#JOGAJUNTO

NBB Caixa

Honrando a camisa

12-03-2012 | 03:42
Por Liga Nacional de Basquete

Joinville encerra participação na Liga das Américas sem vitórias, mas com o sentimento de dever cumprido. Atenções se voltam, agora, para o NBB

Mais uma equipe brasileira encerrou sua participação na Liga das Américas 2012. O Cia. do Terno/Romaço/Joinville, terminou o grupo C da competição sem conseguir uma vitória, mas com o sentimento de ter representado bem as cores do Brasil e de Santa Catarina.

Luiz Felipe, do Joinville (Liga das Américas)

Joinville disputou o grupo C do torneio (FIBA Americas Photo)

Os catarinenses estavam no Grupo C do torneio, disputado em Arecibo, Porto Rico. A estréia foi na sexta-feira, dia 9 de março, contra o Leones de Santo Domingo (DOM). Depois de começar o jogo na frente e terminar o primeiro tempo do jogo na frente, os brasileiros acabaram sofrendo a virada na segunda metade do jogo, 74 a 66 para os dominicanos.

No sábado, foi a vez de encarar os venezuelanos do Cocrodilos de Caracas, e os catarinenses novamente fizeram jogo duro. Depois de ficar atrás e perder o primeiro tempo por 50 a 37, André Góes liderou a reação do time brasileiro que encostou no placar, mas não conseguiu a virada. No final, vitória venezuelana por 90 a 85.

Fechando a participação no torneio continental, no domingo foi a vez de encarar os donos da casa, o Capitanes de Arecibo. E diante dos porto-riquenhos, que teve como principal destaque o experiente Elias Ayuso, os brasileiros não fizeram feio. Mesmo já sem chances de classificação para a próxima fase, a partida foi equilibrada, mas o time caribenho levou a melhor, 79 a 66.

O destaque joinvillense na competição foi o armador Kojo Mensah, que em três partidas acumulou médias de 14,3 pontos, 5,6 rebotes e 6,3 assistências. Com 10,7 pontos por jogo, Audrei foi o segundo maior pontuador. Nos rebotes, destaque para o pivô Tiagão, com média de 7,0 rebotes.

Os catarinenses desembarcam no Brasil já nesta segunda e voltam o foco para a disputa do NBB, onde a equipe ocupa a nona colocação na tabela. Eles voltam a entrar em quadra na quinta-feira, dia 15, quando enfrentam o Winner/Limeira, fora de casa.

A Liga das Américas  realiza a disputa de sua última chave, o Grupo D, entre os dias 16 e 18 de março. A sede será a cidade de Bauru, no interior de São paulo, e contará com as equipes do Itabom/Bauru, Uniceub/BRB/Brasília, Quimsa (ARG) e Leones de Quilpue (CHI). O ginásio Panela de Pressão será o palco das partidas.