#JOGAJUNTO

NBB Caixa

Jamaal é Águia!

17-07-2015 | 01:14
Por Liga Nacional de Basquete

Cestinha dos playoffs e um dos destaques do NBB 14/15, armador norte-americano Jamaal Smith é o mais novo reforço do São José para a temporada 2015/2016

Depois de muito suspense, expectativa e especulações, Jamaal Smith definiu o seu destino para 2015/2016: o São José Basquete. Na manhã desta sexta-feira, a equipe do Vale do Paraíba confirmou a contratação do armador norte-americano, de 30 anos, que defendeu o Macaé Basquete nas últimas três temporadas. Este foi o 12º reforço da agremiação joseense para a próxima temporada.

Com expressiva média de 17,7 pontos por jogo, Jamaal ainda teve um dos melhores aproveitamentos nas bolas de 3 pontos – 50,0% – e foi o quarto atleta mais eficiente do campeonato, com média de 17,55 de valorização por partida. O ex-camisa 11 macaense fez em média 20,8 pontos por jogo nas séries de playoff contra Minas e Mogi e foi o cestinha da fase de mata-mata do NBB 14/15.

Com show de Jamaal, Macaé levou a melhor no Jogo 2 e empatou série quartas de final com Mogi (Cleomar Macedo/Helbor)

Novo reforço do São José, Jamaal teve média superior a 20 pontos nos playoffs e foi o cestinha do mata-mata do último NBB (Cleomar Macedo/Helbor)

Ídolo macaense, o gringo ajudou a equipe do técnico Léo Costa a conquistar o acesso ao NBB na Supercopa Brasil e no Triangular de Acesso à sexta edição do NBB, junto de Fluminense (RJ) e Tijuca Tênis Clube (RJ). Em 2013/2014, temporada de estreia do Macaé na maior competição do basquete brasileiro, o armador somou médias de 13,6 pontos e 3,3 assistências por partida.

Renovado para a sétima edição do NBB, Jamaal liderou a equipe do litoral norte fluminense a sua melhor campanha da história do NBB, quando foi aos playoffs pela primeira vez na competição, eliminou o Minas Tênis Clube nas oitavas de final, por 3 a 1, e caiu para o Mogi das Cruzes/Helbor somente no Jogo 5 – 3 a 2. Ainda na temporada passada, o jogador participou do Torneio dos 3 pontos do Jogo das Estrelas 2015 do NBB.

+Clique aqui e veja as movimentações oficiais das equipes do NBB 15/16 no “Vai e Vem”

Além dos altos números na estatística, Jamaal foi responsável por dois “game winners”, ou seja, cestas no último segundo para dar a vitória à sua equipe – um contra o Basquete Cearense e um contra o atual tricampeão Flamengo, ambas com lindas bolas de 3 pontos. Com suas médias e suas memoráveis atuações, o ídolo macaense foi eleito para concorrer aos prêmios de Melhor Estrangeiro e Melhor Armador da sétima edição do NBB.

“Minhas expectativas são as melhores possíveis. Quero focar no campeonato e vou buscar união com o time para fazer um jogo forte. Espero que a torcida fique feliz e que a gente lute com garra em casa e fora de casa”, declarou Jamaal, um jogador sempre muito identificado coma s torcida dos clubes em que passou, principalmente o Macaé.

Jamaal, do Macaé

Nos braços da galera: ídolo em Macaé, Jamaal agora tentará conquistar a torcida do São José (Raphael Bózeo/Macaé Basquete)

Nascido em Las Vegas (EUA), Jamaal Thaddius Smith, de 30 anos, iniciou sua trajetória na Universidade de New Mexico (EUA). Depois, chegou a defender uma equipe de sua cidade natal, o Las Vegas Aces, que disputa uma divisão menor do basquete norte-americano, mas partiu para fora de seu país e passou pelo Correcaminos (México), CMS Bucareste (Romênia) e pelo Beijing Aoshin (China) antes de vir para o Brasil e pousar em Macaé.

Agora com Jamaal, 12º reforço do reformulado São José Basquete, o elenco da equipe para a temporada 2015/2016 é formado pelo armador Cauê Verzola pelos alas Pedro, Arthur Bernardi, Matheus Dalla e Gustavo Basílio, pelos alas/pivôs Renato Carbonari, César e Gabriel Aguirre, pelo pivô Felipe Braga e pelos jovens Daniel Pinho e Biloca, todos recém-contratados pela diretoria joseense. A estreia do time do Vale do Paraíba na temporada será no Campeonato Paulista, que terá início no dia 25 de julho.

Confira o elenco do São José para a temporada 2014/2015:

Armadores:
Jamaal Smith
Cauê Verzola

Alas:
Pedro Lima
Matheus Dalla
Arthur Bernardi
Gustavo Basílio
Daniel Pinho (Sub-22)
Biloca (Sub-22)

Pivôs
Renato Carbonari
César
Gabriel Aguirre
Felipe Braga (Sub-22)