#JOGAJUNTO

NBB Caixa

Lembranças

21-12-2017 | 01:18
Por Liga Nacional de Basquete

Marquinhos retorna a São Carlos (SP) para clássico entre Bauru e Flamengo e relembra "apuro" em passagem pela cidade que jogou antes de ir para a NBA

Marquinhos atuou na equipe de São Carlos em 2005, mas em 2012 uma lesão sofrida em um amistoso da Seleção quase o tirou dos Jogos Olímpicos de Londres (Inovafoto.com.br)

O Sendi/Bauru Basket cumprirá o último jogo da punição do STJD em um palco diferente no clássico contra o Flamengo: o Ginásio Milton Olaio Filho, na cidade de São Carlos (SP), localizada a pouco mais de 150 km de Bauru, onde nasceu o pivô Nenê Hilário, astro brasileiro do Houston Rockets (NBA). No entanto, o município tem um significado especial para Marquinhos, destaque rubro-negro na temporada.

Em 2005, quando tinha apenas 21 anos, Marquinhos encerrou seu vínculo de cinco anos com o Victoria Libertas Pesaro (ITA) após crise financeira que encerrou as atividades do clube e assinou com a equipe do São Carlos, que faria sua estreia na primeira divisão do Campeonato Paulista.

Com grande destaque individual na competição, o jogador encerrou a temporada e se dedicou à preparação para o Draft da NBA de 2006. O resultado foi um contrato de dois anos com o New Orleans Hornets, que posteriormente o enviou para o Tulsa 66ers, franquia da D-League, e acabou o envolvendo em uma troca com o Memphis Grizzlies na temporada seguinte.

+Saiba mais: confira os #10Fatos do clássico desta quinta-feira entre Bauru e Flamengo

Apesar da passagem marcante por São Carlos, Marquinhos carrega uma má lembrança da cidade que será palco do clássico entre Bauru e Flamengo nesta quinta-feira. Em um torneio amistoso da Seleção Brasileira contra Grécia, Nigéria e Nova Zelândia, no mesmo Ginásio Milton Olaio Filho, o jogador sofreu uma lesão e por pouco ficou de fora dos Jogos Olímpicos de Londres 2012. Mesmo com o susto, jogou a Olimpíada e contribuiu com médias de 7,2 pontos e 1,5 assistências na campanha do Brasil, que teve a segunda melhor campanha da primeira fase, mas acabou eliminado nas oitavas de final pela Argentina.

“Fazia um bom tempo que não vinha para São Carlos. Tenho boas lembranças daquela época. Mas a última vez que vim aqui não foi tão boa. Foi em 2012, em um amistoso com a Seleção, acabei de lesionando e quase perdi a Olimpíada de Londres. Então voltar agora quero e ter boas recordações desse jogo contra um grande adversário que é o Bauru, atual campeão. Espero que possamos fazer um bom jogo e se possível vencer”, disse Marquinhos.

Com média de 17,6 pontos por partida, Marquinhos é o segundo cestinha do NBB CAIXA 2017/2018 e um dos grandes destaques do início de temporada do Flamengo, que é o terceiro colocado da competição (4 vitórias e 1 derrota – 80% de aproveitamento). A grandeza do confronto diante do Bauru, marcado para esta quinta-feira (21/12), às 20 horas, com transmissão ao vivo via Facebook Live na página do NBB, é algo destacado pelo camisa 11 rubro-negro.

+Saiba mais: Duda Machado encontra irmão Marcelinho no clássico entre Bauru e Flamengo

“É um clássico muito grande. Nos últimos quatro anos fizemos grandes jogos contra eles, incluindo duas Finais. Bauru é o atual campeão, então você jogar contra uma equipe como essa tem que atuar em um nível de excelência muito grande. Espero que estejamos prontos para podermos seguir nas primeiras posições da tabela de classificação”, comentou Marquinhos, tetracampeão do NBB CAIXA pelo Flamengo.

O NBB CAIXA é uma competição organizada pela Liga Nacional de Basquete (LNB), em parceria com a NBA, e conta com o patrocínio master da CAIXA, os patrocínios da SKY, INFRAERO, Avianca, Nike e Penalty e o apoio do Ministério do Esporte.