#JOGAJUNTO

NBB Caixa

Hora do show

27-04-2013 | 03:23
Por Liga Nacional de Basquete

No Ginásio “Pedrocão”, Franca recebe Bauru na partida que marcará o início das quartas de final do NBB 2012/2013

Duelo entre os jovens Léo Meindl, do Franca, e Gui Deodato, do Bauru será uma das atrações do confronto (Montagem/LNB)

O início da tarde deste domingo marcará o início das quartas de final da temporada 2012/2013 do Novo Basquete Brasil e o palco não poderia ser melhor do que o tradicional Ginásio “Pedrocão”, em Franca (SP). O Vivo/Franca receberá o Paschoalotto/Bauru, às 13 horas (de Brasília), com transmissão ao vivo para todo o Brasil através do canal SporTV.

Equipes do interior paulista, Franca e Bauru travaram uma disputa interessante durante a reta final da fase de classificação. Com campanhas parecidas, os times lutaram rodada a rodada para ficar com a quarta colocação e ter o direito de avançar direto às quartas de final. Quem levou a melhor nessa foi o esquadrão bauruense, que contou com uma derrota dos francanos no último jogo da etapa inicial para o Unitri/Universo para garantir o posto e ainda ter o mando de quadra no confronto que vale vaga nas semifinais do maior campeonato de basquete do país.

Enquanto o time comandado por Guerrinha teve um período de descanso, o esquadrão dirigido por Lula Ferreira precisou passar pelas oitavas de final para chegar ao grupo dos oito melhores da competição. Na primeira fase das Finais do NBB, Franca passou com autoridade pela Liga Sorocabana, ao vencer o confronto por três jogos a zero.

“Até agora, o nosso time soube subir degraus e melhorar. Nessa fase, vamos fazer o mesmo. O patamar do playoff oitavas de final é um nível, o patamar das quartas é outro nível. Vamos obter essa evolução”, alertou o treinador francano.

Já que ficou uma posição abaixo na tabela de classificação, Franca não possui o mando de quadra na série disputada em melhor de cinco partidas. Desta maneira, a equipe sabe que uma vitória na abertura do duelo, em seus domínios, será fundamental para as pretensões da equipe.

“Temos confiança no nosso elenco e na nossa torcida que tem um peso fundamental na decisão dos jogos. Vamos entrar em quadra para buscar a vitória. Nós sabemos que vamos ter que marcar com determinação e anular o Larry e tomar cuidado com o chute de três pontos do Gui Deodato. Além disso, o Bauru possui um ótimo garrafão com o Jeff e o Pilar. Teremos que jogar muito bem na defesa e saber atacar porque o Guerrinha, como um cara inteligente, montará um esquema que nos trará dificuldades para fazer as jogadas que estamos acostumados a fazer”, completou Lula.

Enquanto isso, o time bauruense teve um imprevisto na sua preparação para o confronto. Durante uma partida amistosa, realizada na última quarta-feira, diante do Unitri/Universo, o armador Ricardo Fischer sofreu uma pancada na coxa direita e seu tempo de recuperação está previsto inicialmente para três semanas. Desta maneira, o jovem jogador, fundamental para o bom rendimento bauruense na fase de classificação, está vetado para as partidas da série contra os francanos.

“Do jeito que nosso time está jogando, com certeza, representa uma grande perda para a equipe. Ele é uma peça importante no nosso sistema tático, mas sabemos da força de superação dos nossos atletas”, lamentou o técnico Guerrinha.

Apesar da lesão do atleta, que registrou médias de 12,1 pontos e 4,5 assistências durante a etapa inicial, o clima no Bauru é de confiança. Sem nunca ter chegado às semifinais do NBB em toda a história da competição, a equipe espera fazer bons jogos para conquistar a inédita vaga no grupo dos quatro melhores do maior campeonato de basquete do país.

“Será uma grande perda para a equipe, mas estamos muito focados e estaremos jogando pelo Ricardo. Nosso time quer muito isso e iremos nos superar. nós estamos muito concentrados no nosso objetivo e temos muita qualidade para alcançá-lo. Temos um poder de superação muito grande e iremos buscar a vitória sempre”, declarou o norte-americano naturalizado brasileiro Larry Taylor, principal pontuador da equipe bauruense no NBB, com média de 14,6 pontos por jogo.

Na fase de classificação, os dois confrontos entre as equipes foram vencidos pelos times que jogaram fora de casa. No primeiro turno, Franca levou a melhor atuando em terras bauruenses, pelo placar de 74 a 67. Já no segundo turno, Bauru não se intimidou e venceu, por 82 a 80, mesmo no Ginásio “Pedrocão”.

“Precisamos tirar um pouco mais de proveito do contra-ataque, que é um momento em que você pega a defesa do adversário desprevenida. Durante o ataque armado, obter uma confiança maior na hora do arremate, porque a organização da jogada o time já vem fazendo de uma maneira até bastante razoável, a finalização é que não tem sido muito boa”, concluiu o comandante francano, Lula Ferreira.

Confira todas as partidas da série:

Paschoalotto/Bauru (4º) x Vivo/Franca (5º)
28/04 – Ginásio do “Pedrocão”, em Franca (SP), às 13 horas (transmissão ao vivo do SporTV)
01/05 – Ginásio Panela de Pressão, em Bauru (SP), às 19h30 (transmissão ao vivo do SporTV)
03/05 – Ginásio Panela de Pressão, em Bauru (SP), às 20 horas
06/05 – Ginásio do “Pedrocão”, em Franca (SP), às 19 horas (transmissão ao vivo do SporTV)
09/05 – Ginásio Panela de Pressão, em Bauru (SP), às 20 horas