#JOGAJUNTO

NBB Caixa

Jogo para gente grande

06-05-2013 | 11:23
Por Liga Nacional de Basquete

A uma vitória de confirmar vaga nas semifinais, Brasília encara São José no “caldeirão” Lineu de Moura, nesta segunda-feira

Finalistas da última temporada, Brasília e São José disputam vaga na semifinal da atual edição do NBB (Claudio Capucho/PMSJC)

O Uniceub/BRB/Brasília está a um passo de confirmar sua passagem às semifinais do NBB 2012/2013. Nesta segunda-feira, às 20 horas (de Brasília), a equipe candanga terá a primeira chance de fechar o confronto de quartas de final diante do São José/Unimed. Porém, para isso, os atuais tricampeões do campeonato nacional terão que superar o time paulista, fora de casa, no Ginásio Lineu de Moura.

Depois de virar a série com duas vitórias seguidas no Ginásio Nilson Nelson, na capital federal, a equipe dirigida pelo técnico José Vidal chega para a quarta partida com vantagem de dois a um. Para selar sua classificação ao grupo dos quatro melhores da maior competição de basquete do país, os representantes da região Centro-Oeste do país atuarão em um dos ginásios mais barulhentos e difíceis de atuar de todo o campeonato. Prova disso é que o time joseense venceu 16 das 20 partidas que fez ao lado de sua torcida na temporada.

Mas, o clima agora é diferente. Pressionado por estar atrás na série, o esquadrão do Vale do Paraíba só tem que pensar na vitória para seguir vivo no NBB e forçar a realização do quinto e decisivo jogo. Ciente dessa situação, a equipe da capital federal está tranquila para o duelo desta segunda-feira.

“Vencemos duas seguidas em casa e passamos a pressão toda para eles. Agora, temos que manter o foco e sabemos que não podemos vacilar para fechar a série”, disse o armador Nezinho, grande destaque da terceira partida do confronto, realizada no último sábado, ao anotar 36 pontos.

Mesmo com a pressão por não poder mais perder na série, a equipe do interior paulista espera que o fator casa faça a diferença mais uma vez. Durante a atual temporada, os comandados do técnico Régis Marrelli atuaram 20 vezes ao lado de sua torcida e levaram a melhor em 16 oportunidades (80% de aproveitamento).

“Cada um fez seu dever de casa até agora e vamos fazer de tudo para levar a série para o quinto jogo. Tenho certeza de que no Ginásio Lineu de Moura as coisas são mais favoráveis para o nosso lado. Espero que nossa torcida compareça em peso e faça o ‘caldeirão’ ferver na segunda-feira”, afirmou o armador joseense Fúlvio.

Confira o calendário completo da série:

Uniceub/BRB/Brasília (2º) 2 x 1 São José/Unimed (7º)
29/04 – São José 90 x 76 Brasília
01/05 – Brasília 100 x 79 São José
03/05 – Brasília 91 x 76 São José
06/05 – Ginásio Lineu de Moura, em São José dos Campos (SP), às 20 horas
09/05* – Ginásio Nilson Nelson, em Brasília (DF), às 20 horas

*Se necessário