#JOGAJUNTO

LDB

O MVPDA FINAL

30-09-2019 | 01:18
Por Liga Nacional de Basquete

Capitão da equipe, Jonas Buffat tem grande atuação na partida decisiva e conquista prêmio de MVP da Final da LDB 2019

Uma das principais características do Pinheiros na LDB 2019 foi o forte jogo coletivo. Não à toa quatro atletas tiveram média de pontuação superior a dez pontos por partida – Danilo Sena (20,8), Mãozinha (13,5), Buffat (13,2) e Gabriel Campos (10,8).

Mas, na vitória que garantiu o terceiro título da LDB para o time pinheirense, sobre o Sesi Franca Basquete, por 71 a 65, um jogador em especial se destacou: o ala/armador Jonas Buffat.

O atleta de 19 anos anotou um duplo-duplo de 16 pontos e 12 rebotes, além de quatro assistências, uma bola recuperada e um toco. Todos esses números o transformaram no jogador mais eficiente da partida (23 de eficiência), fato premiado com o troféu de MVP da Final.

“Estou muito feliz, sinto que é um grande passo pra minha carreira. Comecei a jogar basquete só com 16 anos. Meu pai foi jogador e sempre falou que eu tinha que trabalhar duro. Não tem segredo, antes do sucesso tem que ter um sacrifício. Fiquei bem feliz com o resultado do meu trabalho”, avaliou Buffat.

 A partida decisiva, como quase todas as finais, foi decidida nos detalhes. O Pinheiros assumiu a liderança pra valer no segundo quarto e comandou o placar durante um bom tempo, mas sempre com o time francano na cola.

Para Buffat, em uma partida tão equilibrada como essa, os mínimos detalhes são fundamentais e fazem total diferença nessas situações, além da vontade de vencer o jogo.

“Já tinha falado com o time no vestiário que nesse nível de jogo são os detalhes que fazem a diferença. Ambos os times são bons tecnicamente e fisicamente, então quem entrasse mais focado e quisesse mais levaria vantagem. A gente estava querendo muito esse título. No decorrer das competições já tínhamos ganhado deles, sabíamos das possibilidades e isso ajuda bastante”, disse o jogador, que ainda completou:

“Nosso resultado vem muito do nosso trabalho, temos um excelente treinador que é o David Pelosini. O sistema de jogo ajudou muito, sempre exigindo bastante da nossa inteligência e da individualidade, com treinos bem fortes. Isso ajuda pelo fato de ter muito cara bom e você ter que dar seu máximo sempre pra ganhar espaço, o que faz o time evoluir cada vez mais”, contou.

Pinheiros conquistou sua terceira LDB – a segunda consecutiva (João Pires/LNB)

Contratado pelo Pinheiros em 2018, Buffat, ou então “Bahia”, como é carinhosamente chamado por seus companheiros de time, passou por algumas mudanças de posição no decorrer do tempo.

O treinador David Pelosini falou mais sobre o jogador, que começou como ala/pivô e hoje faz parte da armação principal da equipe pinheirense.

“Ele veio como um 4 que fazia a 3, isso com 17 anos. No ano passado ele jogou como um 3 e 2, e nesse ano, com a saída do Eugeniusz, ele pediu para ser o armador da equipe. Na minha opinião, foi a melhor coisa que pudemos fazer para a formação dele”, revelou o comandante.

Capitão do Pinheiros na LDB 2019, o jogador de 19 anos demonstra um grande poder de liderança na equipe, sendo até chamado de treinador em alguns momentos por seus companheiros.

“Além dele ser meu capitão, os meninos o chamam de head coach, porque às vezes ele manda até em mim. Não vejo problema, pois penso que o bom treinador é o que faz o melhor para o grupo. Para nós, o fato dele ter sido capitão, ter brigado, falado e dado bronca quando necessário, facilita muito para o treinador. É um exímio capitão e na quadra, como vocês já viram, ele responde”, finalizou David Pelosini.

 

Ver essa foto no Instagram

 

É TRICAMPEÃO!!! 🏆🏆🏆 @ecpinheiros

Uma publicação compartilhada por NBB CAIXA (@nbb) em

Recém-integrado ao elenco profissional, Buffat sabe das dificuldades nesse período de transição, mas confia em sua rápida adaptação e conta com o apoio dos “veteranos” para conseguir seu espaço no time comandado por César Guidetti.

“Sou bem ambicioso, não espero nada menos do que ser campeão no adulto também, ter bons resultados. Vi que foi bem difícil essa transição, tanto fisicamente quanto tecnicamente. Como já falei: acredito que tudo vem com o trabalho duro, tem que ter paciência. Acho que vou me conseguir me adaptar bem, os ‘adultos’ me ajudam bastante, são bem legais”, finalizou o camisa 9 do Pinheiros.

O Campeonato Brasileiro Interclubes – Liga de Desenvolvimento de Basquete é uma competição nacional Sub-20 de clubes organizada pela Liga Nacional de Basquete (LNB), com apoio da Confederação Brasileira de Basketball (CBB) e parceria do Comitê Brasileiro de Clubes (CBC).