#JOGAJUNTO

NBB Caixa

Jogão

31-01-2014 | 07:06
Por Liga Nacional de Basquete

Sem saber o que é perder há 11 jogos, Flamengo recebe o Pinheiros, que volta a atuar pelo NBB após conquistar classificação para 2ª fase da Liga das Américas

Flamengo e Pinheiros/SKY protagonizarão um jogão pela 22ª rodada do NBB 2013/2014. Neste sábado, às 19h15 (de Brasília), no Ginásio do Tijuca Tênis Clube, no Rio de Janeiro, com transmissão ao vivo do canal SporTV, o time rubro-negro tentará estender sua sequência vitoriosa na competição diante do clube da capital paulista, que chega ao confronto embalado pela classificação à segunda fase da Liga das Américas.

Sem saber o que é perder há 11 jogos na sexta edição do maior campeonato de basquete do país, o esquadrão da Gávea ocupa a liderança da competição nacional com folga. No total, a equipe dirigida pelo técnico José Neto perdeu apenas três das partidas que disputou no NBB até o momento (85% de aproveitamento).

“Pinheiros é um time perigoso, embalado por bons resultados na Liga das Américas, que tem jogadores de qualidade e muita velocidade. Poderia falar que Shamell e Smith não podem ter a bola para jogar, mas o conjunto deles é muito bom, com pivôs fortes, um bom banco de reservas”, declarou Marcelinho Machado.

“Eles nos venceram em São Paulo e, com certeza, virão forte para cima da gente aqui no Rio. Temos que manter a nossa postura, ditar o nosso ritmo, marcando forte e trabalhando com inteligência no ataque. Vamos jogar em casa, precisamos fazer valer essa ‘vantagem’, será um jogo duríssimo, equilibrado e disputado ponto a ponto”, completou o ala e capitão do Flamengo.

Ainda com a presença de Leandrinho, Pinheiros levou a melhor no duelo válido pelo 1º turno (Ricardo Bufolin/ECP)

Ainda com a presença de Leandrinho, Pinheiros levou a melhor no duelo válido pelo 1º turno (Ricardo Bufolin/ECP)

Para ampliar sua série de triunfos e seguir tranquilo na ponta da tabela de classificação, o Flamengo não terá uma das mais fáceis missões. Do outro lado, o Pinheiros é o dono do melhor ataque do NBB, com média de 85,3 pontos marcados por partida, e voltará a atuar pelo campeonato nacional depois de conquistar a heroica classificação à segunda fase da Liga das Américas, na última semana, com o segundo lugar do Grupo A, realizado na cidade de Neiva, na Colômbia.

“Temos que ter muita atenção durante todo o jogo, principalmente na defesa. O Pinheiros é um time muito perigoso e não é à toa que possui o melhor ataque do NBB até o momento. Precisamos estar concentrados durante os 40 minutos para não dar espaços aos principais jogadores do time deles. Atuaremos dentro de casa, com o apoio da nossa torcida e vamos fazer o melhor trabalho possível para manter este bom momento que estamos vivendo”, disse o ala/pivô Olivinha.

“Joguei lá durante quatro temporadas e sempre tem um gostinho especial enfrentar o Pinheiros. Tenho muitos amigos por lá, desde a diretoria até os jogadores. Vai ser um grande jogo e espero levar a melhor nesse duelo diante dos meus ex-companheiros de time”, completou o camisa 16 do Flamengo, que atuou no clube da capital paulista nas quatro primeiras edições do NBB, junto de seu atual companheiro de equipe Marquinhos.

Campeões do último NBB pelo Flamengo, Olivinha e Marquinhos também atuaram juntos no Pinheiros (João Pires/LNB)

Campeões do último NBB pelo Flamengo, Olivinha e Marquinhos também atuaram juntos no Pinheiros (João Pires/LNB)

Embalado pela recente classificação no torneio continental, o Pinheiros está confiante em um conquistar um resultado positivo diante dos flamenguistas. Atualmente na terceira posição do NBB, com 11 triunfos em 16 partidas disputadas (68,8% de aproveitamento), a equipe da capital paulista volta a atuar pela competição depois de praticamente duas semanas. A última vez que os comandados do técnico Cláudio Mortari entraram em quadra pelo campeonato nacional foi no dia 18 de janeiro, no revés diante do São José/Unimed.

Durante este intervalo, os pinheirenses se superaram e mantiveram vivo o sonho do bicampeonato da Liga das Américas. Sem poder contar com Joe Smith, que com uma lesão no tornozelo sequer viajou à Colômbia, a equipe ainda sofreu as baixas de Paulinho e Jonathan Tavernari durante o quadrangular, mas mesmo assim venceu dois de seus três compromissos na chave e garantiu sua vaga na próxima fase do maior torneio interclubes do continente.

“Vamos para o Rio de Janeiro sabendo das dificuldades, mas com a certeza de que temos todas as condições de vencer. Uma vitória diante do Flamengo nos deixaria em uma situação ainda melhor no campeonato”, afirma o pivô pinheirense Morro, líder de tocos da atual temporada do NBB, com média de 2,07 bloqueios por partida.

Recuperado da lesão que o tirou das disputas do Grupo A da Liga das Américas, Joe Smith está à disposição do técnico Mortari para confronto deste sábado. Quem também pode retornar é Tavernari, que se recupera de um estiramento na panturrilha direita e será avaliado horas antes da partida. Por sua vez, Paulinho não só ficara de fora da partida como também de todo o restante da temporada. O armador sofreu uma ruptura no ligamento cruzado anterior do joelho e ficará cerca de seis meses afastado das quadras.

“É um jogo difícil, mas importante para nos mantermos bem na classificação. O Flamengo atravessa um grande momento, acho que nós também. O resultado na Liga das Américas mostra que o nosso momento é bom. Lamentavelmente, estamos com problemas de contusão. É uma partida importante. A gente tem feito bons jogos no Rio. Temos conseguido resultados bastante favoráveis e vamos mais uma vez lá, apesar de todo o cansaço e de o estado físico não ser o ideal. Acho que o aspecto de classificação na Liga já dá um moral muito grande”, analisou o técnico paulista Claudio Mortari.

Segundo maior cestinha do time na temporada, Joe Smith está liberado para atuar diante do Flamengo (Ricardo Bufolin/ECP)

Segundo maior cestinha do time na temporada, Joe Smith está liberado para atuar diante do Flamengo (Ricardo Bufolin/ECP)