#JOGAJUNTO

NBB Caixa

Jogo duro

10-03-2014 | 11:41
Por Liga Nacional de Basquete

Em partida adiada da 29ª rodada, líder Flamengo recebe Limeira, nesta segunda-feira, no duelo das duas melhores defesas do NBB 2013/2014

As duas melhores defesas do NBB 2013/2014 estarão em quadra nesta segunda-feira. O líder Flamengo receberá o Winner/Kabum/Limeira, no Ginásio do Tijuca Tênis Clube, no Rio de Janeiro (RJ), às 20 horas (de Brasília), em partida adiada da 29ª rodada, por conta da participação dos cariocas na Liga das Américas 2014.

Dono do melhor trabalho defensivo da competição nacional desde a primeira rodada, o time do interior paulista sofre em média 72,1 pontos por jogo. Enquanto isso, os rubro-negros permitem 73,7 pontos a seus adversários e aparecem em segundo lugar na lista das melhores defesas do maior campeonato de basquete do país.

“Temos que nos impor na defesa e aproveitar muito bem os ataques. O Flamengo é uma equipe muito forte e vem de resultados bons, tanto no NBB como na Liga das Américas. Temos que impor o ritmo de jogo e buscar a vitória nos detalhes”, disse o norte-americano David Jackson, cestinha do Limeira no NBB, com média de 19,3 pontos por jogo.

Defesa do Limeira, do armador Hélio, é a melhor do NBB até o momento (JB Anthero/Divulgação)

Defesa do Limeira, do armador Hélio, é a melhor do NBB até o momento (JB Anthero/Divulgação)

Depois de retornar ao NBB com vitória, no último sábado, diante do Paschoalotto/Bauru, a equipe carioca tentará estender sua vantagem na liderança da competição. Com 84% de aproveitamento (21 vitórias e apenas quatro derrotas), o esquadrão da Gávea está bem à frente de UniCEUB/BRB/Brasília e Paulistano/Unimed, que ocupam a segunda e terceira colocações, respectivamente, com uma campanha de 70,4% de aproveitamento (19 triunfos e oito resultados negativos).

Mas a tarefa do Flamengo não será fácil nesta segunda-feira. Além de ser dono da melhor defesa do campeonato, Limeira está de olho em um lugar no G-4. Atualmente, o time comandado pelo técnico Demétrius, que ocupou a ponta da tabela de classificação durante boa parte do primeiro turno, está na quinta posição, com 16 resultados positivos em 25 partidas disputadas (64% de aproveitamento).

“Limeira é um time que joga muito bem coletivamente, tem grandes jogadores e a gente vai precisar marcar muito para superá-los. Eles ficaram na liderança por muito tempo e temos o compromisso de estar bem preparados para jogar essa partida, que será muito dura. Eles estão brigando pela mesma coisa que a gente, o título da competição”, analisou o treinador flamenguista José Neto.

No duelo entre as equipes válido pelo primeiro turno da temporada 2013/2014 do NBB, o Flamengo foi o responsável por impôr a primeira derrota do Limeira. Depois de vencer seus oito primeiros jogos na competição, o time do Estado de São Paulo teve sua sequência quebrada pelos atuais campeões, por 88 a 67.

“O Flamengo é um clube muito importante do Brasil e tem um ótimo time, mas temos que olhar para nós e para nossas qualidades. Temos que buscar essa vitória para seguirmos na disputa pelos primeiros classificados e vamos dar o nosso melhor. Trabalhamos muito para vencermos e vamos lutar por isso”, afirmou Jackson.

Para a partida, o técnico Demétrius seguirá sem poder contar com os serviços do ala/pivô Teichman, ainda com dores musculares, (dores nos adutores). Além do camisa 10, o armador Hélio, que sofreu uma torção no joelho direito no último jogo, diante do Macaé, também está vetado. Por sua vez, Fiorotto, com febre alta e dores no corpo, é dúvida. Pelo lado do Flamengo, todos os atletas, com exceção a Benite, que só retornará na próxima temporada, estarão à disposição do treinador José Neto.

Com um duplo-duplo, Olivinha foi um dos destaques do triunfo do Flamengo sobre Limeira no 1º turno (JB Anthero/Divulgação)

Com um duplo-duplo, Olivinha foi um dos destaques do triunfo do Flamengo sobre Limeira no 1º turno (JB Anthero/Divulgação)

Em outra partida adiada da 29ª rodada a ser realizada nesta segunda-feira, o Unitri/Magazine Luiza duelará com o Espírito Santo Basquete, no Ginásio Sabiazinho, em Uberlândia (MG), também às 20 horas (de Brasília). O jogo teve sua data original alterada devido à participação do time mineiro na Liga das Américas 2014.

Dono da sétima posição na tabela de classificação, o esquadrão dirigido pelo técnico João Batista soma 14 vitórias em 24 partidas disputadas (58,3% de aproveitamento) e caso saia vitorioso diante dos capixabas igualará a campanha do São José/Unimed, que se encontra no sexto lugar.