#JOGAJUNTO

NBB Caixa

O COACH DO ANO!

13-06-2023 | 11:26
Por Liga Nacional de Basquete

Após bicampeonato do NBB e campanha invicta na Fase de Classificação, Helinho Garcia é eleito o Técnico do Ano do NBB 15

Por trás de um dos maiores elencos da história do basquete brasileiro, é claro que seria necessário uma mente vencedora. Helinho Garcia chegou há 9 anos no comando técnico do Sesi Franca e, desde então, passou por diversos processos de evolução e adaptação do projeto até de fato começar a empilhar taças. Nos últimos dois anos, aumentou ainda mais a sua idolatria dentro da cidade, principalmente ao mostrar os caminhos necessários para chegar às glórias. Na temporada 2022/2023, além de levar o bicampeonato do NBB, o título da Copa Super 8, a Basketball Champions League das Américas (BCLA) e o Campeonato Paulista, conquistou o prêmio individual de Melhor Técnico do Ano – Troféu Ary Vidal. 

+ Confira os premiados da cerimônia dos Melhores do NBB 2022/2023

Helinho Garcia, o Técnico do Ano do NBB 15 (João Pires/LNB)

”Primeiramente gostaria dividir o prêmio com toda a minha comissão técnica. Fruto do nosso trabalho, divido o prêmio com os jogadores pelo empenho também. O prêmio me orgulha muito e ao mesmo tempo me dá mais motivação, sempre ouvi do meu pai que as pessoas que são reconhecidas, elas se motivam a produzir mais. Essa premiação me dá exatamente isso: motivação para trabalhar ainda mais”, afirmou Helinho Garcia.

Natural de Franca (SP), Helinho Garcia vem seguindo muito bem os passos de seu pai, o histórico ex-jogador e treinador multicampeão francano Hélio Rubens Garcia, que recentemente teve camisa aposentada no Pedrocão.   Após quase dez anos de carreira como jogador profissional, época em que Helinho Garcia colecionou 6 Campeonatos Brasileiros, três pelo Sesi Franca (1997, 1998, 1999), dois pelo Vasco (2001, 2002) e um pelo Uberlândia (2004) e 1 Jogos Panamericanos (Canadá, 1999), o francano iniciou sua trajetória como treinador pelo Sesi Franca na temporada 2016/2017 do NBB, quando levou o Franca de volta aos Playoffs do NBB e chegou até as quartas de final.

Seu primeiro título veio em 2018, no Campeonato Paulista daquele ano. A partir dessa conquista, o treinador Helinho Garcia iniciou uma sequência fenomenal no comando do Sesi Franca Basquete: foram dois NBB’s (21/22 e 22/23), duas Copas Super 8 (19/20 e 22/23), uma BCLA (2023), uma Liga Sul-Americana (2018) e quatro Campeonatos Paulistas (2018, 2019, 2020, 2022),

Na temporada 2022/2023, o Sesi Franca alcançou números e conquistas que nenhuma outra equipe jamais havia conseguido. O time do interior paulista alcançou 46 vitórias seguidas, se tornou o primeiro clube a terminar a temporada regular do NBB de forma invicta e ainda levou para casa todos os títulos possíveis. Helinho foi a chave para gerenciar todas essas estrelas, elevando ainda mais o nível de jogo de seus atletas. 

”Gosto muito do Steve Kerr (técnico do Golden State Warriors) e do Gregg Popovich (técnico do San Antonio Spurs), tenho a mesma forma de pensar, procuro espelhar e aprender com eles. São dois caras que admiro e gosto de ver o que fazem no dia a dia, que é muito importante’finalizou Helinho Garcia.

Mais do que a parte tática, o grande mérito de Helinho na temporada 22/23 está em conseguir extrair o melhor dos seus jogadores, que durante toda a edição apresentaram um nível muito alto de jogo. Ao todo, são seis jogadores indicados em sete premiações diferentes, incluindo uma tripla indicação ao prêmio de MVP da temporada, com Georginho, Lucas Mariano e Lucas Dias.

O NBB é uma competição organizada pela Liga Nacional de Basquet/e (LNB), com chancela da Confederação Brasileira de Basketball (CBB) e em parceria com a NBA e o Comitê Brasileiro de Clubes (CBC), e conta com os patrocínios oficiais da Sportsbet.io, Penalty, EY, Whirlpool, UMP, Jamef e apoio da Hellmann’s, IMG Arena, Genius Sports e Accor.