#JOGAJUNTO

NBB Caixa

Inimigos íntimos

06-01-2014 | 06:44
Por Liga Nacional de Basquete

Protagonistas de confrontos decisivos durante os últimos anos, Franca e São José se enfrentam nesta terça-feira, pela 14ª rodada do NBB 2013/2014

Nos últimos anos, Vivo/Franca e São José/Unimed fizeram diversos confrontos decisivos e eletrizantes. Nesta terça-feira, às 19 horas (de Brasília), as equipes escreverão mais um capítulo desta história, ao se enfrentarem no Ginásio do Pedrocão, em Franca (SP), pela 14ª rodada da temporada 2013/2014 do NBB. A partida será transmitida ao vivo para todo o Brasil pelo canal SporTV.

Velhos conhecidos, Franca e São José mediram forças 16 vezes na história do NBB, com direito a dois confrontos na fase de mata-mata. E o equilíbrio é a grande tônica do duelo. Cada time levou a melhor em oito oportunidades e venceu um dos duelos válido pelas Finais do maior campeonato de basquete do país – os francanos eliminaram os rivais nas oitavas de final da edição 2010/2011 e, no ano seguinte, os representantes do Vale do Paraíba deram o troco e levaram a melhor em duelo válido pelas quartas de final.

São José, de Jefferson, e Franca, de Lucas, protagonizaram muitos duelos decisivos nos últimos anos (Claudio Capucho/PMSJC)

São José, de Jefferson, e Franca, de Lucas, protagonizaram muitos duelos decisivos nos últimos anos (Claudio Capucho/PMSJC)

Para apimentar ainda mais a rivalidade, os times disputaram um dos confrontos de quartas de final do Campeonato Paulista 2013, no último mês de novembro. Mesmo com São José tendo feito a segunda melhor campanha da fase de classificação, Franca levou a melhor na série, após vencer o quinto e decisivo jogo em pleno Ginásio Lineu de Moura, em São José dos Campos.

“Acredito que, como todo confronto entre Franca e São José, a partida deverá ser muito equilibrada. Os jogos do último playoff do Campeonato Paulista demonstraram isso. Vencemos no quinto jogo, após um duelo extremamente igual para as duas equipes”, disse o jovem pivô francano Lucão.

“Para o jogo desta terça, teremos a força da nossa torcida para nos auxiliar na conquista do resultado positivo. Mas, além disso, precisamos manter a boa defesa, que é nosso ponto forte, para garantir a vitória no Pedrocão”, completou o camisa 17 do Franca, ao mencionar que a equipe possui a sexta melhor defesa do NBB (77,9 pontos sofridos por jogo).

A partida que desempatará o histórico do confronto no NBB entre Franca e São José é de total importância para a campanha das equipes na atual temporada do maior campeonato de basquete do país.

Com boas atuações, dominicano Quezada é um dos responsáveis pela boa campanha do São José no NBB (Antonio Basílio/PMSJC)

Com boas atuações, dominicano Quezada é um dos responsáveis pela boa campanha do São José no NBB (Antonio Basílio/PMSJC)

Dono do quinto posto na tabela de classificação, São José chega para o jogo desta terça-feira embalado por uma expressiva vitória sobre o atual vice-campeão Unitri/Magazine Luiza, fora de casa, na primeira rodada de 2014 do NBB.

Com 16 pontos de desvantagem no placar no início do último quarto, a agremiação joseense contou com boas jogadas dos estrangeiros Laws e Quezada para reverter o cenário e levar a partida para a prorrogação. No tempo extra, os paulistas não deram chances aos mineiros e acumularam o sétimo resultado positivo em 11 jogos disputados (63,6% de aproveitamento) para se manter na cola do G-4.

“O time vem bastante confiante para este jogo. Estamos em uma crescente dentro do campeonato e o time vem jogando muito bem, principalmente fora de casa”, disse o ala/pivô joseense Jefferson William.

“Muitas coisas mudaram desde a última vez que jogamos contra Franca, pelo Paulista. Estávamos desfalcados naquela derrota e muita coisa mudou desde aquele jogo. Com certeza estamos mais entrosados agora e vamos em busca de mais um resultado positivo”, completou o atleta, dono de médias de 15,5 pontos e 10,3 rebotes por partida.

Franca, do ala Léo Meindl,  ainda não embalou de vez no NBB (Newton Nogueira/Divulgação)

Franca, do ala Léo Meindl, ainda não embalou de vez no NBB (Newton Nogueira/Divulgação)

Por sua vez, Franca ainda busca uma maior regularidade no maior campeonato de basquete do país. No momento, a equipe se encontra na 12ª colocação, com quatro vitórias em dez partidas realizadas (40% de aproveitamento).

Ainda sem atuar em 2014 – o time folgou na rodada do último domingo –, o esquadrão dirigido pelo técnico Lula Ferreira, apesar de ainda figurar na parte de baixo da tabela de classificação, fechou 2013 em um bom momento, já que venceu dois de seus três últimos compromissos na competição.

“Será um jogo de duas grandes equipes, um clássico do basquete brasileiro. São José vem fortalecido pela ótima campanha realizada e principalmente pela vitória espetacular no último jogo. Eu estive presente na partida e eles tiveram um desempenho incrível. Nosso objetivo é, através de uma marcação eficiente, conseguir as vitórias nesse NBB que tem se mostrado cada vez mais difícil e equilibrado”, explicou o técnico francano Lula Ferreira.