#JOGAJUNTO

NBB Caixa

Jogão

25-01-2013 | 03:34
Por Liga Nacional de Basquete

Finalistas da última temporada do NBB, Brasília e São José se reencontrarão neste sábado em confronto direto por briga na parte de cima da tabela

A 18ª rodada da atual temporada do NBB terá uma partida especial. Uniceub/BRB/Brasília e São José/Unimed se encontrarão pela primeira vez após decidirem o título da última edição da competição. O duelo será realizado na tarde deste sábado, às 16h20 (de Brasília), no Ginásio da Asceb, em Brasília (DF), com transmissão ao vivo para todo o Brasil através do canal SporTV

Finalistas da última edição do campeonato, vencida pela equipe comandada pelo técnico José Vidal, candangos e joseenses chegam para o confronto ocupando a parte de cima da tabela de classificação do NBB 5. Os atuais tricampeões se encontram na terceira colocação, com 11 vitórias em 15 partidas disputadas (73,3% de aproveitamento). Quatro lugares abaixo aparece o esquadrão do interior paulista, que soma dez triunfos em 16 compromissos (62,5% de aproveitamento).

Apesar da diferença de posições, a partida será de fundamental importância para os dois lados. Caso saiam vencedores, os donos da casa aumentarão a vantagem sobre os paulistas, que podem até perder a sétima posição para o SKY/Basquete Cearense. Porém, se os joseenses, que perderam para os próprios nordestinos na última rodada, levarem a melhor, a equipe comandada pelo técnico Régis Marrelli pode chegar até a assumir o quarto lugar novamente.

“Essa partida será dura, principalmente por ser uma reedição da final. Mas, além disso, o São José foi a única equipe que nos venceu na fase classificatória em casa na última temporada. Não podemos deixar que isso aconteça novamente, por isso, iremos com tudo pra cima do São José em busca de mais uma vitória, disse Giovannoni, cestinha de Brasília no NBB 5, com média de 19,07 pontos por jogo.

Em relação aos elencos das últimas temporadas, as equipes apresentam poucas mudanças para este ano. Do lado do esquadrão da capital federal, saíram Lucas Tischer e Bruninho e chegaram o jovem Isaac, Eric Tatu e Paulão Prestes. Enquanto isso, o time de São José dos Campos não conta mais com os serviços dos armadores Ricardo Fischer e Matheus, mas em compensação integrou Luis Felipe Lemes, Ícaro Parisotto e Erick a seu elenco.

Para o confronto, a equipe paulista terá os desfalques de Jefferson e Murilo, ambos machucados. Enquanto isso, os representantes de Brasília não poderão contar com o ala Arthur, que sentiu uma fisgada na partida da última rodada, diante do Helbor/Mogi das Cruzes, e será poupado pela comissão técnica.

“Estou chateado, pois a equipe tem um jogo muito importante contra o São José e eu gostaria de estar em quadra para auxiliar meus companheiros. Mas, tenho que seguir as orientações do departamento médico, que informou que era necessário esperar 72 horas para realizar o exame”, explicou Arthur.

Apesar de se tratarem de duas equipes do alto escalão do basquete brasileiro na atualidade, o histórico do confronto no NBB mostra uma desigualdade enorme. Ao todo, Brasília e São José se enfrentaram nove vezes na competição e a agremiação do Centro-Oeste do país levou a melhor em sete oportunidades. Curiosamente, as duas vitórias dos paulistas aconteceram na última temporada, nas duas partidas válidas pela fase de classificação. Porém, na decisão do campeonato, os brasilienses deram o troco e sagraram tricampeões.