na liderança, e mesmo tendo um possível número igual de derrotas que o vice-líder Bauru, seguirá firme na ponta pois leva vantagem no desempate por ter ganhado o duelo direto. Os limeirenses venceram 15 dos 16 jogos que disputaram até aqui e têm aproveitamento de 93,6% de aproveitamento.

“O Pinheiros tem um time bastante homogêneo, tanto com atletas do banco quanto os que começam jogando. Praticamente todos metem bolas de fora, tem o Marcus (Toledo) também que é um cara que joga tanto de 3 (ala) quanto de 4 (ala/pivô), o Joe e o Jason são grandes finalizadores. O ponto forte deles é essa versatilidade, mas estudamos muito e estamos prontos para anular os pontos fortes deles”, completou Fiorotto, que defendeu o Pinheiros nos NBB’s 3, 4 e 5.

David Jackson, do Limeira

Pinheiros é o único adversário que resta para Limeira vencer e “fazer família” no NBB 7 (JB Anthero/Divulgação)

No entanto, uma vitória sobre o Pinheiros será marcante para os comandados do técnico Dedé Barbosa, que atingirão o feito de ter vencido todas as equipes da sétima edição do NBB, tendo em vista que o clube pinheirense é o único que ainda não foi batido pelos líderes do campeonato.

Em toda a história do NBB, as duas equipes se enfrentaram em 16 oportunidades, com nove vitórias do Pinheiros e sete do Limeira. Um fato que marcou o confronto entre os dois times foi a série oitavas de final do NBB 5, em que os limeirenses chegaram a liderar por 2 a 0 e ficar a um triunfo de avançar às quartas, mas o clube da capital não desistiu e virou o placar de maneira heroica, fechando a série em 3 a 2.

+Clique aqui e confira o histórico completo de Pinheiros x Limeira no NBB

“Está virando uma rivalidade boa e sadia entre as duas equipes. O Pinheiros sempre teve grandes times. Naquela época (NBB 5) eu e o (Rafael) Mineiro estávamos no Pinheiros e conseguimos aquela virada. Mas o Pinheiros sempre teve grandes times, assim como Limeira, por isso esse jogo será muito bom. Eles ganharam da gente na nossa casa e estão engasgados para nós. Será um grande jogo”, finalizou o pivô Fiorotto.