#JOGAJUNTO

ESG

A vez dos atletas

16-04-2024 | 04:00
Por Marcius Azevedo

Jogadores e treinadores conheceram o Tratado Antirracista pela Diversidade da LNB; Jimmy e Yan Djalo, do Pinheiros, participaram de evento na sede da Liga, em São Paulo

Com participação presencial de Jimmy e Yan Djalo, do Pinheiros, e de atletas e treinadores virtualmente, a Liga Nacional de Basquete realizou nesta terça-feira (16/04) um encontro para apresentação do Tratado Antirracista pela Diversidade da LNB, lançado oficialmente na semana passada, que marca a implementação da cultura de prevenção e combate ao racismo estrutural e à toda forma de discriminação, para aqueles que fazem o espetáculo em quadra.

Jimmy, Rafael Rocha Garcia e Djalo na sede da LNB em São Paulo. Foto: Marcius Azevedo

Coordenador do departamento de ESG da LNB, Rafael Rocha Garcia foi o responsável pela apresentação, contextualizando o racismo no Brasil, com suas causas e consequências, e detalhando os pontos principais do Tratado. O encontro contou com participação do presidente da Liga, Rodrigo Montoro, na sede da entidade em São Paulo.

Atletas e treinadores puderam entender o funcionamento do Protocolo Antirracista pela Diversidade, que faz parte do Tratado, e que precisa ser acionado em situações de racismo, homofobia, machismo, capacitismo e xenofobia nos ginásios que recebem os jogos organizados pela Liga.

O principal ato do Protocolo é o acolhimento à(s) vítima(s) assim que surgir uma denúncia. Não há relativização do sofrimento de quem necessita de amparo e proteção. Na sequência, há o recebimento formal do relato e o encaminhamento para os devidos processos legais, seja via tribunal esportivo ou civil.

“O racismo é uma situação que infelizmente acontece no esporte. Às vezes é porque você está jogando bem, outras porque está jogando mal. O protocolo será usado nos ginásios e os jogadores, árbitros e representantes vão estar cientes. É importante todos terem conhecimento do Tratado e de como agir quando acontecer algum ato. Isso é importante, para quem sabe, acabar com o racismo nas quadras”, afirmou Yan Djalo.

Jimmy reforçou o discurso do companheiro de Pinheiros. “É um movimento importante, uma tentativa da Liga de inovar mais uma vez. Tem coisas que antes eram consideradas normais e não são mais. O mundo está evoluindo. O basta pode surgir do protocolo, com todo mundo sabendo o que fazer quando acontecer algum episódio”, disse o jogador, citando o jogo entre Cerrado Basquete e Minas.

A partir de quinta-feira, no jogo entre Corinthians e Paulistano, todos os ginásios que recebem os jogos das competições da Liga vão disponibilizar cartazes com um QR Code com acesso ao Tratado Antirracista pela Diversidade da LNB, com todos os detalhes sobre como agir ao sofrer ou presenciar casos de discriminação. O locutor do ginásio também vai alertar o público antes do início de todos os jogos.

Além do QR Code disponível em todas as arenas que recebem os jogos dos torneios organizados pela Liga, o Tratado Antirracista pela Diversidade da LNB também no site da entidade.

O NBB CAIXA é uma competição organizada pela Liga Nacional de Basquete com patrocínio máster da Caixa Econômica Federal e Loterias Caixas, parceria do Comitê Brasileiro de Clubes (CBC) e patrocínios oficiais Sportsbet.io, Penalty, EMS e UMP e apoio IMG Arena, Genius Sports, EY e NBA.