#JOGAJUNTO

NBB Caixa

Frente a frente novamente

29-04-2013 | 02:36
Por Liga Nacional de Basquete

Finalistas da edição passada do NBB, Brasília e São José iniciam, nesta segunda-feira, o confronto das quartas de final da temporada 2012/2013

Na final da temporada passada, o Brasília, de Alex, venceu o São José, de Laws, fora de casa. Quem sairá vencedor? (Brito Júnior/Divulgação)

A partida já valeu título do NBB. Agora, pelas quartas de final, Uniceub/BRB/Brasília e São José/Unimed medirão forças nesta série quartas de final, que promete ser eletrizante. O primeiro duelo será no ‘caldeirão’ joseense, o Ginásio Lineu de Moura, nesta segunda-feira (29/05), às 21h00, com transmissão ao vivo para todo o Brasil no canal SporTV.

Deixando o passado de lado, os atuais tricampeões do NBB, que terminaram a fase de classificação na segunda posição, esperam uma série muito complicada, pois já conhecem, de outros carnavais, a dificuldade que é enfrentar a equipe do Vale do Paraíba, principalmente em seu ginásio.

“Vai ser um duelo muito difícil, já que vamos enfrentar uma equipe que tem qualidade e pode ser muito perigosa. Conhecemos bem e eles nos conhecem bem também, por isso, a tendência é que a série seja bem disputada”, afirmou o ala/pivô Guilherme Giovannoni.

Donos do sétimo melhor posto na primeira etapa do NBB5, o São José tem um fator que pode ser considerado essencial nesta fase quartas de final. O ritmo dos comandados de Régis Marrelli é maior do que o de seu adversário, pois o Brasília ficou aproximadamente duas semanas sem participar de um jogo oficial.

Para Guilherme Giovannoni, esta pausa no campeonato foi de grande valia para a equipe, que pode descansar e ajustar os principais detalhes para sair vencedora da série decisiva contra seus rivais. “Aproveitamos para trabalhar forte, já que fazia muito tempo que não treinávamos assim. Foram muito proveitosas essas semanas”, disse o camisa 12 do Brasília.

O equilíbrio desta série pode ser previsto também pelos resultados da fase de classificação, em que cada equipe ganhou atuando em seu ginásio. No primeiro turno, o Brasília não deu chances ao São José, e em casa, venceu pelo placar de 90 a 57. Já em terras joseenses, a história é sempre outra. Diante de um Ginásio Lineu de Moura lotado, o time dirigido por Régis Marrelli impôs seu ritmo de jogo e ganhou por 84 a 79.

Nesta temporada, o confronto entre as equipes não se limitou apenas ao território nacional. São José e Brasília se enfrentaram pela segunda fase da Liga das Américas 2013. Na ocasião, os candangos dominaram a partida e venceram por 82 a 61. Mesmo com todo o retrospecto a favor, o ala Arthur, do esquadrão brasiliense, espera colocar em prática tudo que foi treinado no período de descanso de seu time, mas o equilíbrio, com certeza, fará parte do espetáculo.

“Vai ser um jogo equilibrado e temos que jogar forte, especialmente na marcação, procurando conter os pontos fortes. Além disso, temos que atacar com consciência, dentro do que trabalhamos nos treinamentos”, disse Arthur.

Confira todas as partidas da série:

Uniceub/BRB/Brasília (2º) x São José/Unimed (7º)
29/04 – Ginásio Lineu de Moura, em São José dos Campos (SP), às 21 horas (transmissão ao vivo do SporTV)
01/05 – Ginásio Nilson Nelson, em Brasília (DF), às 17 horas (transmissão ao vivo do SporTV)
03/05 – Ginásio Nilson Nelson, em Brasília (DF), às 21 horas (transmissão ao vivo do SporTV)
06/05* – Ginásio Lineu de Moura, em São José dos Campos (SP), às 20 horas
09/05* – Ginásio Nilson Nelson, em Brasília (DF), às 20 horas

*Se necessário