#JOGAJUNTO

Interligas

Grande Final

26-03-2012 | 01:34
Por Liga Nacional de Basquete

Representante brasileiro na decisão do Interligas, Pinheiros viaja para Mar Del Plata, onde encara o Peñarol em busca do primeiro título internacional da história

Olivinha, Marquinhos e Shamell

O Pinheiros aposta em seu trio de ferro para ficar com o título (Célio Messias/LNB)

O Pinheiros/SKY embarcou nesta segunda-feira com destino a Mar Del Plata, na Argentina, onde encara o Peñarol, nesta terça (27), na decisão do Torneio Interligas. Os brasileiros estão na final da competição pelo segundo ano consecutivo e buscam o primeiro título internacional da história do clube paulista. A partida será realizada no Ginásio Ilhas Malvinas, às 21h, com transmissão do SporTV.

Atual vice-campeão da competição, o Pinheiros chegou a mais uma final batendo o Unitri/Universo na decisão do grupo A, que também contou com os argentinos Lanús e Libertad Sunchales e foi sediado na cidade de Uberlândia (MG).

Com três vitórias em três jogos no Interligas e ocupando o primeiro lugar no NBB, os paulistas vivem grande momento na temporada e viajam a Mar Del Plata com a difícil missão de superar os “hermanos” em seu território. O Ginásio Ilhas Malvinas é o mesmo que sediou o Pré-Olímpico de 2011, onde o Brasil conquistou a vaga para Londres 2012, mas acabou derrotado pela Seleção Argentina na final.

No grupo B, o Peñarol ficou com a primeira colocação após superar o Obras Sanitarias na partida decisiva, disputada em Buenos Aires. Na chave também estavam os brasileiros do Itabom/Bauru e Paulistano/Unimed. A equipe marplatense já venceu o Interligas em uma ocasião, foi em 2010, quando superaram o Brasília na final da primeira edição do torneio.

“O Peñarol fez uma grande partida ontem [domingo]. Vencer o Obras lá não é fácil. Jogaram com muita propriedade, colocaram até uma vantagem grande para um jogo desse nível, e tiveram bom aproveitamento nos arremessos. É uma equipe que atravessa um bom momento e vai jogar em casa, então precisamos estar bem alertas se quisermos vencer”, analisou o técnico pinheirense Cláudio Mortari.

Leo Gutierrez, do Peñarol

Leo Gutierrez é dos pilares da equipe do Peñarol (ligateunafoto.com)

Diante do Obras, a equipe comandada por Sérgio Hernandez converteu 18 arremessos de longa distância em 32 tentativas (56% de aproveitamento), o que despertou a atenção dos brasileiros.

“Pelo ultimo jogo que vimos, temos que tentar diminuir as bolas de 3 pontos, que é um ponto forte do time deles. Todos os jogadores conseguem chutar e tem bom aproveitamento. Diminuindo esses arremessos, a gente consegue equilibrar a partida”, comentou o ala/pivô Olivinha.

Jogando em casa, os argentinos não querem deixar escapar a chance de conquistar mais um título. Os atuais bicampeões argentinos conhecem bem o rival da decisão e sabem que terão um jogo complicado diante dos brasileiros.

“Sabemos que o Pinheiros será um adversário muito duro, liderado por um armador que conhecemos muito bem, o Figueroa. Eles venceram os dois argentinos na primeira chave e temos que ficar atentos para enfrentá-los. Jogaremos a final em casa e teremos que fazer nosso jogo para conseguirmos o título”, disse o armador Facundo Campazzo.

No histórico do Torneio Interligas, o Brasil busca seu primeiro título. Nas duas primeira edições, os argentinos levaram a melhor. A primeira, em 2010, jogando em casa, o Peñarol ficou com título ao superar o Brasília na final. Na segunda edição, em 2011, o Obras Sanitarias ficou com o título superando o Pinheiros, em São Paulo.