#JOGAJUNTO

NBB Caixa

Grande aquisição

10-11-2014 | 06:18
Por Liga Nacional de Basquete

LNB adquire sistema de análise e edição de vídeos utilizado nas grandes ligas do mundo para as equipes do NBB; técnicos e assistentes passam por treinamento

O NBB teve um grande ganho para a temporada 2014/2015. Não estamos falando de nenhum novo jogador ou de uma nova franquia. Utilizado nas principais liga do esporte da bola laranja pelo mundo, o Sinergy Spors Technology, software norte-americano de análise e edição de vídeos, é uma das grandes novidades do maior campeonato de basquete do país para sua sétima edição.

Adquirida pela Liga Nacional de Basquete (LNB), a ferramenta será usada por todos os clubes que disputam o NBB 7. Com todos os custos arcados pela LNB, as equipes passarão a ter uma nova maneira de estudarem tudo o que acontece nas partidas da competição nacional.

Durante o último sábado, na capital paulista, os técnicos e assistentes das 16 equipes participantes do NBB 7 passaram por um treinamento para o uso do Sinergy. Em um primeiro momento, um profissional da própria empresa explicou as funcionalidades das diversas buscas e análises. Depois, na segunda parte, os palestrantes foram José Neto e Gustavo De Conti, que já possuem experiência na ferramenta com o software por conta do trabalho realizado na comissão técnica de Rubén Magnano na Seleção Brasileira.

“O Sinergy é um banco de dados de imagens. O grande atrativo dele é a capacidade de filtro que ele te dá. Você consegue analisar detalhadamente uma equipe ou um jogador, em todas as possibilidades de ataque e defesa. A curto prazo já está ajudando e tenho certeza que em longo prazo ajudará muito mais as equipes em se estudarem. Isso com certeza faz com que o NBB cresça em termos de qualidade. Todos terão que estar sempre melhorando na parte técnica e na parte tática também, se não você já será conhecido pelo resto”, explicou Gustavo De Conti.

Técnicos e assistentes dos times do NBB se reuniram e receberam instruções para o melhor uso do Sinergy (LNB/Divulgação)

Técnicos e assistentes dos times do NBB se reuniram e receberam instruções para o melhor uso do Sinergy (LNB/Divulgação)

Criado em 2004 e utilizado por todas as equipes da NBA, além de outras 800 equipes por todo o mundo, o Sinergy trará um grande ganho aos técnicos. Através do software, que edita e separa todas as jogadas de uma partida com diversas formas de busca, os treinadores poderão fazer análises profundas sobre suas equipes e também sobre seus adversários dentro da competição.

“Eu já conhecia o Sinergy, já que a Liga ACB (Liga Espanhola) trabalha com essa ferramenta. É uma ferramenta de máxima utilidade para os técnicos. Podemos fazer um estudo maior da competição através do Sinergy e foi um grande progresso da LNB esse acerto. Agora temos mais coisa ainda para ser feita e só nos resta trabalhar para poder utilizar em prol das nossas equipes”, explicou o treinador espanhol Paco García, do Mogi das Cruzes/Helbor.

Desde a temporada 2012/2013, todas as partidas do NBB são gravadas e disponibilizadas para as comissões técnicas das equipes através de uma “nuvem virtual”. E foi por conta dessa ferramenta que foi possível o acordo com o Sinergy. Com todos os jogos registrados, a empresa responsável pela edição dos vídeos pode dissecar os confrontos e dar um mundo infinito de informações aos treinadores.

“A LNB tomou uma iniciativa espetacular. O trabalho de vídeos já vinha melhorando muito desde que a ‘Nuvem’ foi lançada. Já tínhamos os vídeos de todos os jogos online, mas agora temos uma ferramenta que nos permitirá ampliar bastante o nosso trabalho, sem perder tempo. Tenho certeza de que o Sinergy vai obrigar cada técnico e cada jogador a melhorar cada dia mais. Se você ficar fazendo as mesmas coisas sempre, você vai ser marcado melhor e vai encontrar espaços menores”, exaltou o treinador Lula Ferreira, do Franca Basquete.

Linha do tempo é um dos recursos de busca do Sinergy; software separa e detalha todas as ações durante os jogos (Reprodução)

Linha do tempo é um dos recursos de busca do Sinergy; software separa e detalha todas as ações durante os jogos (Reprodução)

Depois de criar a Nuvem, a LNB (Liga Nacional de Basquete) sempre teve o interesse de adquirir um software como o Sinergy. A entidade que administra o NBB chegou até a conversar com outras duas empresas norte-americanas, mas não chegou a um acordo. Foi então que em meio à Copa do Mundo de Basquete, durante uma conversa entre Paulo Bassul e os assistentes técnicos da Seleção Brasileira, José Neto e Gustavo De Conti, os caminhos do Sinergy e da LNB se cruzaram.

“Estava conversando com o Neto e o Gustavo sobre o interesse da LNB em contratar um serviço de software como esse. Então eles quiseram me apresentar o Sinergy, ferramenta da qual eles já utilizavam na preparação da Seleção Brasileira, e identifiquei que se tratava de uma ferramenta perfeita para o que estávamos precisando. Eles me passaram o contato do responsável e imediatamente liguei para ele. Conseguimos chegar um valor aceitável e apresentei para o conselho de administração na reunião seguinte”, explicou o gerente técnico da LNB, que esteve na Espanha para acompanhar o campeonato mundial.

“Ter a aprovação para fechar o acordo com o Sinergy foi algo fantástico. Estamos falando de uma ferramenta usada por todas as equipes de ponta do basquete mundial e que apresenta grandes resultados. Será algo que agregará muito ao nível da competição. Agora, as equipes terão que melhorar a cada jogo e sempre apresentar coisas novas. Quem ficar parado será facilmente estudado por seus rivais e terá dificuldades dentro do campeonato. Quanto mais evolução fora da quadra, o nível dentro de quadra será cada vez maior”, concluiu Bassul.

 

Sinergy oferece vários tipos de busca para as ações executadas durante as partidas (Reprodução)

Sinergy oferece vários tipos de busca para as ações executadas durante as partidas (Reprodução)