#JOGAJUNTO

Jogo das Estrelas

JustasHomenagens

10-03-2017 | 04:10
Por

Lendários clubes do basquete nacional, Sírio e Monte Líbano serão homenageados nos uniformes de NBB Brasil e NBB Mundo; atleta também estarão presente

Sírio foi campeão mundial interclubes em 1979, no Ginásio do Ibirapuera (Reprodução)

O Jogo das Estrelas 2017 será marcado por uma homenagem da Liga Nacional de Basquete a duas das principais equipes da história do basquete nacional. Durante o evento festivo no Ginásio da Ibirapuera, no dia 19/03, a LNB homenageará o Esporte Clube Sírio e o Clube Atlético Monte Líbano, ambos da cidade de São Paulo, grandes potências da modalidade entre as década de 70 e 80.

Os dois times estarão representados no duelo entre NBB Brasil e NBB Mundo. A equipe brasileira vestirá a cor azul em alusão ao Monte Líbano, vice-campeão do mundo em 1985, enquanto que a legião dos estrangeiros usará a cor vermelha em homenagem ao Sírio, campeão Mundial de Clubes em 1979.

+ Quer saber tudo sobre o Jogo das Estrelas? Clique aqui e acesse o site oficial do evento

A LNB também homenageará os atletas que fizeram parte destas históricas equipes e nomes como Marcel, Pipoka, Marquinhos Abdalla, Cadum Marcelo Vido, Dodi e Eduardo Agra estarão no Ginásio do Ibirapuera e receberão placas comemorativas em relação às expressivas conquistas na década de 80 durante a grande festa do basquete brasileiro.

O histórico título do Sírio em 1979 veio depois de uma incrível vitória no Ginásio do Ibirapuera contra o Bosna Sarajevo, da antiga Iugoslávia, por 100 a 98. Naquela ocasião, astros como Oscar Schmidt, Marcel, Marquinhos Abdalla, Marcelo Vido, Eduardo Agra e o capitão Dodi lideraram a equipe à glória, que foi celebrada com a emblemática “invasão”, em que os torcedores se juntaram aos jogadores para comemorar dentro da quadra. Além do Mundial, o Sírio se firmou ainda mais como potência ao faturar sete títulos nacionais e oito Sul-Americanos.

Já o Monte Líbano se destacou pela dinastia criada na década de 80, na qual conquistou cinco títulos nacionais (entre 1982 a 1987), sendo os quatro últimos de maneira consecutiva. Neste período, o clube paulistano foi vice-campeão mundial em 1985, após ser derrotado pelo anfitrião Barcelona na grande final. Os grandes responsáveis por esta época áurea foram Cadum Guimarães, Israel, Pipoka, Maury e Marcel, o único a atuar pelas duas equipes.

O NBB CAIXA é uma competição organizada pela Liga Nacional de Basquete (LNB), em parceria com a NBA, e conta com o patrocínio master da CAIXA, os patrocínios da SKY, Nike e Avianca e o apoio do Ministério do Esporte. O Jogo das Estrelas é também um evento viabilizado através da Lei de Incentivo ao Esporte.