#JOGAJUNTO

NBB Caixa

GUIA DOS PLAYOFFS: PAULISTANO X PATO BASQUETE - OITAVAS

18-04-2023 | 05:25
Por Liga Nacional de Basquete

A sequência dos playoffs do NBB 15 colocará frente a frente, Paulistano (5º) e Pato Basquete (12º) em mais um confronto eletrizante das oitavas de final

 Em mais um confronto na primeira fase eliminatória do NBB 15, o Paulistano – primeiro time fora do G4 da competição –  se prepara para encarar o Pato Basquete – última equipe a carimbar sua vaga para os playoffs do NBB. Apesar da disparidade das posições na tabela, esse é um dos confrontos mais interessantes das oitavas de final e terá sua primeira decisão nesta noite, em Pato Branco e com transmissão do Sportv, que você acompanha às 19h. As duas equipes voltam a se encontrar na capital paulista na sexta-feira (21) e, se um terceiro jogo for necessário na série, o Ginásio Antonio Prado Jr recebe mais um duelo entre os dois times no domingo (23). O vencedor do confronto se prepara para enfrentar o 123 Minas nas quartas de final do NBB 15. 

 Além de Paulistano (5º) e Pato Basquete (12º), Bauru (7º) x São José (10º), Pinheiros (6º) x Caxias do Sul (11º) e Corinthians (8º) x Unifacisa (9º) também duelam pelas quatro vagas restantes nas quartas de final dos Playoffs, que já têm Sesi Franca (1º), Flamengo (2º), São Paulo (3º) e 123 Minas (4º) garantidos.

+ Datas, confrontos, horários e transmissões dos Playoffs do NBB 2022/2023

 

Vantagem paulistana

 O retrospecto do confronto no NBB 15 traz uma superioridade acentuada para a equipe da capital paulista, afinal, Paulistano e Pato Basquete se enfrentaram sete vezes na história do NBB e o Tigre saiu com a vitória em cinco oportunidades. O histórico recente no NBB 15 é de duas vitórias a favor dos comandados de Demetrius Ferracciu. No fim de 2022, as equipe se enfrentaram no Antonio Prado Jr e os donos da casa venceram por 76 a 69. O duelo não foi diferente no sul do país, com mais uma vitória do Paulistano, por 87 a 75.

 

Club Athletico Paulistano (5º)

 A equipe do Paulistano teve uma atuação com grandes méritos na temporada regular do NBB 15. O time comandado por Demetrius conquistou a quinta colocação e por pouco não garante vaga no G4 da competição. Sem dúvidas, um dos maiores trunfos da equipe ao longo da temporada foi a sua defesa. O Paulistano é o time com a segunda melhor eficiência defensiva do NBB 15, isso significa que a cada 100 posses, a equipe sofre 85,8 pontos. Dentro de quadra, os bons números se refletem em 21 vitórias nos 32 jogos da temporada regular. 

 Apesar do primeiro duelo da série acontecer no sul do país, o Paulistano conta com sua força dentro de casa para sacramentar a vitória, afinal, o time de São Paulo tem 75% de aproveitamento jogando no Antonio Prado Jr. – foram 12 vitórias e apenas quatro derrotas. Fora de casa, o desempenho apresenta uma pequena queda, com 56% de aproveitamento. O Paulistano venceu 9 jogos e perdeu sete jogando fora do seu ginásio.

 

Confira os líderes do Paulistano em cada fundamento na Fase de Classificação:

Pontos: Nate Barnes, 13,1 por jogo

Rebotes: Gui Abreu, 5,4 por jogo

Assistências: Adyel, 3,5 por jogo

Tocos: Brunão, 0,7 por jogo

Bolas recuperadas: Adyel, 1,9 por jogo

Eficiência: Gui Abreu, 14,1 por jogo

 Cestinha do Paulistano na temporada, o norte-americano Nate Barnes vem sendo fundamental para a campanha. O camisa 34 tem uma média de 13.1 pontos e se mostra a cada jogo sua constância na linha de três pontos e uma inteligente seleção de arremessos. Além disso, com aproveitamento de 89,6%, é o quarto melhor batedor de lance livre de todo NBB, atrás apenas de Vezaro, Lucas Lacerda e David Jackson.

