#JOGAJUNTO

Mais basquete

Líder isolado

31-08-2015 | 11:52
Por Liga Nacional de Basquete

Fora de casa, Rio Claro vence confronto direto contra Franca e se isola na 1ª posição do Grupo A do Campeonato Paulista; jogo marcou despedida oficial de Helinho

Rio Claro, do ala Dedé, venceu a quinta seguida e se isolou na ponta do Grupo A (Newton Nogueira/Divulgação)

Rio Claro, do ala Dedé, venceu a quinta seguida e se isolou na ponta do Grupo A (Newton Nogueira/Divulgação)

O Grupo A do Campeonato Paulista 2015 segue com o mesmo líder. No último sábado (29/08), fora de casa, no Ginásio Pedrocão, o Rio Claro levou a melhor sobre o Franca Basquete, em confronto direto na briga por posições, pelo placar de 84 a 55, e se manteve na ponta de sua chave na competição estadual.

Agora, os rio-clarenses somam campanha de cinco vitórias e apenas uma derrota no Paulista e estão isolados no primeiro lugar do Grupo A. Com a derrota, Franca perdeu a chance de igualar a campanha dos rivais e agora divide a segunda colocação com o Basquete Osasco, com um total de três resultados positivos em seis jogos disputados.

Mesmo atuando longe de seus domínios, Rio Claro não deu chances ao Franca e, com domínio total da partida desde os minutos iniciais, saiu vencedor. Com 17 pontos, o ala Dedé foi o cestinha rio-clarense, seguido pelo também ala Gui Deodato, autor de 14 pontos. Responsavel por nove pontos e oito rebotes, o experiente ala/pivô Teichmann também foi outra figura importante para a equipe vencedora.

A partida marcou a despedida oficial de Helinho como jogador profissional. O eterno camisa 10 francano atuou por alguns minutos durante o segundo quarto e foi ovacionado pela torcida. Hélio Rubens Garcia, ex-técnico francano e ídolo da Capital do Basquete, foi convidado para integrar a comissão técnica do Franca Basquete e dirigir o filho em seus últimos instantes dentro de quadra. No intervalo, o ex-armador ainda foi surpreendido com uma série de homenagens feita por sua família, pela diretoria do clube e pela torcida do Franca Basquete.

“Hoje foi um dia emocionante para mim. Estou honrado em encerrar minha carreira jogando pelo Franca Basquete, dentro do Pedrocão e ao lado de tantas pessoas especiais. Quero agradecer a todos pelo apoio e pelo carinho. Gostaria de conseguir dar um abraço em cada um de vocês que compareceram aqui hoje para me prestigiar. Nunca vou me esquecer disso”, disse Helinho, agora gerente executivo do Franca Basquete.

Um dos maiores ídolos da história do basquete francano, Helinho se despediu oficialmente das quadras neste sábado (Newton Nogueira/Divulgação)

Um dos maiores ídolos da história do basquete francano, Helinho se despediu oficialmente das quadras neste sábado (Newton Nogueira/Divulgação)

Em outra partida realizada neste sábado, a Liga Sorocabana conquistou uma importante e emocionante vitória ao lado de sua torcida, no Ginásio Gualberto Moreira. Na prorrogação, a equipe do técnico Rinaldo Rodrigues superou o Paulistano/Unimed, então líder do Grupo B, por 88 a 85, e interrompeu sua sequência negativa na competição. Agora, os sorocabanos somam duas vitórias e quatro derrotas e dividem a quarta posição da chave com o Pinheiros.

Neto foi o cestinha e a LSB quebrou bom momento do Paulistano (Murilo Amadei/Divulgação)

Neto foi o cestinha e a LSB quebrou bom momento do Paulistano (Murilo Amadei/Divulgação)

Para vencer o duelo com o clube da capital, a Liga Sorocabana contou com grande desempenho de seus cinco titulares. O cestinha foi o ala/armador Neto, com 19 pontos, seguido pelo norte-americano Taaj Ridley, que marcou 15 pontos e ainda garantiu seu duplo-duplo com dez rebotes. Com 14 e 13 pontos, respectivamente, os pivôs Lucas Tischer e Lupa também apareceram bem, assim como o armador Clahar, autor de 11 pontos.

Do lado do Paulistano, os cestinhas foram o armador Kenny Dawkins, com 15 pontos, e o ala/pivô Gruber, que marcou um ponto a menos que seu companheiro. A equipe alvirrubgra sofreu a segunda derrota em sete jogos disputados e caiu para o segundo lugar do grupo – a liderança agora está nas mãos do São José Basketball, com cinco vitórias e uma derrota.

Quem também venceu neste sábado foi o Mogi das Cruzes/Helbor. Em casa, no Ginásio Hugo Ramos, o time dirigido pelo espanhol Paco García superou o Pinheiros, com tranquilidade, pelo placar de 101 a 82, e alcançou sua quarta vitória em seis jogos disputados no Grupo B. Os destaques mogianos foram os norte-americanos Shamell e Tyrone, com 22 e 19 pontos, respectivamente.

Mogi, do cestinha Shamell, superou o Pinheiros com tranquilidade (Antonio Penedo/Mogi-Helbor)

Mogi, do cestinha Shamell, superou o Pinheiros com tranquilidade (Antonio Penedo/Mogi-Helbor)

O Campeonato Paulista 2015 seguirá nesta quarta-feira (02/09), com a realização de duas partidas. No Ginásio Felipe Karan, o Rio Claro tentará estender sua boa sequência na competição, diante do Winner/Limeira, às 20 horas (de Brasília). No mesmo horário, América de São José do Rio Preto e Osasco se enfrentarão no interior do Estado.