#JOGAJUNTO

NBB Caixa

Grandes pretensões

18-02-2014 | 04:36
Por Liga Nacional de Basquete

Com chances de entrar no G-4, Brasília enfrenta Uberlândia, nesta terça-feira, em partida remarcada da 24ª rodada do NBB 2013/2014

Brasília precisa vencer o Uberlândia e torcer por derrota do Limeira para entrar no G-4 (Raphael Oliveira/EAZ)

Brasília precisa vencer o Uberlândia e torcer por derrota do Limeira para entrar no G-4 (Raphael Oliveira/EAZ)

Quinto colocado no NBB, o UniCEUB/BRB/Brasília tem grandes chances de entrar no G-4 nesta terça-feira, mas para chegar a este objetivo, os comandados de Sergio Hernandez terão que superar o forte Unitri/Magazine Luiza, sexto colocado. O duelo acontecerá, no Ginásio da ASCEB, em Brasília (DF), às 20h, em partida originalmente marcada para a 24ª rodada, adiada por conta da participação dos candangos na Liga das Américas 2014.

Além de fazer o seu papel em quadra para ingressar no grupo dos quatro primeiros colocados, o time do Distrito Federal ainda precisa contar com uma derrota do Winner/Kabum/Limeira para o Pinheiros/SKY, confronto que também acontece na noite desta terça, no mesmo horário, em Limeira (SP).

Embalado, com duas vitórias seguidas, sendo uma delas fora de casa, a equipe tricampeã do NBB ocupa a quinta posição na classificação, com 14 triunfos em 22 oportunidades (63,6% de aproveitamento).

O Brasília ainda tem o mando de quadra da partida a seu favor. No histórico de confrontos entre as duas equipes, nunca um visitante saiu com a vitória, portanto, o time que joga em casa é soberano. Esse fato se repetiu no primeiro turno da atual temporada, quando os times se enfrentaram no Ginásio Sabiazinho e o esquadrão mineiro venceu o compromisso, por 95 a 81. Com grande atuação de Valtinho, que beirou um triplo-duplo ao anotar 22 pontos, 10 rebotes e nove assistências.

“Será um jogo complicado. Uberlândia é uma equipe que está brigando pra ficar entre os quatro e é um adversário direto nosso. No primeiro turno eles nos venceram lá e agora precisamos da vitória para nos manter à frente deles. Acho que estamos chegando a uma fase do campeonato em que cada jogo vale muito e isso sem dúvida vai aumentar a pressão a cada partida que passa”, analisou o capitão do Brasília, Guilherme Giovannoni.

Jogador do Brasília nas duas primeiras edições do NBB, Valtinho beirou o triplo-duplo na vitória do Uberlândia sobre sua ex-equipe ( Raphael Oliveira/EAZ)

Jogador do Brasília nas duas primeiras edições do NBB, Valtinho, destaque do Uberlândia, beirou o triplo-duplo na sobre sua ex-equipe no primeiro turno( Raphael Oliveira/EAZ)

Colado no Brasília, na sexta colocação, está o Uberlândia, dono da campanha de 13 vitórias em 21 partidas na competição (61,9% de aproveitamento). Após ter sua sequência de três resultados positivos seguidos quebrada pelo Pinheiros, o time dirigido pelo técnico João Batista reencontrou o caminho das vitórias ao bater o Palmeiras/Meltex,

A equipe do Triângulo Mineiro conta com a volta do ala norte-americano Robert Day, que acabou de se recuperar de uma lesão na virilha. Por outro lado, seu compatriota ala Rashad McCants e o pivô Léo Waszkiewicz seguem de fora da equipe, ambos ainda lesionados.

Apesar dos desfalques do Uberlândia, os atletas do Brasília pregam total respeito ao adversário, já que trata-se de um confronto direto e muito importante na briga para entrar no grupo dos quatro primeiros colocados da temporada 2013/2014 do NBB.

“Com certeza será mais um jogo difícil. O Uberlândia é um time forte, que está lutando pelas primeiras colocações da classificação como a gente. Temos que entrar com o intuito de defender firmemente e jogar no contra-ataque, como estamos acostumados a fazer”, finalizou o ala candango Arthur.