Nate Barnes começou a temporada vindo do banco mas ao longo do NBB 15 conquistou seu espaço no quinteto inicial do Paulistano (Willian Oliveira/Paulistano)

Cestinha do Paulistano na temporada, Adyel é um dos candidatos ao prêmio de Destaque Jovem do NBB 2022/2023. Seus números são de 12,7 pontos, 3,5 rebotes, 3,5 assistências e 9,4 de eficiência. Ele também é o líder de roubos de bola de toda a Liga, com 1,9 por jogo. Com um estilo abusado, o armador combina atleticismo, habilidade pra pontuar e visão de jogo como poucos. Ele cumpriu função importante saindo do banco no título do Sesi Franca no NBB 2021/2022.

A melhor campanha do Paulistano nos Playoffs do NBB foi na conquista do título da temporada 2017/2018. Sob o comando de Gustavinho de Conti, o CAP venceu o Fortaleza BC nas quartas, Bauru nas semis e o Mogi na final. 

 

Pato Basquete (12º)

 O Pato viveu uma temporada de altos e baixos no NBB 15. A equipe comandada por Jece Leite conseguiu 10 vitórias nos seus 32 jogos, que foram suficientes para dar ao time do sul do país a última vaga para os playoffs. O Pato Basquete é um dos únicos dois times que possuem mais de um jogador no Top 15 cestinhas do NBB 2022/2023. Roque é o nono do ranking, com 15,8 pontos por jogo. O Pato Basquete nunca passou das oitavas do NBB, mas na temporada passada conseguiu um feito histórico: a primeira vitória do clube nos Playoffs. A equipe venceu o Jogo 1 da série contra o Bauru, por 72 a 63, com 28 pontos, 8 rebotes, 5 assistências e 25 de eficiência de Gemadinha.

Jogando dentro de casa, o Pato venceu 6 partidas e perdeu 10 na Fase de Classificação, resultando em um aproveitamento de 37%. Já como visitante, o time paranaense venceu 4 jogos e perdeu 12, resultando em 25% de aproveitamento.

Confira os líderes do Pato em cada fundamento na Fase de Classificação:

Pontos: Roque, 15,6 por jogo

Rebotes: Veríssimo, 0,3 por jogo

Assistências: Roque, 3,9 por jogo

Tocos: Matheus Bonfim, 0,7 por jogo

Bolas recuperadas: Veríssimo, 1,7 por jogo

Eficiência: Roque, 12,5 por jogo

Nova contratação do Pato para o NBB 22/23, o colombiano Romário Roque, chega ao Brasil para disputar a elite do basquete nacional pela primeira vez. Na bagagem, o armador de 23 anos e 1,80m é presença constante na seleção colombiana e iniciou sua carreira no basquete suíço.

Romário Roque chegou nesta temporada ao Pato Basquete e se mostrou fundamental nas últimas vitórias do time (Rodinei Santos/Pato Basquete)

Outro reforço do Pato para a atual temporada, o venezuelano também conta com convocações frequentes para sua seleção. O ala de 1,96m e 26 anos desembarca no basquete brasileiro com experiência na Liga Argentina e na Liga Venezuelana.

 

Confira a programação e transmissões do confronto

18/04 (Terça-Feira) – 19h – Pato Basquete x Paulistano – Ginásio do Sesi Pato Branco – Sportv

21/04 (Sexta-Feira) – 16h – Paulistano x Pato Basquete – Ginásio Antônio Prado Jr. – Sportv

23/04 (Domingo) – 14h – Paulistano x Pato Basquete – Ginásio Antônio Prado Jr. – Sportv*

*Se necessário

+ Clique aqui para conferir o chaveamento dos Playoffs do NBB 15

O NBB é uma competição organizada pela Liga Nacional de Basquete (LNB), com chancela da Confederação Brasileira de Basketball (CBB) e em parceria com a NBA e o Comitê Brasileiro de Clubes (CBC), e conta com os patrocínios oficiais da Sportsbet.io, Penalty, EY, Whirlpool, UMP, Jamef e apoio da IMG Arena, Genius Sports e Accor.