#JOGAJUNTO

NBB Caixa

Invictos

24-11-2011 | 06:17
Por Liga Nacional de Basquete

Uberlândia supera o Pinheiros, fora de casa, e mantêm a invencibilidade no NBB. Brasília também vence, na primeira partida disputada em casa

Divulgação/LNB

Divulgação/LNB

O Unitri/Universo conseguiu uma vitória importantíssima nesta quinta-feira. Atuando fora de casa, os mineiros superaram o Pinheiros/SKY, por 90 a 81, quebrando a invencibilidade do rival e mantendo a própria campanha sem derrotas. São três vitórias nos três desafios no NBB, campeonato organizado pela Liga Nacional de Basquete (LNB) em parceria com a Rede Globo e patrocínio Eletrobras, Caixa, Penalty e Netshoes.

O ala/armador norte-americano do Uberlândia, Robby Collum, foi o principal nome da equipe, anotando 20 pontos, seguido do armador Valtinho, com 16. No entanto, Shamell, do Pinheiros, foi o cestinha da partida com 25 pontos.

O começo do jogo foi bastante equilibrado, mas o Uberlândia, atacando de forma bastante coletiva, conseguiu abrir uma boa vantagem no segundo período. Se não fosse o ala do Pinheiros, Shamell, que comandou a ofensiva paulista, com 16 pontos no primeiro tempo, o placar poderia ser mais amplo para o time mineiro, que foi para o intervalo vencendo por 36 a 27.

Shamell continuou liderando a recuperação de sua equipe na partida e, no terceiro quarto, contou com o apoio do ala Marquinhos. Juntos os dois jogadores do Pinheiros marcaram 19 dos 23 pontos da equipe no período e a vantagem foi caindo no placar.

No último quarto, o armador Valtinho pôs a bola embaixo do braço, como se diz no basquete, e organizou o time mineiro. Dessa forma, o Uberlândia não permitiu que a reação dos paulistas conseguisse impedir a importante vitória fora de casa.

Sucesso em casa

O Uniceub/BRB/Brasília superou o Tijuca/Rio de Janeiro, por 109 a 78, na primeira partida disputada em casa, no Ginásio da Asceb. Essa foi a segunda vitória dos atuais bicampeões do NBB. O ala/pivô Guilherme Giovannoni foi o cestinha da partida, com 26 pontos. O ala Arthur e o armador Nezinho também foram destaques, anotando 18 pontos e 12 assistências, respectivamente. Pelo Tijuca, o pivô Coloneze foi o principal pontuador, com 18 pontos.

“É sempre importante vencer em casa, ainda mais no primeiro jogo, dentro de uma competição que será marcada pelo equilíbrio. O time vem evoluindo a cada rodada e isso é importante, pois estamos adquirindo o melhor ritmo e o jogo flui melhor”, comentou Giovannoni.

O Brasília foca, agora, o clássico contra o Flamengo, que será realizado neste sábado, às 15h, no Ginásio do Tijuca (RJ), com transmissão ao vivo do SporTV.

Confira os resultados desta quinta-feira no NBB:

24/11 (quinta-feira)
Vila Velha/Garoto/BMG 75 x 73 Araraqaura
Minas Tênis Clube 70 x 83 Flamengo
Uniceub/BRB/Brasília 109 x 78 Tijuca/Rio de Janeiro
Pinheiros/SKY 81 x 90 Unitri/Universo
Liga Sorocabana 62 x 81 São José/Unimed/Vinac
Itabom/Bauru 85 x 70 Cia. do Terno/Romaço/Joinville