#JOGAJUNTO

NBB Caixa

Histórianão falta

22-02-2017 | 10:01
Por Douglas Carraretto

Protagonistas de confrontos importantes recentemente, Basquete Cearense e Mogi ficam frente a frente nesta quarta, em Salvador

A semana movimentada do NBB CAIXA 16/17 terá um confronto mais do que aguardado para Mogi das Cruzes/Helbor e Solar Cearense. Rivais nos playoffs da edição passada, as equipes ficarão frente a frente pela segunda vez nesta edição, nesta quarta-feira (22/02), às 19h30 (de Brasília), no Ginásio Paulo Sarasate.

O NBB CAIXA é uma competição organizada pela Liga Nacional de Basquete (LNB), em parceria com a NBA, e conta com o patrocínio master da CAIXA, os patrocínios da SKY, Nike e Avianca e o apoio do Ministério do Esporte.

Os dois times se encontraram na fase quartas de final do NBB CAIXA 15/16. Depois de realizar a melhor campanha de sua história dentro da fase de classificação da competição, com 19 vitórias e nove derrotas e a quarta colocação da tabela, o Basquete Cearense acabou eliminado pelo Mogi nos playoffs, por 3 a 1, em série emocionante.

Larry, do Mogi, e Tiagão, do Basquete Cearense

Em série emocionante, Mogi venceu Basquete Cearense por 3 a 1 e eliminou time nordestino do NBB CAIXA 15/16 (João Pires/LNB)

A vitória mogiana na série ainda valeu a classificação para a Liga Sul-Americana deste ano, que o time paulista aproveitou da melhor forma possível. Com três vitórias e nenhuma derrota nas finais, diante do Weber Bahía, da Argentina, os comandados de Guerrinha comemoraram sua segunda conquista na temporada (equipe também foi campeã paulista) e o primeiro título continental da história do Mogi.

Nesta edição, o Mogi também levou a melhor no confronto direto entre os times. Com uma atuação avassaladora, a equipe paulista praticamente liquidou a partida no segundo quarto, em que venceu por 33 a 8. Ao fim do confronto, vitória mogiana por 92 a 75, com destaque para Caio Torres (21 pontos e sete rebotes) e Shamell (18 pontos).

+Quer ajudar a definir quem irá para o Jogo das Estrelas do NBB CAIXA? Entre e vote!

Os cearenses chegam para o confronto desta quarta bem motivados. Depois de bater o Banrisul/Caxias do Sul, por 88 a 78, os comandados de Alberto Bial conseguiram uma grande virada e venceram o Vasco da Gama, por 89 a 80, com direito a prorrogação, ampliando sua sequência positiva no NBB CAIXA 16/17.

“Esse jogo de volta contra Mogi é muito importante para o Solar Cearense. Como vivemos um momento de ascensão, nada melhor que uma partida assim para avaliarmos se realmente estamos nesse crescimento que a gente sente. Não podemos ficar nos achando. Temos que manter os pés no chão e a simplicidade, que são a tônica do Solar Cearense. É a cara dos nossos valores, da minha postura como técnico”, comentou Alberto Bial, técnico do Basquete Cearense.

O Mogi também chega ao jogo de bom humor, já que na última quinta-feira (16/02) a equipe teve uma de suas melhores atuações na temporada. Muito dominante no segundo e terceiro quarto, o time paulista superou o Macaé Basquete, por 90 a 69, com cinco atletas atingindo os dois dígitos de pontuação: Shamell (17), Elinho (15), Larry Taylor (14), Tyrone (13) e Filipin (11).

“O Duda e o Davi têm muito volume no ataque e precisamos inverter algumas situações e dar volume para outros que não tem. Isso é importante em um jogo como esse. Se o time adversário não tiver uma resposta para isso para nós é favorável”, comentou o treinador Guerrinha, do Mogi.

Shamell, do Mogi, e Schneider, do Macaé

Em uma de suas melhores atuações no NBB CAIXA 16/17, o Mogi venceu o Macaé, por 90 a 69, em seu último jogo (Raphael Bózeo/Macaé Basquete)